Utilizadores do Windows já podem ter acesso ao iCloud Drive
Umas das novidades que a Apple apresentou na última WWDC diz respeito ao iCloud e à mudança de paradigma que este serviço vai sofrer.
Vai deixar de ser limitado apenas às aplicações e alargado aos utilizadores como uma qualquer drive. A sua disponibilização dependia do lançamento do iOS 8 e do OSX Yosemite.
Com a chegada do iOS 8 podemos agora começar a usar o iCloud Drive, mas apenas se formos utilizadores do Windows.
o iCloud Drive está dependente da interligação entre o iOS 8 e o OSX Yosemite para trabalhar de forma perfeita. O primeiro passo está dado e a Apple lançou o iOS, mas falta o mais importante que é mesmo a chegada do Yosemite.
A dependência deste serviço dos sistemas operativos Apple é de tal forma grande que está a ser recomendado aos utilizadores que não activem o iCloud Drive se não tiverem acesso ao novo OSX da Apple.
Mas a Apple acabou por criar uma situação nova no seu universo ao disponibilizar a mais recente versão do iCloud para Windows. Os utilizadores do Windows têm acesso ao iCloud Drive, na forma de disco na Cloud, antes dos utilizadores do seu sistema operativo de Desktop.
A opção de activar o iCloud Drive aparece já na mais recente versão do iCloud para Windows, sendo também criada uma pasta em sistema que será sincronizada com este serviço da Apple.
à semelhança com o que acontece com outros serviços Cloud, as novas funcionalidades do iCloud permitem um muito maior controlo sobre os conteúdos lá colocados e disponibilizados, ao mesmo tempo que permitem que este serviço seja usado como um normal disco, alojado na Internet.
Esta não é uma situação normal no ecossistema Apple, sendo sempre dada primazia aos seus sistemas operativos e aos seus equipamentos. A razão é apenas o facto de o OSX Yosemite ainda não estar disponível ao público.
Se são utilizadores de iPhone ou iPad mas com sincronização através do Windows então está na hora de aproveitarem esta novidade da Apple.
Activem o iCloud Drive no vosso dispositivo e instalem esta nova versão do iCloud para Windows.
A partir daí vão poder usar o vosso disco Apple e sincronizar ficheiros entre os vossos dispositivos e o vosso computador. De forma simples, prática e rápida, como a Apple sempre nos habituou.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: iCloud para Windows
Homepage: iCloud Drive
Este artigo tem mais de um ano
altamente isso quer dizer que vamos ter mais foto de celebridades nuas a aguardar o “The Fappening 3”
+1
Porque tem de estar dependente do ios 8? Eu tenho o 7.1.2 e não vou erder o JB por causa disto. Que estivesse dependente de ter um iDevice “até dou de barato”.
Fazes muito bem, aconselho-te a esperar para o próximo update pelo menos, eu infelizmente tive de fazer update porque sou iOS Developer e são ossos do ofício lol.
Ah! A versão do link é a 3.1 e a ultima é a 4.0 têm de actualizar pelo Apple S. Update.
Muda o idioma para Inglês e vais ter o link para a 4. Deves ter isso em PT e por isso tens a versão 3 disponível.
Quando escrevi o artigo reparei nesse pormenor.
Sim, mudei o idioma. Mas já está resolvido pelo Apple S. Update. Obrigado.
Até para a Apple é mais fácil fazer programas para o Windows do que para o seu sistema… 🙂
Estou a ser irónico.
Mas realmente não é normal a Apple disponibilizar um serviço para outro sistema, antes do seu.
Boa agora já posso fazer backup das minhas cenas jogar o PC fora e utilizar somente o meu iPad e iPhone.
Não obrigado. Não quero ver as minhas fotos nuas publicas!
Quem sabe se a publicação das tuas fotos nu…não levam os “espertos” a deixarem de entrar nas contas alheias?? Por vezes as desilusões curam algumas “doenças”…
lol
No ipad como acesso ao idrive ?
