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Opera vendido a grupo chinês por 600 milhões de dólares

Foi em Fevereiro deste ano que o processo de venda do Opera começou a tomar forma. Depois de uma proposta de 1,2 mil milhões, que acabou por não se concretizar, a empresa continuou a sua actividade normal.

Mas a ideia de vender o Opera era um ponto assente e hoje o negócio concretizou-se. O Opera foi vendido a um grupo chinês, por 600 milhões de dólares.

Tudo parecia bem encaminhado em Fevereiro quando a notícia de uma possível venda do Opera surgiu. Os accionistas da empresa concordaram com a venda, algo que vinham a preparar desde o ano anterior.

Mas a verdade é que apenas hoje é que este negócio chegou finalmente a um acordo, com um valor substancialmente inferior ao inicialmente falado. Em vez dos 1,2 mil milhões iniciais, o Opera vai mudar de mãos por “apenas” 600 milhões de dólares.

A venda leva a que o Opera mude de mãos, levando consigo mais alguns activos da empresa. Falamos das aplicações de privacidade e de performance, as suas licenças técnicas e, principalmente, o seu nome.

Mas a casa mãe não acompanha este processo de mudança e fica com alguns activos importantes, e que são a maioria das fontes de rendimento da empresa. Em concreto a Opera mantém Opera Apps & Games e a Opera TV. Esta última foi responsável por grande parte dos 616 milhões de dólares de lucro no ano passado.

Não é ainda certo o que o grupo chinês, encabeçado pela empresa de investigação e segurança Qihoo 360, pretende fazer com este browser. É também incerto o que acontecerá com os mais de mil funcionários que a empresa tem dedicada ao seu browser.

Com uma quota de mercado que ronda os 2%, o Opera é o quinto browser mais usado, tendo recentemente mostrado algumas tecnologias novas, dedicadas a poupar largura de banda e até bateria nos computadores onde corre.

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