O Opera sempre foi um dos browsers mais inovadores do mercado e está, quase sempre, “um passo à frente” da concorrência.
Depois de se saber que existem alguns sites a aproveitar-se dos utilizadores/tráfego para mineração de bitcoins (e assim gerar receita adicional), os responsáveis por este browser incluíram uma função que permite bloquear que scripts que façam mineração de bitcoins.
O browser Opera dispensa apresentações! Apesar de não ser o mais popular no seu segmento, pertencendo esse lugar ao Chrome da Google, é sem dúvida um dos mais inovadores e funcionais, oferecendo, por exemplo, um serviço de VPN gratuito e ilimitado e uma performance invejável.
Agora, com o lançamento do Opera 50 Beta RC, os responsáveis por este projeto incluíram uma funcionalidade anti-mineração de bitcoins, que na prática bloqueia eventuais scripts detetados em páginas para esse efeito.
Além desta funcionalidade, esta versão beta traz ainda suporte para Chromecast. A funcionalidade NoCoin pode ser ativada nas definições do browser e funciona da mesma forma que os normais bloqueadores de anúncios.
Obter Opera 50 Beta RC aqui
Sobre a Bitcoin…
A base da Bitcoin assenta no sistema Peer-to-Peer (P2P). O P2P é um sistema que não prevê a existência de uma autoridade central que controle a moeda ou as transações, como acontece com as outras moedas (por exemplo, o Euro é controlado pelo Banco Central Europeu). Ao invés, a criação de moeda e as transferências baseiam-se numa rede de código aberto em protocolos cifrados que constituem a base da segurança e liberdade do Bitcoin, fazendo com que as transações sejam instantâneas entre os utilizadores.