Não acedes. As app é que vão poder importar/exportar dos vários repositórios. Exatamente da mesma forma que fazes com as fotos.
A ideia será ver repositórios de documentos, não um sistema de ficheiros
Pelo menos foi assim que li algures. Vamos ver se realmente é assim
de certa maneira funciona como sistema de ficheiros virtual, já que dentro de cada aplicação que suporte as novas APIs, podes navegar pelos ficheiros “públicos” que foram guardados no iCloud Drive – e creio que nem sequer é necessária ligação à internet pois o iCloud Drive faz sincronização automática com o dispositivo, ficando com uma cópia local, pelo menos é assim que o iCloud funciona
já é possivel ler e acessar atraves do ipad ao icloud drive, estão a aparecer aplicações de terceiros com acesso.
Espetaculo Fap 3.0 brevemente 😀
pass…
Se calhar foi por causa disto que eu fiquei com 30GB gratuitos no onedrive, ou então já tinha 30GB há muito tempo e só reparei nisso hoje… LOL
link de indicacao do onedrive eu e voce ganhamos mais espaco :
https://onedrive.live.com/?invref=5426be1bab2ec1be&invsrc=90
Na prática o iCloud segue o caminho do OneDrive da Microsoft, que desde o Windows 7 funciona como uma drive normal no sistema operativo.
Eu diria que não!
O iCloud tem uma função importante de sincronização automática de documentos entre dispositivos, o que permite algumas coisas que o OneDrive não consegue, como o Handoff entre dispositivos Apple.
Algumas das mudanças introduzidas agora são semelhantes ao que outros já faziam (ou ao velho iDisk), mas o foco continua a ser a sincronização, com melhorias na comunicação entre aplicações em aparelhos iOS.
Onde é que viste que o OneDrive não faz sincronização entre dispositivo?
É que quando mudo, por exemplo, o aspeto do ecrã iniciar, mudando o fundo ou as cores, automaticamente os outros dispositivos ficam iguais. Ou quando grava um documento do Word 2013, posso imediatamente abri-lo noutro dispositivo e até mesmo continuar onde ia.
Se isso não é feito através do OneDrive, como é então? Transmissão de pensamento?
Se disseres que o Windows Phone e o Windows 8.1 não têm uma função comparável ao HandOff ou o ainda melhor e muito mais útil Family Sharing, ninguém discorda, mas isso não tem a ver com as capacidades de sincronização do iCloud ou do OneDrive.
E eu disse que o OneDrive não fazia sincronização?
O que eu disse é que o iCloud foi pensado de raiz para fazer sincronização automática entre dispositivos, é esse o seu principal objectivo. Ao trabalhar assim permite poder se ter funcionalidades como o Handoff, entre outras! Para além disso essa sincronização foi pensada para que ocorra com qualquer modificação no documento sem necessidade de guardar previamente o ficheiro!
No OneDrive a sincronização entre dispositivos é uma função secundária, opcional. Foi pensado principalmente para ser um “disco” na cloud, onde as pessoas podem guardar coisas, e integrar com aplicações da Microsoft.
“mas isso não tem a ver com as capacidades de sincronização do iCloud”
Por acaso tem a ver com o iCloud sim! É a framework do iCloud que dá a permissão de usar os ficheiros em dispositivos diferentes, e mantém a sincronização dos ficheiros através do Handoff, mesmo que haja transferências locais.
Tens aqui uma frase do guia para programadores da Apple, para te dar uma ideia
” Handoff passes only enough information between the devices to describe the activity itself, while larger-scale data synchronization is handled through iCloud.”
Pois… não sei…
O que eu sei é que atualmente tenho sincronizado (refiro-me a dois pc´s e windows phone):
Fotos e documentos, o que faço num dispositivo aparece no outro
Email´s: Ao ponto de estar a construir um email num dispositivo e terminá-lo noutro dispositivo, sem ser necessário mais nada.
Internet: marcadores, pesquisas e etc. tudo sincronizado.
