Durante os últimos dias têm surgido várias notícias em torno das novidades do novo browser da Microsoft, aguardadas para as próximas actualizações.
Durante o dia de ontem, a Microsoft anunciou no seu blog do Windows uma nova funcionalidade que o Edge vai receber, dando aos utilizadores a possibilidade de controlarem os conteúdos em Flash.
Tal como já está a acontecer noutros browsers, onde os conteúdos em Flash começam a desaparecer, também a Microsoft tem o objectivo de proporcionar aos seus utilizadores uma experiência de utilização mais eficiente, menos consumidora de recursos.
Assim, anunciou que se está a preparar para, na próxima actualização, oferecer aos utilizadores a possibilidade de serem eles a controlar os conteúdos Flash que querem ver reproduzidos.
Com a grande actualização de Verão, esperada para o Update de Aniversário do Windows 10, os conteúdos Flash continuam a ser reproduzidos de forma automática, podendo ser bloqueados pelo utilizador, mas depois do grande Update serão bloqueados automaticamente sempre que forem detectados, um pouco à semelhança do que a Google já fez com o seu browser.
Esta decisão da Microsoft e de outras como a Google ou a Apple, vem afirmar a morte (que tem sido lenta) do Flash, para dar lugar de uma vez por todas ao HTML5. A própria Adobe já afirmou que a tecnologia Flash está obsoleta e que não faz sentido que se continue a investir em conteúdos nela baseados.