Spotify perderá cada vez mais artistas para o rival Apple Music
Os serviços de streaming (transmissão) de música estão em voga. São vários, mas os mais conhecidos acabam por ser o Spotify, atual líder de mercado, bem como o Apple Music, o principal rival. Porém, o futuro está cada vez menos auspicioso para a empresa sueca com os próximos 5 anos a afigurarem-se ainda mais desafiantes.
Nesse sentido, vemos a Copyright Royalty Board, entidade reguladora norte-americana a querer aumentar os proveitos para os artistas em 44% ao longo dos próximos 5 anos. Algo que está a causar bastante contestação.
Perante este cenário, empresas como o Spotify, Amazon e Google estão a contestar a decisão. Contudo, a tecnológica de Cupertino não parece estar incomodada com a proposta, aliás, bem pelo contrário. Entretanto, a indústria prepara-se para eventual o aumento gradual das tarifas ou royalties devidos aos artistas musicais.
O Spotify enfrenta cada vez mais pressão
De acordo com o relato da Variety, ao contrário das demais empresas de streaming de música, a Apple não se pronunciou sobre esta possibilidade. Ao mesmo tempo, o Spotify começa a enfrentar as repercussões da postura contrária ao aumento. Nesse sentido, vemos já alguns artistas a expressar publicamente o repúdio.
Ainda que possa ser argumentado que tudo isto não passa de uma guerra entre os departamentos de relações públicas das várias empresas de streaming, certo é que o atual paradigma não se mostra favorável à empresa sueca de streaming. Assim sendo, podemos ver cada vez mais artistas a abandonar a sua plataforma.
Officially canceled my @Spotify subscription because Of their abhorrent treatment of songwriters and added @AppleMusic #cancelspotify pic.twitter.com/hdHIAEHgBr
— Manny Medina (@MannyDMedina) March 9, 2019
Sinal disso mesmo é a nova hashtag que começa a correr no Twitter #cancelspotify. Note-se que, como se não bastasse o ato de abandono da plataforma, a forma como esta pode ser feita, publicamente, é péssima para a imagem pública do Spotify. Além disso, fomenta toda uma guerra de influenciadores e divide o público.
O Apple Music é quem mais pode ganhar
Tudo isto se prende com o facto de o Apple Music ser o único serviço que não tenha tomado uma posição pública contra o aumento das tarifas. Ao mesmo tempo, para a Apple será fácil arcar com este aumento das prestações devidas aos artistas. Aliás, caso a empresa o deseje, pode nem vir a aumentar o custo do serviço.
Bastará, para a Apple, compensar este facto com algumas das receitas geradas por outros setores. Ao passo que empresas dedicadas unicamente ao streaming de música, sem outras fontes de receitas, não se encontram na mesma posição. Como tal, facilmente percebemos o porquê não quererem o aumento das tarifas.
Ainda assim, o Spotify está a procurar outros serviços, que não só o streaming de música. Como tal, temos visto a empresa sueca a adquirir várias empresas de podcasts para mitigar a atual dependência. Ao mesmo tempo, vemos já a empresa a classificar-se como plataforma de áudio, e não só como de música.
O streaming de música, hoje e daqui a 5 anos
Ainda na semana passada o Wall Street Journal relatou que o Apple Music já tinha mais assinantes do que o Spotify nos Estados Unidos da América. Um novo fôlego para o serviço de streaming de Cupertino que quererá replicar estes avanços em mais mercados.
Assim, para todos os efeitos, a Apple seria a mais beneficiada com o aumento das tarifas para os artistas. Não estando sequer em causa o mérito da decisão, a empresa veria os seus rivais numa posição de desvantagem. Enquanto isso, poderia encontrar proveitos e receitas que compensassem as novas tarifas noutro setor.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Variety
Neste artigo: Apple, Apple Music, Spotify
Com a Apple criou-se um gigante tecnológico que pode dar, sem qualquer dificuldade os tais 40%
Longe de ser justo e competitivo. Está é a usar o seu grande bolo criado com a venda de produtos com enormes margens de grupo para agora ter uma politica anti competitiva onde paga para ter mercado, em vez de o conquistar.
Quando o mais rico em vez do mais competitivo ganha, todos perdemos.
Sim é injusto os artistas, que fazem a música, receberem mais…
Vai aí alguma confusão.
A Apple pratica os mesmos custos que os outros serviços.
A mim ainda não me convenceu, e nem sequer têm versão free, ou está em todas e mais algumas plataformas e devices
Espero que exista séria concorrência. É sempre bom para os consumidores.
