Astronautas que estiveram 9 meses no espaço receberam pelas “horas extraordinárias”?
É um dado curioso e é possível que já se tenha perguntado sobre o salário dos astronautas, bem como o vencimento relativo às estadias no espaço. No caso de Suni Williams e Butch Wilmore, esta questão reforça-se, uma vez que ambos ultrapassaram em largos meses o tempo de viagem previsto. Terão eles sido pagos pelas "horas extraordinárias"?
Se lhe perguntassem quanto estaria disposto a receber para passar alguns meses no espaço, sugeriria provavelmente uma quantia avultada de dinheiro, pela complexidade da viagem.
Contudo, Suni Williams e Butch Wilmore não terão recebido muito mais do que o seu salário base, após nove meses de estadia.
Apesar de a missão, que começou em junho de 2024, estar prevista para durar apenas algumas semanas, os astronautas viram-se presos no espaço, durante largos meses, tendo regressado à Terra, em segurança, a 18 de março de 2025.
A questão relativa ao vencimento dos astronautas foi colocada e respondida pela Fortune, num artigo.
Quanto receberam a mais os astronautas que ficaram nove meses no espaço?
De acordo com as taxas de remuneração da NASA para 2024, os astronautas ganham um salário anual de 152.258 dólares. Além disso, não recebem pelas horas extraordinárias nem pelos perigos associados à profissão.
Não há subsídio de risco, não há horas extraordinárias, não há tempo de compensação. Não existe qualquer incentivo financeiro para permanecer no espaço durante mais tempo.
Revelou Mike Massimino, um veterano de duas missões do Space Shuttle, à MarketWatch, citado pela Fortune, que confirmou a informação.
À revista, um porta-voz da NASA confirmou que os astronautas recebem um salário de 40 horas por semana, sem qualquer pagamento adicional por feriados ou fins de semana.
Além disso, apesar de receberem quantias acessórias por cada dia no espaço, estas correspondem a cerca de cinco dólares por dia. Isto corresponde a cerca de 1430 dólares para 286 dias no espaço.
Quando os astronautas da NASA estão a bordo da Estação Espacial Internacional, recebem salários normais de 40 horas semanais de trabalho. Enquanto estão no espaço, os astronautas da NASA têm ordens de viagem oficiais como funcionários federais, pelo que o seu transporte, alojamento e refeições são fornecidos.
Esclareceu a NASA, num comunicado.
Ainda que o salário deva ser ajustado para refletir os aumentos salariais de 2025, a maior parte da aventura espacial de Suni Williams e Butch Wilmore ocorreu em 2024.
Leia também:
https://www.nasa.gov/humans-in-space/becoming-an-astronaut-frequently-asked-questions/
What is the annual salary for astronauts?
$152,258.00 Per year. This pay rate reflect the 2024 pay schedules and are an approximation. This rate will be adjusted to reflect any increase in 2025.
lol é um salário vergonhoso para a realidade dos USA. Só mesmo por gosto e por ser um trabalho único.
150k não é um salario tipico, o salario médio era 64k em 2023 e o mediano era 43k, por isso dizer que 150k é um salario vergonhoso é estar a iludir, para não falar que são funcionarios publicos em que não há propriamente muitas alternativas no sector privado, pelo que se sabe a Aximon ou SpaceX paga mais, com salarios médios na casa dos 200k e outros beneficios.
tendo em conta que tens de ter estudos, normalmente engenharia, medicina, etc, tirariam bem mais de 200k a trabalhar noutro lado.. 150k não é vergonhoso mas é banalissimo
Esse valor não inclui extras. Por exemplo: os filhos, de cada astronauta, pode receber 800k, anuais, em bolsas de estudo e acesso, antecipado, a estágios, tanto na NASA, como JPL, com outras unidades (como é o caso da Boeing, onde a SpaceX foi buscar 7300 funcionários, pagando 500%, dos salários base). Para muitos, essas bolsas valem mais que todo, o dinheiro, que recebem.
150k é o que qualquer zé pode ganhar nos EUA, é o que dar ser FP num pais capitalista… vejam as coisas pelo lado positivo, ganham em prestigio
Realmente há gente muito estúpida. A perder tempo nas suas coisinhas sem interesse quando podiam ganhar 10x mais e andar em fóruns a fazer crer outros anónimos que estão realizados e felizes ao valorizar apenas o dinheiro.
mais interessante que estar 9 meses no espaço sem fazer nenhum a comer comida de gato
A maior vantagem, de serem astronautas, estão nos outros serviços. Cada um, que termina o curso, de astronauta (só entram 3 a 8, anualmente), ganham acesso a outros benefícios. Quem for ao Cabo Canaveral, vá ao museu. O bilhete é caro mas, fiquem, na parte do que é “life for astronaut duty”. Vão ver as páginas, numa parede, de benefícios. Há bolsas (até $800000, anuais) para os filhos, há acesso a viagens, há direitos diplomáticos (um astronauta, que faça parte do grupo de astronautas, disponíveis, tem direitos diplomáticos, como se fosse membro, do governo americano) e outros serviços, pagos pelo governo. É, por isso, que muitos podem tentar ser, nos cursos (9 anos, no mínimo!), permitem entrar com 21 a 26 anos, sendo que 90%, acabam por sair, para militares, médicos, engenheiros e outros cargos, pois falham, nalguma das bases, para serem astronautas. O ordenado, acaba por ser um extra. É que, em cada missão, há, sempre, patrocinadores. Desde relógios de 540000 dólares, a roupas de 30000 dólares, sapatos de 25000 dólares, joalharia (caso das senhoras, ninguém notou os 2 colares, que a Suny usava, na ISS) e outras “lembranças”, para publicidade. Essas coisas, são dos astronautas, apesar de, a NASA, ter direito de preferência, caso de falecimento ou venda.
então são influencers.. a diferença é que estes tiveram de estudar.. lol
Damm!! Eles ganham quase 13k por mês!!!
Para a realidade dos USA, para as qualificações necessárias, e o risco, é considerado um salário base baixo.
Agora existe outros beneficios e o as possibilidades únicas que abre.
Eu so ganho 11000 por mes mas trabalho numa seguradora em Zurique
Mas tens 50% em impostos em cima disso, eles têm 20%
Para imediatamente de usar o meu nick. pplware o meu nick está a ser usado por outra pessoa
Tens de registar, eu paguei 30€ para registar o meu