Com fim dos cookies, empresas em crescimento adotam estratégias de first-party data
Um relatório da consultora Deloitte identificou que as marcas em expansão estão a investir na recolha de dados próprios para ações de marketing preditivo, programmatic media e otimização de conteúdos dinâmicos.
Assim, com o fim dos cookies, 61% das empresas com maior crescimento está a adotar estratégias de first-party data.
A decisão do Google de acabar os third-party cookies no fim de 2023 acelerou a corrida em direção a uma estratégia first-party data. Até então, a pesquisa Adobe Digital Trends de 2021 afirmava que apenas 37% das empresas estariam “muito preparadas” para um mundo sem cookies de terceiros. No entanto, o cenário parece ter mudado: o relatório “2022 Global Marketing Trends”, da consultora Deloitte, verificou que cerca de 61% das empresas em expansão, isto é, high-growth, estão a antecipar-se e já estão a migrar para estratégias de first-party data.
O relatório, que entrevistou 1.099 executivos globais, revela que as empresas têm usado os dados recolhidos para, principalmente, otimização de conteúdo dinâmico, programmatic media, marketing preditivo, conteúdo personalizado e otimização de e-mails.
A experiência híbrida, que integra os ambientes físico e digital, também é destacada no relatório, como uma aposta dos executivos para oferecer maior personalização. O estudo ainda aponta que a proliferação de canais exigirá um Customer Data Platform (CDP), uma infraestrutura de dados que possa unir informações dos vários pontos de contacto, para uma jornada coesa do cliente.
De acordo com a senior account manager da E-goi Digital Solutions, Andreia Botelho, o CDP é capaz de processar milhões de linhas de informação em menos de 5 segundos.
É uma tecnologia que consegue suprimir potenciais gargalos na comunicação com o cliente, proporcionando uma visão 360°, abrangente e precisa, com integração de diferentes fontes de informação (CRM, POS, Helpdesk) e a junção de dados de diferentes contextos, tanto online, como offline. Gera informações como perfil e frequência de compra, categorias de interesse, ticket médio, entre outros dados.
Num cenário first-party data, a account manager afirma que o Customer Data Platform permite personalizar a jornada do cliente, para enviar a mensagem certa, pelo canal mais conveniente e de forma automatizada.
A informação pode ser modelada com base em Inteligência Artificial e Machine Learning, para criar fluxos de comunicação multicanal capazes de incrementar a conversão e a fidelização. Esta informação fica ainda disponível em tempo real para os colaboradores no momento do atendimento, seja em loja, chat ou chamada, para proporcionar o melhor serviço ao cliente.
Explica Andreia Botelho.
Este artigo tem mais de um ano
Quanto tanto termo técnico senti-me á deriva… uma explicação em PT-PT não era mau…
Pois .. também fiquei com essa sensação de que estou velho, muito velho e está a ser cada vez mais dificil acompanhar a linguagem digital do futuro. Por exemplo, fui tentar entrar no link da empresa E-goi Digital Solutions, aqui fornecido, e qual não é o meu espanto, quando a primeira coisa com que me deparo é a informação de que este site utiliza …. “cookies”
A ver se acabam com os cookies, ou com os popups, do concordo com os cookies. É que já não há paciência para esses popups.
Nem acredito que o fim dos cookies vá melhorar o ecosistema, inventam outra coisa pior, é o costume.
Mas afinal o que é o “first-party data” ?
First party serão os dados recolhidos pelas entidades relativamente aos seus próprios sites, isto versus o atual third party cookies que são de empresas terceiras como de publicidade e de tracking (analytics, fb, etc) que são usados para cruzar a nossa vida e interesses por vários sites.
Qual a melhor forma de bloquear isto???
Isso de integrar a vigilância (do que o utilizador faz) de tal forma que pareça que a mesma está a ser feita pelo web site que visita não tem qualquer importância, o Firefox já bloqueia tal de forma muito elegante, só devolve a informação ao web site que gera tal e somente quando a pessoa visita esse web site. O Google Chrome pode fazer o mesmo sem problema.
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