Eu uso o Google Play Music, pago o mesmo que no Spotify ou com a Apple Music, simplesmente fiquei sem paciência para estar a baixar apps, quando já tenho uma que a Google me dá, se calhar devíamos olhar mais para o que a Google já tem dentro dos nossos Androids e menos para o que estas empresas que só querem dinheiro.
A parasitoid não quer dinheiro… coitados…
Ainda impunha publicidade audio no meio das músicas, como resolveu fazer nos televisores droid…
não há hipótese para a apple.
empresa que se preocupa com as pessoas e ainda consegue fazer mais dinheiro do que as outras todas juntas.
fantastico
“empresa que se preocupa com as pessoas”
Spotify?
Certamente não estás a falar da Apple.
“mais dinheiro do que as outras todas juntas.”
Yeah.. might not want to get too carried away on that one.
E tu também não estás a ajudar, com essas deturpações.
Se for assim prefiro o tidal , pois não preciso instalar uma aplicação que só funciona em plataformas proprietárias
“Microsoft e Apple , nunca foram concorrência”
Boa anedota….
Tendo usado ambos e sendo atualmente subscritor do Spotify:
O spotify é melhor que o apple music devido ao tema escuro. Ponto final.
Portanto, um carro é melhor que o outro devido à cor. Faz todo o sentido.
AppleMusic é para mim a melhor app de music streaming.
Quer via app, quer via iTunes, quer atraves das diversas WebApps disponiveis como, por exemplo, a https://musi.sh/
Há uns anos a iTunes nem sequer tinha concorrência, agora estamos a discutir se o Spotify vai ser ultrapassado ou não pela Apple Music. Incrível.
Porque é que abandonariam as outras plataformas se podem ganhar em todas?!
Se passar a ser obrigatório os artistas receberem 40%, quer dizer que todas as plataformas terão de pagar 40%.
Além do mais, isto parece-me ser uma regulação que apenas será aplicada nos EUA.
Isto soa a campanha pro-Apple…
eu duvido, so se appleshit fizer preços melhores, e levar aquela beeeiooonciii para eles com exclusividade e etc. pq americano é maria vai com as outras, assim povo londrino.
eu gosto do spotify depois de ter passado tempo no google play music que segundo fontes vai ser finalizado. Mas eu nao uso e nem usaria nada da apple.
nem se eu fosse empregado dela, ou se fosse do lado de casa.
Eis aqui um bom exemplo de Desinformação.
Então agora que a Spotify inicou o Rollout da Direct Upload para os Artistas (permite que cada artista faça upload directo das suas músicas para o Spotify sem terem de pagar aos agregadores CDBaby, Tunecore etc taxas para o serviço nem comissões sob os royalties) justamente para aumentar a porcentagem de revenue p streaming é que eles haviam de perder os ARTISTAS para a Apple?
Repare, meu caro, que estamos apenas a apresentar a factualidade. Temos uma corrente em circulação no Twitter com a hashtag #cancelspotify. Temos a publicação de um artista apelando ao boicote generalizado. Temos também a fonte a apontar nesse sentido.
Agora, se tudo isto não passa de um golpe de PR, aí já não digo nada…
Só para colocar aqui um ponto final no tema:
O objecto da análise é o favto de ser um artista a tentar um boicote a maior e melhor plataforma de streaming de
música.
Worst payout p/ plataform:
1 – YouTube
2 – Spotify
3 – o resto(Apple stuff & others)
Top Streaming platform:
1 – YouTube
2 – Spotify
3 – o resto(Apple stuff & others)
No mundo capitalista
Quem tem ouro é quem manda.
Spotify tem o ouro(users).
Eu por vezes fico incrédulo com certos comentários, mas há alguém que de facto tenha experimentado a versão premium do Spotify e do Apple Music e que seja capaz de dizer que o Apple Music é superior?!! Eu tive ambos à pala da Yorn e assim que termine a borla do Apple Music vou a correr para o Spotify Premium. A app é muito superior em interface, velocidade da app (instantânea) posso controlar o Spotify no IPad que está ligado à aparelhagem a partir do Spotify no PC quando estou a trabalhar e do iPhone nas restantes situações (500M pontos só aqui) é muito bom em qualquer plataforma, já experimentei em Android antes, também era muito bom, finalmente a selecção de músicas automáticas de acordo com os nossos gostos… é mais uma vez tão superior o Spotify! Depois há a questão do iTunes no PC, isso então é para esquecer, trabalho com aplicações pesadissimas, mas nada bate o tempo do iTunes a abrir ou a fazer o que quer que seja e ainda os recorrentes problemas de login, deixei de usar. Tenho pena do mau hype em volta do Spotify e isso vir de facto a reduzir o portfólio. A par da Netflix são as apps que pago de olhos fechados e se tivesse que escolher não era com a Netflix que ficava.