Por aqui, falamos muito daqueles que têm a sorte de ir além da Terra e de estar em constante descobrimento do espaço. Mas, afinal, quais são os requisitos que alguém precisa de reunir para se tornar um astronauta?
Conheça aqueles que são exigidos pela NASA.
Pela complexidade que conhecemos das operações, é óbvio que ser astronauta não é tarefa fácil. No entanto, é uma tarefa possível. Assim sendo, hoje, mostramos-lhe os requisitos da NASA.
No seu website, a agência espacial americana enumera todos os requisitos que devem ser cumpridos para que alguém possa trabalhar como astronauta. Este pode ter variadas responsabilidades, desde tripular uma nave espacial, até trabalhar como investigador na Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS).
As agências e empresas espaciais estão constante e ininterruptamente a investigar matérias, e a NASA não é exceção. Além disso, a ambição de levar astronautas até Marte é real e, eventualmente, haverão sortudos a concretizá-la.
O que é preciso para ser astronauta na NASA?
Na NASA, os requisitos para a seleção de astronautas foram mudando ao longo dos anos, por forma a estarem alinhados com os objetivos, missão e valores da agência espacial americana.
Atualmente, os candidatos devem ser americanos e devem ter mestrado numa área STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics), realizado numa instituição acreditada. Especificamente, os candidatos devem ter formação superior em engenharia, ciências biológicas, ciências físicas, ciências informáticas, ou matemática.
Mais do que isso, é necessário garantir pelo menos dois anos de experiência profissional em alguma das áreas mencionadas, ou pelo menos 1.000 horas ao comando de aviões a jato.
Além da formação académica e da experiência profissional, a NASA também enumera requisitos físicos. Para serem astronautas, os candidatos devem ser saudáveis e capazes de passar no voo de longa duração que a NASA realiza, por forma a testar a agilidade, a coordenação motora, a coordenação visual e a visão. Mais, para ser comandante ou piloto, é necessário medir entre 158 e 190 centímetros, e, para ser um especialista em missões, é necessário medir entre 149 e 193 centímetros. No geral, os astronautas devem pesar entre 50 e 95 quilos e medir entre 149,5 e 190,5 centímetros.
E porque não só de competências físicas se faz um profissional, um potencial astronauta deverá garantir características de líder, ser um bom comunicador e um bom colaborador.
Depois da candidatura e caso sejam selecionados, os candidatos a astronauta seguem para entrevistas no Johnson Space Center da NASA, em Houston, Texas. Posteriormente, metade desse grupo é convidada a voltar para uma segunda entrevista e, depois, apenas alguns são selecionados e recebidos para um curso de formação com a duração de dois anos.
Concluído o treino básico, os então astronautas têm oportunidade de sair da Terra e ir desbravar o espaço.
Leia também: