Pplware

Astronautas que estiveram 9 meses no espaço receberam pelas “horas extraordinárias”?

É um dado curioso e é possível que já se tenha perguntado sobre o salário dos astronautas, bem como o vencimento relativo às estadias no espaço. No caso de Suni Williams e Butch Wilmore, esta questão reforça-se, uma vez que ambos ultrapassaram em largos meses o tempo de viagem previsto. Terão eles sido pagos pelas “horas extraordinárias”?


Se lhe perguntassem quanto estaria disposto a receber para passar alguns meses no espaço, sugeriria provavelmente uma quantia avultada de dinheiro, pela complexidade da viagem.

Contudo, Suni Williams e Butch Wilmore não terão recebido muito mais do que o seu salário base, após nove meses de estadia.

Apesar de a missão, que começou em junho de 2024, estar prevista para durar apenas algumas semanas, os astronautas viram-se presos no espaço, durante largos meses, tendo regressado à Terra, em segurança, a 18 de março de 2025.

A questão relativa ao vencimento dos astronautas foi colocada e respondida pela Fortune, num artigo.

 

Quanto receberam a mais os astronautas que ficaram nove meses no espaço?

De acordo com as taxas de remuneração da NASA para 2024, os astronautas ganham um salário anual de 152.258 dólares. Além disso, não recebem pelas horas extraordinárias nem pelos perigos associados à profissão.

Não há subsídio de risco, não há horas extraordinárias, não há tempo de compensação. Não existe qualquer incentivo financeiro para permanecer no espaço durante mais tempo.

Revelou Mike Massimino, um veterano de duas missões do Space Shuttle, à MarketWatch, citado pela Fortune, que confirmou a informação.

À revista, um porta-voz da NASA confirmou que os astronautas recebem um salário de 40 horas por semana, sem qualquer pagamento adicional por feriados ou fins de semana.

Além disso, apesar de receberem quantias acessórias por cada dia no espaço, estas correspondem a cerca de cinco dólares por dia. Isto corresponde a cerca de 1430 dólares para 286 dias no espaço.

Quando os astronautas da NASA estão a bordo da Estação Espacial Internacional, recebem salários normais de 40 horas semanais de trabalho. Enquanto estão no espaço, os astronautas da NASA têm ordens de viagem oficiais como funcionários federais, pelo que o seu transporte, alojamento e refeições são fornecidos.

Esclareceu a NASA, num comunicado.

Ainda que o salário deva ser ajustado para refletir os aumentos salariais de 2025, a maior parte da aventura espacial de Suni Williams e Butch Wilmore ocorreu em 2024.

 

Leia também:

Exit mobile version