Mozilla parou distribuição do Firefox 65 no Windows por problema com antivírus
Foi no início desta semana que a Mozilla lançou mais uma versão do seu browser. O Firefox 65 trouxe muitas novidades e, aparentemente, também um grande problema.
Este é de tal forma grande que a Mozilla acabou por colocar em pausa a distribuição do Firefox 65 no Windows.
Desde que o Firefox 65 chegou que os utilizadores se têm queixado de problemas de acesso à Internet. Quem usa esta versão tem estado a receber uma mensagem de segurança nas ligações a sites HTTPS. A mensagem está focada num problema com o HTTP Strict Transport Security (HSTS).
A Mozilla tem um problema grave no Firefox 65
A origem deste problema não está verdadeiramente neste browser, mas acaba por ser o browser o responsável. Este vem da relação dos antivírus com o browser e a análise das ligações seguras. Os afetados parecem ser de imediato o Avast, AVG e o Kaspersky.
Para evitar o problema, que está disseminado por muitos utilizadores, a Mozilla parou a distribuição do Firefox 65. e assim dar tempo para a solução do problema ser lançada.
O problema do Firefox 65 está nos antivírus
Para poderem fazer a avaliação das ligações, os antivírus precisam de realizar um ataque MiTM (Man-in-the-Middle). Assim, colocam-se entre o site e o próprio browser, e avaliam o que circula na ligação segura.
Ora a mensagem SEC_ERROR_UNKNOWN_ISSUER, que é apresentada, revela que o certificado do antivírus não está na keytstore do browser. Assim, ao tentar a ligação o certificado falha e o Firefox impede acesso ao site.
Sabe-se que a AVG e a Avast estão a preparar já correções ao seu antivírus, que vão isolar o processo deste browser e deixá-lo fora da verificação ao HTTPS. Em breve esta deverá ser distribuída aos utilizadores.
Como contornar o problema dos certificados no Firefox
Em alternativa, e para evitar esperar pela atualização, os utilizadores podem desativar o HTTPS Scanning. Existem indicações específicas para o Avast, AVG e o Kaspersky . Pode também ativar o aceitar dos certificados do Windows. Para isso devem alterar o valor de security.enterprise_roots.enabled para true no about:config.
Do lado da Mozilla o problema está também a ser avaliado e espera-se que uma nova versão do Firefox traga a solução. Após esta correção ser lançada, a distribuição do Firefox 65 será retomada.
Esta é uma situação extremamente anormal e que está a impedir o acesso a sites HTTPS, algo que não se esperava que o browser ou o antivírus fizesse. A solução deverá certamente estar disponível em breve e para todos.
Este artigo tem mais de um ano
Eu não tive problemas, mas eu uso o Panda free.
Panda Dome. Sem problemas! 😉
Pois, mas o problema é que a mozilla reconheceu que havia um problema. Se o vosso antivirus não viu nada, é porque deve ser dos bons. 😀
Esperemos que não deixa passar mais nada.
Isto acontece também no Windows 8.1?
Estou usando ele justamente por causa do lixo que é o 10. Não me adapto! Preciso de alternativas!
Linux ou macOS. Se não precisar de jogar, não precisa do Windows para nada.
É provável que o problema esteja em ti e não no Windows 10.
Na verdade, não só ele, mas muita gente não gostou do Windows 10, do sistema de atualização, da falta de privacidade, os problemas de “apagar arquivos” e das muitas outras surpresas desagradáveis que acontecem ao longo do uso.
Venha para o lado Linux da força Lucio!
Te esperamos!
Então já deve ter retomado a distribuição porque quando li esta notícia fui verificar a minha versão e ele atualizou imediatamente. Uso o ESET
Um trabalhador da Mozilla já veio dizer no reddit que eles param sempre as atualizações assim que chegam a 25% da população no canal release para receber feedback e lançar correções de bugs se necessário antes de relançar a atualização.
Fonte: https://www.reddit.com/r/firefox/comments/am2g7h/mozilla_halts_firefox_65_distribution_on_windows/efixmvp/
Ui. Se fosse a google a fazer isso com o chrome, ou mesmo a microsoft com sistema operativo… Esta secção parecia quase uma guerra civil. Agora como é a mozilla a lançar produtos mal feitos e inacabados para que os utilizadores testem gratuitamente, está tudo bem.
A mozilla não é uma empresa que vende dados com objetivo de obter lucro.
A Mozilla testa os seus produtos junto de quem os quer testar, e lança aquilo que pensa estar em condições para tal.
É uma infelicidade que alguns sistemas anti-vírus continuem a infiltrar-se nos browsers desta maneira abjecta.
Já atualizou aqui para a versão 65 do Firefox, utilizo o Kaspersky Free, e nenhum problema até agora.
O meu está actualizado e instalado no windows 10, até agora sem problemas por aí além.
Não tenho notado naenhuns problemas uso o Firefox e o Avast Internet Security como Antivírus
Panda Dome nenhum problema
Instalado e a funcionar sem qualquer problema…mas para mim a segurança do próprio Windows é mais que suficiente!!
Uso Kaspersky Total pago e sem problema. Mas e agora: Vivaldi, Brave ou Opera chinês, qual usar até atualizar o FF.
Windows puro, com antivírus nativo e browser nativo…zero problemas aqui.
Acabado de actualizar, tenho o Avast Free e, se acedi aqui normalmente, um site https, não verifiquei nenhum problema.
Eu tive um problema infelizmente (uso o avast) , não acede às páginas , dizendo que não tem um certificado fidedigno , seja acedendo aqui , seja na página do sapo (exemplo)
Vale a pena salientar que o problema existe se se permitir o anti-virus verificar as ligações, caso contrario não.
Tenho a versão 65 mas com o Bitdefender instalado. Sem problemas 🙂
Solucao, usem outro browser….
Simples.
Ou desliguem a verificação de ligações cifradas. Simples.
Tenho a 65, mas não tenho antivirus, por isso tudo ok
É um problema que ja vem ha muito, vejam este artigo que escrevi em 2014 https://www.linkedin.com/pulse/20141018041159-97502762-fix-for-this-connection-is-untrusted-kis2015-users/
Amigos no lançamento Windows 10 realmente estava dando problemas mas 1 ano pata cá está sem nenhum problema para mim, quanto ao mozilla deixei de usar pois não roda jogos em flash e não tenho a mínima vontade de instalar adobe flash player. Como disse antes W10 sem nenhum problema. ..
Amigos no lançamento Windows 10 realmente estava dando problemas mas 1 ano pata cá está sem nenhum problema para mim, quanto ao mozilla deixei de usar pois não roda jogos em flash e não tenho a mínima vontade de instalar adobe flash player. Como disse antes W10 sem nenhum problema. ..
Amigos no lançamento Windows 10 realmente estava dando problemas mas 1 ano pata cá está sem nenhum problema para mim, quanto ao mozilla deixei de usar pois não roda jogos em flash e não tenho a mínima vontade de instalar adobe flash player. Como disse antes W10 sem nenhum problema. ..
na actualização do browser começou a aparecer o histórico na barra de endereços, mas se consulta uma noticia fica la registado o link o que não acontecia anteriormente …
será que este problema também estará relacionado?
alguém me informe caso possível