Até a nossa estrela deverá ter momentos de boa disposição e alegria. Pelo menos assim parece numa imagem captada pela NASA. Os astrónomos viram o Sol a irradiar um sorriso notável e alegre, num espetáculo soalheiro.
Claro que o “sorriso” que vemos aqui não é na realidade um verdadeiro sorriso. O que estamos a ver são buracos coronais (as manchas escuras), onde rajadas rápidas de vento solar jorram para o espaço, como explica a NASA.
O Sol está a sorrir… ou é uma partida do nosso cérebro?
Tal como partilhado na conta NASA Sun no Twitter, esta incrível imagem revela o Sol com um aspeto positivamente radiante em mais de uma forma. Este sorriso não é mais que dois destes buracos coronais que parecem olhos cintilantes, enquanto um terceiro se assemelha a um sorriso exuberante.
Na verdade, este fenómeno tem a ver com as flutuações solares loucas que o Sol tende a exibir.
O que realmente se passa aqui é o fenómeno da paridolia, onde imaginamos ver coisas como rostos em padrões aleatórios. É um truque da mente, só que desta vez está a ser exibido numa escala estupenda, do tamanho do Sol.
Como alguns utilizadores de olhos atentos do Twitter observaram, o rosto do Sol aqui não se parece apenas com um rosto sorridente. As proporções particulares desse sorriso exultante têm uma semelhança impressionante com a configuração facial de um certo lendário vilão dos Caça-Fantasmas: o homem de marshmallow Stay Puft.
Say cheese! 📸
Today, NASA’s Solar Dynamics Observatory caught the Sun “smiling.” Seen in ultraviolet light, these dark patches on the Sun are known as coronal holes and are regions where fast solar wind gushes out into space. pic.twitter.com/hVRXaN7Z31
— NASA Sun, Space & Scream 🎃 (@NASASun) October 26, 2022
Sim, é realmente uma grande coincidência. A frase “separados à nascença” vem mesmo à mente, mesmo que seja apenas mais um exemplo de pessoas que veem algo que não está realmente lá. Mas mesmo que isto seja apenas uma confluência sem sentido e aleatória da misteriosa física solar, isso não significa que não nos devamos rir dela.
Portanto, divirtam-se! E tente sempre procurar os aspetos positivos da vida onde quer que possa. Deixe que o Sol seja o seu exemplo brilhante.