A informação não é nova, mas está a tomar uma proporção muito maior e a afetar mais browsers, para além do Chrome. A chegada de novas versões dos browsers mais usados promete trazer problemas e até limitar o acesso a muitos sites da Internet.
Tudo está centrado na versão 100 do Chrome, Edge, Firefox e outros, que representa a causa do problema. Há quem lhe chame um novo bug Y2K e tudo está a ser feito para que este problema não aconteça.
Chrome 100 pode ser o novo Y2K
Apesar de pouco conhecido, existe um potencial problema a chegar à Internet, dentro de muito pouco tempo. Este chegará com as novas versões dos browsers mais conhecidos, como o Chrome ou o Firefox, que em breve atingem as versões 100 e onde o problema parece estar presente.
Tudo está no tamanho do número de versão que é usada no User-Agent do browser, que passa nesse momento a ter 3 dígitos e cria uma falha em muito sites. A validação das versões que muitos sites e plataformas realizam, irá passar a apontar para uma versão que certamente não será suportada.
Major milestone: Chrome and Firefox will soon reach version 100!
— Chrome Developers (@ChromiumDev) February 15, 2022
The version number is going up to three digits and both browsers are working on mitigating the potential impact of this change. Learn more about it and pitch in to help with testing https://t.co/FtPl4CRjfk
Mozilla tem o mesmo problema com o Firefox
Sabe-se que a Google já tomou este assunto como sério e está a trabalhar nele, com uma medida como solução. Irá apresentar a versão noutro campo, mantendo a versão 99. Isso dará tempo às plataformas para se adaptarem e corrigirem o problema.
Sabe-se agora que a Mozilla irá tomar o mesmo caminho para a versão 100 do Firefox, que chega em breve. A versão Nightly deste browser traz agora um mecanismo para testar a versão 100 deste browser e assim avaliar as plataformas onde irá ser usado.
Internet pode parar por culpa destes browsers
Ainda não existe uma solução definida pela Mozilla, mas esta empresa quer saber o impacto do problema. Caso seja necessário, a versão apresentada no User-Agent poderá ser congelada no valor 99 até que a maioria dos sites se adapte a esta nova realidade.
Sabe-se que este poderá ser um problema grave em muitos casos e que terá um impacto na Internet.