Usa o Safari? E está legal?
Usa o Safari? E está legal?? Tem mesmo a certeza?
A pergunta não é assim tão descabida e aparentemente tem muita lógica! Descobri-a em mais uma das minhas pesquisas por informação inútil...
Segundo a informação de descobri em diversos blogs, aparentemente quem instalou a ultima versão Safari para Windows pode estar a cometer uma ilegalidade bem grande!
E perguntam a razão. É simples, de acordo com a licença de utilização da Apple que todos concordaram seguir para que o software fosse instalado, ele é para ser usado exclusivamente (e passo a citar) "...on a single Apple-labeled computer...".
Naturalmente que o logo da maçã está nos vossos portáteis, verdade?
Não têm?? E agora? Ai se a ASAE descobre!!! Estais tramados! Parecia eu que adivinhava pois decidi, em boa hora, não instalar o Safari!
Naturalmente que não adianta invocarem desconhecimento de causa pois todos leram a licença de utilização antes de concordarem com ela! Verdade?
A vossa única salvação é usarem o argumento de que o Safari vos foi proposto pelo Apple Software Update e que instalaram sem saber o que estavam a fazer. Apelem à vossa demência e declarem-se inaptos para instalar software.
Mas terminando a brincadeira, porque podem alguns de vós começar a ficar assustados, acho que tudo não passou de um esquecimento por parte da Apple e que por ser uma versão para Windows eles vos vão perdoar. Fiquem sabendo que não são apenas vocês que não lêem as licenças de utilização.
Mas têm de concordar que não deixa de ser engraçado!
Caso queiram testar o Safari devem ler este artigo.
Este artigo tem mais de um ano
Curioso
Sem duvida alguma. Engraçado. 😀
foi por isso mesmo que eu desinstalei xD (not really)
e já agora… isto não está mal… isto quer dizer que o Safari para Windows é exclusivo para quem tem Windows num Mac… quer dizer que quem tem HP, ASUS, Toshiba (etc) não pode (leia-se deve) instalar o Safari
Sim, porque instalar o Safari num não-Apple é o maior dos nossos problemas legais 😉
@Vítor Araújo
é tao crime instalar o Safari num não-Apple como piratear um Windows =)
Se foi esquecimento é incompetência. Não se brinca assim com questões legais. Se não foi esquecimento é má fé. Seja Ma fé ou incompetência a Apple assim não ganha mais adeptos de certeza.
O que não foi esquecimento de certeza é o facto do safari estar por defeito seleccionado para ser instalado no Apple Software Update.
Pergunto eu: Se a MS tivesse feito o mesmo, ou seja, dar uma calinada deste tamanho nos termos e condições de um software ou meter num SO, por exemplo apple, nos serviços de actualização de um software seu outro a ser instalado por defeito, o que não iria ser? Teorias de conspiração, bocas foleiras, caía o arco e a trindade. Mas como é a apple… a coisa até vai ser pacífica.
PS: Se é realmente ilegal correr o safari no no windows que não esteja a correr num Apple mas o Apple Software Update selecciona por defeito o Safari para ser instalado independetemente do hardware onde está a correr… então é mesmo má fé. Isto é quase tão mau como as falhas de segurança do iPhone 🙂
@JC
eu aposto no esquecimento =D
Citando @JC
“Pergunto eu: Se a MS tivesse feito o mesmo, ou seja, dar uma calinada deste tamanho nos termos e condições de um software ou meter num SO, por exemplo apple, nos serviços de actualização de um software seu outro a ser instalado por defeito, o que não iria ser? Teorias de conspiração, bocas foleiras, caía o arco e a trindade. Mas como é a apple… a coisa até vai ser pacífica.”
—–
100% de acordo =D Tal como quando é com falhas no firefox…
Hoje abri o PC o Itunes disse-me que tinha uma actualização e aqui vai disto. Quando dei conta tinha o Safari instalado. E estou a gostar. Se devia ter lido as condições de uso?Provavelmente. E se não tiver conhecimentos de Inglês para o fazer? Além de que não o faço para os outros programas. Alguém o faz? Se o Pedro Simões não tivesse chamado atenção, que eu agradeço, alguém se preocupava com o assunto? Só espero que os senhores do PPLWARE tenham o mesmo critério de escolha de add-ons e outras coisas do género, coisa a que não estão obrigados, tal como fazem para o Firefox.
Eu estou a gostar do Safari, legal ou não. Mas já agora gostava de saber se todos os leitores deste site só têm software legal nos seus PCs.
Para quem usa o IE7 têm uma nova release do IE7Pro v2.2 Released (03-31-2008)
IE7Pro 32bit version
IE7Pro 64bit version
Para quem usa o IE7: curem-se!