Calendário, agenda e essas coisas, tudo sincronizado
Onenote, tudo sincronizado… faço a lista de compras no PC e vou metendo o visto através do telemóvel à medida que vou metendo os produtos para dentro do carro das compras.
Aplicações: Muitas aplicações estão devidamente sincronizadas, o que faço num dispositivo fica disponível noutro dispositivo.
Isto é que eu faço há anos e logicamente não é tudo no onedrive… o que acontece na Apple não sei.
A não ser que tenhas indicado sincronização automática para os documentos que queres, o que te aparece é apenas uma imagem do que está na internet, não o que já tens localmente em disco, e isso faz diferença na forma como o sistema pode manipular e gerir os documentos para as aplicações e utilizador. O OneDrive é um volume à parte, enquanto o iCloud é tudo, no iPhone não vês distinção entre local e cloud!
Quanto ao resto são serviços equiparáveis ao que existe há anos em todas as plataformas, muitos antes da vaga dos smartphones e discos na Cloud.
O busilis é como os sistemas gerem os documentos comuns entre dispositivos diferentes, e que novas funcionalidades isso permite para a generalidade das aplicações e tarefas!
Basta olhar para o último écran deste artigo para perceber o que digo – o iCloud a funcionar como drive no Windows, tal como o OneDrive.
Mas aq
e!?
Isso significa que está a seguir o caminho do OneDrive? Fazes ideia das diferenças? Fazes ideia das funcionalidades e objectivo principal? E antes do OneDrive ou soluções similares da Microsoft, já a Apple tinha tido o iDisk.
Basta olhar para o último écran deste artigo para perceber o meu comentário: o iCloud a funcionar como drive no Windows, tal como o OneDrive.
Por motivos que só você poderá explicar, ficou incomodado com essa constatação.
Não me parece que dizer que dá para usar no Windows mas não no OS X apenas porque o Yosemite ainda não foi lançado é um bocado limitado.
Se fosse apenas por isso, a solução simples era adiar o lançamento da aplicação para Windows, não custava nada, e nem nunca ninguém ia saber de nada.
Acontece, e há outros sinais disso, o Sr. Tim Cook está a começar a moldar a Apple à sua imagem e cada vez mais se distancia do Sr. Jobs.
E desse ponto de vista a razão é simples: há muitos mais pessoas com iPhones e iPads que usam o Windows do que usam Macs. Contas simples: o iPhone 6 vendeu 10 milhões unidades no primeiro fim-de-semana, os Macs vendem 10 milhões de unidades em 9 meses. No primeiro trimestre de 2014 a Apple vendeu quase 44 milhões de iPhones mas apenas pouco mais de 4 milhões de Macs. A conta simples diz-nos que pelo menos de 1 em cada 10 pessoas com um iPhone tem um Mac (já o inverso deve andar perto dos 100%, toda a gente que tem um Mac tem um iPhone).
:S
Continua a ser o Windows tem primeiro porque o Yosemite ainda não foi lançado.
Com isso dá alguma satisfação a um grupo dos seus clientes ao mesmo tempo que testa parte do serviço antes da prova de fogo, já que a versão no Mac tem mais funcionalidades associadas. Se fosse meramente por ter mais clientes no Windows, então já teria feito de tudo para ter maior paridade funcional entre Mac e Windows!
Lá há de chegar.
A Apple do Tim Cook não é a Apple do Steve Jobs, da mesma forma que a Microsoft do Satya Nadella não é a Microsoft do Steve Ballmer.
Se calhar é um problema de Steves… 🙂
lá há de chegar!?
Tens noção que havia suporte para Windows com o iCloud desde o início? A actualização prova o quê?
Não é por sair primeiro para Windows. O que acho que não faz nenhum sentido é que nunca vai dar em nenhum mac que não tenha o Yosemite.
pois… é um incentivo para as pessoas passarem para o Yosemite
Tenho o Windows vista e, até a nova versão do iOS, tinha acesso ao icloud e agora não tenho. A Apple quer obrigar as pessoas a mudar de computador ou de Windows? Será que há alguma possibilidade de funcionar com o Windows vista?