A nova versão do Firefox chegou de forma quase silenciosa e com várias novidades. A Mozilla voltou a melhorar o seu browser e quer mostrá-lo aos utilizadores.
Uma novidade que poucos notaram nesta versão 70 está associada à privacidade. A Mozilla passou a mostrar um relatório de todas as ameaças à privacidade que foram bloqueadas. Há muito mais informação presente, sempre associada ao utilizador.
Mais privacidade no Firefox
A acompanhar todas as mudanças que a Mozilla tem trazido ao Firefox estão outras associadas sobretudo à privacidade e segurança. Este browser revela assim que pretende forma como usamos a Internet e como as grandes empresas monitorizam e perseguem os utilizadores.
Para isso tem mecanismos ativos que impedem que os utilizadores sejam monitorizados e que os seus dados sejam recolhidos. Até agora estavam prontos a ser usados, mas esta mais recente versão tornou-os ativos para todos.
A Mozilla quer proteger os seus dados
Sendo esta proteção feita de forma invisível, os utilizadores acabam por não ter noção do seu impacto. Para dar forma a estas medidas, passou a existir no Firefox uma nova área. Junto do endereço existe agora um menu que dá acesso a informação útil.
Aí dentro temos informação semanal sobre os cookies bloqueados, que estão associados a identificação, redes sociais ou mineração de moedas virtuais. Há também informação sobre dados recolhidos para criar perfis dos utilizadores deste browser.
O browser ainda vai crescer mais
A Mozilla vai mais longe e nesse mesmo relatório de proteção agrega mais dados. Podem ver informação sobre fugas de dados associados ao email e passwords do utilizador. Similarmente, todos os dados do Lockwise estão também presentes.
Esta nova informação vem, todavia, materializar e tornar visível uma parte cada vez mais importante dos browsers. A privacidade é cada vez mais uma preocupação e o Firefox quer mostrar a sua parte ativa neste processo.