Já sabemos que não se coloca em causa se alguma vez um asteroide gigante irá entrar numa rota de colisão com o planeta Terra. Coloca-se em causa sim quando acontecerá essa ameaça. Nesse sentido, num documentário, cientista revela como poderia salvar a humanidade de um arrasador asteroide.
Há um asteroide de grande porte na nossa vizinhança. O Apophis 99942 de 350 metros de diâmetro orbita nas proximidades da Terra.
Asteroide Apophis 99942 anda por perto
Existem milhões de corpos celestes que podem ser uma ameaça ao nosso planeta. A Lua, por exemplo, está permanentemente a ser “bombardeada” por pequenos e grandes asteroides que deixam as suas marcas no nosso satélite natural. Além disso, vários pequenos asteroides têm rompido pela nossa atmosfera e mostrado o poder de uma ameaça latente.
Após a NASA ter admitido que um asteroide pode atingir diretamente a Terra, geraram-se diversos debates para perceber quais as medidas de contingência a tomar.
O asteroide Apophis 99942 que tem 350 metros de diâmetro orbita nas proximidades da Terra. Este corpo celeste causou um breve período de preocupação em dezembro de 2004. Isto porque as observações iniciais indicavam uma probabilidade pequena (até 2,7%) de que ele poderia atingir a Terra em 2029.
Observações adicionais melhoraram as previsões e eliminaram a possibilidade de um impacto na Terra ou na Lua em 2029. Entretanto, ainda existe uma possibilidade de que na passagem de 2029 o Apophis venha a passar por uma fenda de ressonância gravitacional, uma região precisa não maior que 600 metros, causaria um impacto direto em 13 de abril de 2036. Esta possibilidade mantém o asteroide no Nível 1 da escala de perigo de impacto de Turim até agosto de 2006.
O asteroide quebrou o recorde de maior nível na escala de Turim estando, por um espaço curto de tempo, no nível 4, antes de ser rebaixado.
Mas, e se um dia estiver em rota de colisão, temos como nos defender?
Com mais estudos sobre a sua rota, a NASA afirmou a chance deste asteroide atingir a Terra em 2068 é de uma em 150.000. Desta forma, Jay Melosh, geofísico norte-americano, declarou que não há motivos para temer, pois descobriu como salvar o planeta, enfatizando que um espelho poderia ser utilizado como uma lupa.
No momento que atingirmos o asteroide, iniciaremos a vaporização do material e assim que ele vaporizar, o asteroide será empurrado para outro caminho.
Declarou o geofísico.
A técnica que este geofísico pretende usar recorre ao disparo de uma luz até que o corpo celeste sofra a vaporização, para isso é necessário alterar a velocidade do asteroide para um centímetro por segundo, o que pode mudar o percurso, evitando uma eventual colisão com a Terra.
Segundo o site da NASA (Near Earth Object Program) o Apophis aproximar-se-á a 0.02 raio terrestre, na alta atmosfera, cerca de 120 km do solo (abaixo dos satélites) nos dias 12 de abril de 2068 e 15 de outubro de 2069, considerando a janela de impacto, a probabilidade de colisão é muito grande.
A NASA estimou inicialmente que a energia que o Apophis liberaria, se atingisse a Terra, seria o equivalente a 880 toneladas de TNT.