PplWare Mobile

Autor: Pedro Pinto

FreeNX – Acesso remoto ao Ubuntu

O FreeNX é um sistema que permite o acesso ao desktop de uma máquina a partir de outra através da Internet. É possível por exemplo fazer login gráfico na máquina remota a partir de qualquer lugar.

O FreeNX Server é considerado por muitos como o sucessor do VNCServer. Uma das vantagens que apresenta é a compressão mais eficiente de dados e a segurança e rapidez uma vez que recorre ao SSH.

freenx_4


Easter Eggs no Ubuntu

Com o aproximar da Páscoa, lembrei-me de ir à procura de alguns Easter Eggs que fazem parte do Ubuntu. Para quem não sabe, os easter eggs são pequenos “segredos”, como por exemplo jogos, que os programadores deixam escondidos nos softwares desenvolvidos.

Pelos vistos, o Ubuntu tem alguns easter eggs  engraçados.

ubuntu_easter


Ubuntu Tweak 0.5.3 – A ferramenta para “quitar” o Ubuntu

Botões das janelas do lado esquerdo ou direito?

Eis que foi lançada mais uma versão do Ubuntu Tweak (0.5.3), agora com a possibilidade de alterar os botões das janelas. Muito se tem falado sobre a nova disposição dos botões das janelas no próximo Ubuntu 10.04. Lado esquerdo, ou lado direito, com o Ubuntu Tweak o utilizador é que decide.

O Ubuntu Tweak é um pequeno utilitário que está em constante desenvolvimento (em cada nova versão surgem sempre novas funcionalidades) e que permite configurar facilmente o Ubuntu.

tweak10


Ambiente gráfico KDE no Windows? Sim, é possível

Para quem nunca experimentou, o KDE é um ambiente gráfico para os sistemas operativos, sendo muito conhecido do mundo Linux. Devido ao enorme sucesso, um grupo de programadores criaram o projecto ”KDE para o Windows”, com o objectivo de portar o KDE e todas as aplicações que dele fazem parte, de modo a correrem de forma nativa no Windows.

kde_6


Dica Linux – Lista de comandos do terminal com data/hora

Como todos sabemos o Unix/Linux é poderoso e na minha opinião tal característica deve-se ao terminal (shell). Como sou um “agarrado da janela preta”, e considerendo que muita das vezes os comandos são repetidos, sinto a necessidade de recuperar muitos deles. Para tal, existe o comando history que me faz um ‘relatório’ de todos os comandos que já introduzi na linha de comandos. A questão que coloquei a mim mesmo noutro dia foi: Então em que dia/hora inseri tal comando?

history_1