Heheh… se eu uso um PC com Windows, o programa deles deveria saber. E nao me propor a instalacao do programa (que foi prontamente recusada por mim 🙂
Abracos
Maysa
Demência, sem dúvida, quem usa Safari é isso mesmo: demente XD
Safari para Windows é a mesma coisa do Windows para meu computador só faz cagadas, bug atras de bugs uma coisa totalmente desnecessaria para uso, só tem nome e tem substitutos a altura.
A menos que seja em MacOS X, que não é bem a versão de Windows.
Isso foi logo alterado.
Já está “resolvido” e quem instalou em Windows já não está ilegal.
Boas
Eu li num site (penso que no ZDNet) que a Apple já veio a público fazer “mea culpa” e assumir que se enganaram na Licença de Utilização. Ou seja, é legal utilizar o safari no Windows.
Quanto a ser ou não um bom produto, eu já o utilizo desde que há a versão 3.1 (4/5 dias) e ainda não tive nenhum “bug” com ele, funciona rápido (mais que o firefox e IE7), mas faz-me falta os extras que tenho no meu Firefox.
Outra situação pouco agradável que tem a instalação automática da apple (que alias pode ser removida, sem terem que remover o iTunes) é que se tiver o Windows 2000, também é instalado o Safari nesse OS, mas ele não funciona no Windows 2000, só no XP e Vista.
Isso sim é que é mais grave, o sistema de actualização da apple não reconhece o OS onde se está a instalar.
Fiquem bem,
A. Pedro Coelho
É pena que quem publicou aqui esta “noticia”, por vir tarde, não referisse esse facto.
Já na 6ª feira (quando surgiu esta informação) havia a referência à correcção.
O Setve Jobs na apresentação do Safari também estava a usar um pc windows penso … também ele esteve iligal … mais ironia para esta noticia
kincas mesmo fora de tempo é curioso como a Apple usa “chapa 5” para contemplar estas coisas nas suas aplicações. Pode querer mostrar um certo desleixo por parte de quem tanto rigor apregoa.
Seja como for ainda bem que já se pode usar o Safari… graças a Deus fazia mesmo falta 😛
@Rikas
Eu uso IE 7 e tanto quanto sei não preciso de ser curado.
O mesmo poderei dizer de quem qualquer outro Browser,
Digam-me um que seja 100% infalível ou 100% fiável.
Se fosse a Microsoft, se tivessem sido outros, se, se, se… Não sei como há quem possa viver assim, sempre no campo da incerteza, do imaginário.
Nada é perfeito, já sabemos, mas poderá isso impedir que se mantenha um elevado rigor e tentativa de aperfeiçoamento em tudo o que se faz? Não. Nessa perspectiva, nem valeria a pena tentar, nunca ficaria bem.
Falam tanto que se fosse a Microsoft “caía o arco e a trindade”, no entanto, repare-se, no que foram buscar para criticar a Apple. Ao menos as críticas à Microsoft são bem mais justificáveis.
“A presente Licença permite ao Utilizador instalar e utilizar uma cópia do Software Apple num único computador de marca Apple de cada vez”.
Também quem é que instala e utiliza duas ou mais cópias de cada vez num Mac. LOL
Segundo consta, quem ficou com uma grande azia de a Apple ter disponibilizado o Safari para windows a partir do site do iTunes foi a Mozilla.
@mjmft
100% infalível em quê? Se for no Acid3, já há 2: Opera e Safari. 😉
@Ricardo Ferreira: Se disponibilizar um software “à socapa” colocandoo por defeito num “serviço de actualização” (secalhar vai-se passar a chamar “Serviço de Actualização e Instalação de Software por Tentativa e Distracção do utilizador”) é uma coisa desculpável por parte da Apple… be happy dood. 🙂
O que pensam os hackers que oras aqui acolá criam cracks para windows será que eles irão crackear o safari 😛 KKKKKKKK.
@JC
A mim não me faz diferença, tendo em conta que não faz nada além do que eu quiser. Se eu escolher não instalar as aplicações propostas, pronto, é tudo. Pelo menos não é como o Windows Update que, por defeito, transfere e instala actualizações (incluindo Windows Media Player’s e Internet Explorer’s) sem perguntar nada a ninguém…
Ninguém é perfeito, mas uns aproximam-se mais. 😉
se essa ASAE pegasse meu PC então eu pegava prisão perpétua……..
: -b
Ricardo…..esses exemplos não são muito fidedignos , visto q mesmo os updates para o IE e para o Windows Media Player, podes muito bem instalar qd kiseres 🙂
basta alterares as opções para o Windows te notificar q existem novos updates, embora não tos instale 😉
Abraço
O meu Safari continua Ilegal.
Será que a Comunidade Europeia tambem vai multar a Apple como gosta de fazer com a Microsoft?
