O que é um datacenter
Um centro de processamento de dados (CPD), também conhecido como datacenter, é um local onde estão concentrados os sistemas computacionais de uma empresa ou organização, como um sistema de telecomunicações ou um sistema de armazenamento de dados, além do fornecimento de energia para a instalação.
Com o advento da computação moderna, entre o fim do século XIX e começo do século XX, começou-se a precisar de mais espaço físico para os computadores. Aproveitando-se da disponibilidade da energia elétrica, universidades, empresas e outros tipos de organizações instalavam os seus primeiros computadores. Os primeiros computadores eram responsáveis por ler e gravar dados em cartões perfurados.
Segurança
Normalmente projetados para serem extremamente seguros, abrigam milhares de servidores e bases de dados, processando grande quantidade de informação.
Montados num salão protegido contra acesso indevido, têm piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos (racks), onde são montados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado.
Contam com sistemas de extinção de incêndios, sistema inteligente de deteção precoce de fumo e extinção de incêndio com gás inerte, para não afetar os equipamentos. O acesso é controlado por cartões eletrónicos e/ou biometria, monitorização permanente, acesso por porta-eclusa. Ar-condicionado de precisão com monitorização constante, mantém a temperatura constante, resfriando os equipamentos. Ambiente operacional monitorizado permanentemente, em todos os aspetos, físicos e lógicos.
Energia
O abastecimento de energia, além da concessionária local, usa geradores de energia de grande capacidade e fonte de alimentação ininterrupta (também comummente chamados de UPS ou no-breaks) de grande porte, montados em salas anexas, para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de queda no fornecimento. Datacenters consomem até cem vezes mais energia que um escritório comum.
O calor gerado pelas máquinas é um dos grandes desafios no que toca quer à gestão e despesa elétrica. O que leva muitas empresas a deslocar os datacenters para locais naturalmente gelados.
Links relacionados: