Saiba gerir a sensibilidade do 3D Touch do seu iPhone
A Apple, há um par de anos, introduziu no iPhone a tecnologia 3D touch. Esta nova forma de invocar mais acções nos ícones e noutras áreas do iPhone, responde às solicitações conforme a pressão exercida no ecrã. O ecrã "sabe" diferenciar quando o utilizador dá um clique ou quando pressiona, tal como se fosse um botão.
Mas que pressão devemos exercer para usar as várias acções do 3D Touch? É isso que vamos parametrizar.
Os botões físicos parece que vão desaparecer dos smartphones. Com as tecnologias que hoje os ecrãs já trazem, facilmente percebemos que os botões mecânicos têm os dias contados.
Durante décadas, os botões físicos habituaram-nos a carregar sem ter a "preocupação" de saber se apertávamos mais ou menos... apenas apertávamos e funcionava. Com esta nova tecnologia já não é bem assim.
Para gerir a sensibilidade do 3D Touch no seu iPhone vá a Definições > Geral > Acessibilidade > 3D Touch. Logo no início desta janela existe um botão selector que poderá desligar se não lhe interessar de todo usar esta funcionalidade.
De salientar que ao desligar o 3D Touch também estará a desligar as Live Photos.
Para gerir a sensibilidade do 3D Touch, desça na janela e terá um "slider" 3D TOUCH - PRESSÃO para deslizar a "dureza" do toque entre as opções Leve, Média e Firme. Agora experimente e veja se tira mais proveito desta funcionalidade.
Este artigo tem mais de um ano
Média.
Já que vão a Acessibilidade experimentem ativar o AssistiveTouch e personalizá-lo (sobretudo em iPhones já com anos e com problemas no botão Home ou On/Off)
Depois da Apple ter lançado isto, não iam “as marcas todas imitar a Apple”?
A Apple deixou de ser suficientemente inovadora para imitar.
Não imitam, porque é caro, e porque não aparece nas folhas de especificações dos supermercados.
Querer, queriam. A tecnologia necessária é que não tinham.
Lol! A Huawei implementou semelhante na mesma altura e até a ZTE o fez, têm de arranjar outra desculpa menos esfarrapada. Só não escarrapacham na publicidade se não quiserem!
A questão é que é uma tecnologia inútil, uma vez que no Android “sempre existiu” o long press e pesar figos fica os “fãs da fruta”.
A Huawei não tem nada semelhante, o 3D touch consegue detectar diferentes pressões em diferentes pontos do ecrã, o Force touch só sabe a pressão total no ecrã.
No iOS sempre existiu o long press, antes do Android sequer sair!
Avisa quando usares um iOS pela primeira vez…
Muitos.
Ao contrário do que acontece no Android, a funcionalidade tem suporte de software.
Eu como utilizador de iOS só uso 5% do 3D Touch, uso só para activar os dados móveis mais rapidamente por aí, e para apagar fotos muito devez enquanto de resto é uma funcionalidade inútil no que faço diariamente, isto sou eu a falar por mim, se o funcionamento é diferente e bem mais completo que no Android acredito seriamente que sim, mas para mim é das poucas coisas que não me faz diferença no uso diário.
Só isso? Nem ao menos para responder a uma mensagem no ecrã bloqueado? Já reparei que há quem não conheça as muitas funcionalidades do 3D Touch, como é o caso dessa. Vale a pena pesquisar por 3D Touch guide/tips.
P.S. Confundir “long press”, que depende do tempo que se está a premir, com 3D Touch ( uma evolução da Apple do seu anterior Force Touch) que depende da intensidade da pressão não vai com nada.
Já agora, para quem não saiba, o 3D Touch da Apple permite distinguir níveis de pressão de vários dedos no ecrã ao mesmo tempo (multitouch)
Já agora, porque tinha escrito duas palavras juntas – é mais fácil inserir o cursor onde se quer usando o 3D Touch, pressionando o teclado e movendo o cursor.
@ Note, sim por vezes também utilizo o 3D Touch para responder com o ecrã bloqueado mas muito esporadicamente, uma coisa que uso mais frequente é o cursor do teclado, os que uso mais até é esta função do cursor do teclado e para activar os dados móveis mais rápido, mas tipo para ser sincero não uso assim……, tipo por vezes até me passa e nem uso muito do 3D Touch, mas é como digo falo por mim.
A Huawei implementou um desejo semelhante nos aparelhos mais caros, mas em concretização ficou muito aquém do que a Apple fez e com uma tecnologia diferente.
O long press e variações existem basicamente desde o início do iPhone, ou seja antes do Android. Os dois tipos de acções existem a lado a lado em muitas partes do interface do iOS.
a quanto a pesar figos isso era a ideia da Huawei