Será que já se esqueceram da implicancia que a ASAE teve com o Caixa Magica em empresas e instituições?
[OFF-TOPIC]
Desculpem falar disto cá mas preciso msm de uma ajudinha!
Alguém sabe como fazer printscreen do media player??
Cumps
Tiago S.
O Vítor sabe. Neste post, no link do comentário 9. (O 10 já é uma adaptação para WMP em PT).
https://pplware.sapo.pt/2007/04/26/snagit-822225/
É tão giro falar mal do windows cheio de bugs e coisas que tal mas toida a gente usa, mas é chique falar mal….
Quanto à versão de usar em MAC o que está feito p/ windows ou PC dá vontade de rir… 😀
È calro que houve um copy/paste nas condições de utilização.
OBRIGADO Microsoft por usar o teu SO… 😉
@mjmft
… e 100% fiável é o Firefox! 😉
Não sei como consegues usar o IE7. O Firefox e o Opera (e não posso dizer o Safari :D) superam-no em tudo: segurança, navegabilidade, funcionalidades, EXTRAS (Add-Ons ou complementos).
@ToKico Brothers
…assim que lhe corrigirem o problema do consumo de memória… só falta mesmo isso (neste momento o meu vai a 89.960 e continua a escalar) [Firefox 3.0b4]
No entanto já estou muito habituado ao Firefox e ás suas extensões e creio que só o Opera consegue fazer-lhe frente. Já experimentei o Opera e gostei mas não migrei, mantive-me no Firefox.
Agora, Internet Explorer… nunca mais, parece que ando sobre um campo minado, uma sensação de insegurança, poucas funcionalidades, uma interface que deveria facilitar-me a vida mas que só complica (detestei quase tanto como o novo interface do office 2007). Realmente não percebo como ainda “andam por volta” de um browser que, na minha mais sincera opinião, está cada vez pior…
Gosto bastante deste browser mas é pena não ter alguns addons como o Firefox.
Mas é bom?
Se broqueasse o ads, se tivesse o botão “GO” ao digitar um endereço, se tivesse o botão adicionar abas, e um leitor RSS igual ao do firefox e outras coisas eu talvez optaria pelo safari, mas a apple pensa que os usuários do windows e linux são como os usuários do mac, ela que me desculpe que a apple então fique no mundinho dela, o browser sem essas funções basicas é um browser igual ao sistema windows 98; ou seja; temos que esperar o tempo para isso evoluir senão isso se torna tão chato quanto apagar com borracha um rascunho.
No meio de tanto comentário sobre um copy-paste que correu mal só quero dizer que uso o Safari há uma semana e não quero outra coisa. Tenho uma máquina limitada na memoria (256mb) e experimentei tudo o que é browser do mercado. Sou um browser-dependente pois passo na Net 5 a 10 horas diárias. O Safari é infinitamente melhor que o IE. É muito melhor que o Opera. É melhor que o Firefox (que eu usava e abusava mesmo das últimas versões beta) simplesmente porque é 2x mais rápido e consome 20mb de memória contra os 80mb do Firefox e usa o motor do Firefox. Não tem tantas mariquices mas tem mais que o essencial – Flash, adobe, java, javascript, etc. Não tive um único crash. Nunca tive que recorrer ao IE para abrir uma página que Safari não abrisse porque ele abre tudo. Então nas páginas que incluam recursos multimédia e video (Youtube etc.) é simplesmente espantoso. Com uma ligação a 2MB até paresse que tenho uma a 8….
e detesto Macs e Apples …
testei o safari e está aprovado!
ele é muito bom mesmo!
Caros e caras colegas,
Este assunto é de vital importancia tratando-se, no meu caso, de utilização na minha empresa. Não discuto o porquê de utilizar o Safari (haveram igualmente 101 razões para utilizar outros) mas utilizo.
Como é cá política ter todo o software legalizado (e até concordo) é inquietante que uma tradução de um contrato de utilização e licenciamento de um programa possa ser dúbio. Quando instalei o Safari 3.1, por acaso li na página da Apple o End user Licence Agreement (http://www.apple.com/safari/download/) que dá acesso a um PDF “Software licence agreement for safari for windows” http://images.apple.com/legal/sla/docs/SafariWindows.pdf
No ponto 2. especifica que “This License allows you to install and use one copy of the Apple Software on each computer owned or controlled by you.” não menciona que tem de ser um computador Apple.
Questão legal: o que prevalece ? O licence agreement do programa ou da página que permite fazer download do programa ? Bem no mínimo existem dúvidas, o que só por si não devem prejudicar o utilizador que tem o programa instalado. E Safari para Windows em computadores Apple ???? Quando eu tiver um Mac quero lá saber do Windows nesse computador.
Saudações e comentem.
Tiago