O mundo dos browsers tem estado agitado nos últimos dias. A decisão de abraçar o Chromium feita pela Microsoft mostrou que esta é uma área que ainda mexe com os utilizadores.
Agora, e seguindo um pouco esta linha, a Mozilla veio anunciar que estará também presente na nova versão do Windows 10, criada para os PCs com processador ARM que estão prestes a chegar ao mercado.
Depois de toda a informação surgida sobre o futuro Edge, foi a Mozilla que agora veio a público revelar os seus planos para o futuro próximo e em especial para a versão do seu browser para o Windows 10 ARM.
Firefox vai ter versão para PCs com processador ARM
A forma da Mozilla o fazer é converter a atual versão de 64 bits do Firefox, focando-se na sua otimização para que corra nesta nova plataforma com o melhor desempenho, contando para isso com a ajuda da Qualcomm.
Esta nova versão irá ser desenvolvida para conseguir retirar o máximo dos processadores Snapdragon, indo tentar conseguir manter ao mínimo os consumos de energia, e assim manter as caraterísticas destas máquinas.
Uma das formas para o fazer será através da atribuição dos diferentes processos associados a cada separador por núcleo do SoC Snapdragon que estiver presente.
A Google também vai chegar ao Windows 10 on Arm
À imagem do que a Mozilla quer agora fazer, também a Google quer que o Chrome esteja preparado para correr nesta versão do Windows 10. Para isso terá já começado a preparar o seu browser para este cenário.
Estas declarações e estas intenções mostram bem do interesse que esta nova versão do Windows para o processador ARM está a ganhar junto dos principais players da industria e da tecnologia. Os browsers podem ser apenas o início do desenvolvimento de software específico para os processadores ARM no Windows 10.