Pplware

A Google cumpriu! O Chrome já não é o browser padrão do Android na Europa

A Google tem estado debaixo de fogo na Europa por diversos casos. Um deles, associado ao Android, tem levado a que este sistema seja classificado como limitador para os utilizadores.

Fazendo cumprir as regras que a multa aplicada definiu, a Google alterou este sistema e o Chrome já não é o browser padrão do Android na Europa.


Para além de uma multa passada pela Comissão Europeia, a Google ficou obrigada a alterar o seu browser e a pesquisa do Android para darem aos utilizadores a possibilidade de escolha. Esta foi a decisão da Europa e que a Google tinha mesmo de cumprir para evitar problemas maiores.

Na altura em que a decisão foi apresentada, a gigante das pesquisas concordou em fazer esta alteração, sem que tivesse apresentado uma data para que esta mudança entrasse em funcionamento. Esse momento parece agora ter chegado, com uma mudança radical no Chrome.

Conforme foi agora anunciado pela gigante das pesquisas, nas próximas semanas o Chrome vai dar aos utilizadores a possibilidade de alterarem o seu browser. Esta mesma alteração estará disponível para a pesquisa.

A proposta da dona do Android para este campo não é variada e parece estar a limitar-se aos browsers mais conhecidos. Contamos assim com o Firefox, o Edge, o Opera e o Puffin. Do lado da pesquisa vamos ter o Qwant, o duckDuck Go, o Ecosia e o Seznam.

Esta novidade será apresentada nas próximas semanas, tanto para novos utilizadores como para sistemas já instalados e funcionais. Dependerá apenas da chegada de uma atualização à Play Store, onde a pergunta fundamental será feita aos utilizadores.

Está assim prestes a ser cumprida a diretiva da Comissão Europeia, que ditava que a Google tivesse de mudar o Android. A liberdade de escolha está agora do lado dos utilizadores, que deixam assim de  estar presos aos produtos da empresa americana.

Exit mobile version