Estamos a poucos dias de um grande evento WWDC, onde a Apple irá dar a conhecer alguns dos seus projectos que serão tendência para o mercado da tecnologia em 2013 e 2014. É por isso um evento a seguir com atenção.
Depois do muito que se falou, de tantos rumores de lançamentos, a Apple, na voz dos mais e menos entendidos, poderá lançar um manancial de equipamentos, serviços e software. Mas será bem assim?
Claro que não, a Apple tem uma política de contenção de informação que liberta de forma temporal para evangelizar o mercado e é isso que podem contar.
Mas então neste evento WWDC 2013 o que podemos esperar?
A Worldwide Developers Conference (WWDC) está a poucos dias e é inegável que o mundo tem os olhos postos em cima do que a Apple irá apresentar. É inegável que este evento pode marcar as tendências, quer de um ponto de vista positivo quer negativo, isto se a Apple mantiver a sua política de “actualizações meigas” aos seus produtos e às suas tecnologias, que, desde há uns anos para cá, marcam o ritmo do desenvolvimento para o mercado tecnológico de consumo.
Muita gente está super entusiasmada com este evento e com o que de lá poderá sair, mas a realidade poderá ser diferente de tudo o que é rumor e de toda a magia que foi sido imaginada nos meios de comunicação.
Para começar não podemos esquecer que este evento sempre foi aproveitado pela Apple para discutir ideias e projectos ao nível da programação, por isso tem como nome Developers Conference, mas ainda assim poderá ser um palco útil para a Apple alimentar o mercado destes meses de provação, uma travessia do deserto de novidades que não se via há muito tempo.
Então qual é o core deste evento?
A WWDC é um lugar onde alguns, poucos, programadores têm a sorte de entrar e ganham acesso a contactos com os mais brilhantes departamentos de engenharia da Apple. Dessa forma, estes developers podem criar alguma intimidade com código e APIs, entre muitos outros factores de programação, do universo Apple. Isso é ouro actualmente., dada a conjuntura mundial na utilização de tecnologias da marca de Cupertino (como exemplo os valores pagos pela Apple aos developers).
Este é um lugar onde os programadores de iOS e OS X começam a espreitar – e a tocar – no novo material que está a ser desenhado pela casa mãe, permitindo a estes “sortudos” começar a programar, apontando as suas aplicações com vantagem sobre milhões de outros, aproveitando o que conheceram destas plataformas. Este é, em boa verdade, um local onde os developers têm contacto íntimo com o verdadeiro ecossistema Apple, na sua génese.
Assim, tenhamos presente que este evento é para Developers! Se forem ver as edições anteriores verão que o CEO da Apple e a sua equipa apenas têm um par de horas em palco (depois em cada sala decorrerão as palestras dedicadas) e que isso não chega para apresentar os “super, magnificos gadgets” que muitos esperam ver neste evento. Não fiquem, portanto, decepcionados!
Mas então o que poderá ser apresentado neste evento WWDC 2013?
Novos iPods
Não. Não acredito até porque a Apple acabou, como vimos aqui, de lançar uma actualização da família do iPod Touch. Não verão certamente novidades neste segmento!
Antevisões das actualizações do iOS e do OS X
Aqui sim, poderá haver muitas novidades, até porque se enquadram no que abordamos, no preâmbulo destas possíveis novidades. Como espaço para developers devemos sim esperar novidades sobre o novo iOS 7 e sobre o Mac OS X 10.9.
Na verdade espero algo profundo, na plataforma iOS 7, mas no Mac OS X não se esperam grandes inovações ou alterações estruturais, até porque correu bastante mal à Microsoft esse risco, pelo menos por agora. Não quer dizer que o Windows 8 não venha a ser um sucesso de vendas e seja trampolim para um idílico cenário de rejuvenescimento da plataforma que todos usamos (agora ou um dia).
Assim, o que nos poderá trazer cada uma destas plataformas?
iOS 7
Pessoalmente espero uma interface totalmente redesenhada, cortesia de Sir Jony Ive. Mas quem conhece e segue o trabalho de Jonathan Ive sabe que este designer britânico é muito conservador (ups, lá se vão alguns sonhos?), é vocês sabem que ele é um dos responsáveis do aspecto de alguns produtos de grande sucesso da Apple, como o MacBook Pro, iMac, MacBook Air, iPod Touch, iPhone, iPad e iPad Mini.
E o que têm estes dispositivos em comum?
Todos são muito conservadores nas suas linhas, conservadores no aspecto e por isso Ive foi deixando o aviso (esqueçam a parte escura da interface), o iOS 7 terá um ‘look flat’. Ok, pacifico, até agradeço, não gosto do aspecto do couro costurado, nem dos apontamentos de madeira e dos ícones com laivos de 3D. Por favor, entreguem um interface clean. Ponham olhos na concorrência que faz um óptimo trabalho, senhores!
Juntamente neste segmento, é de esperar novos e renovados serviços do iCloud, trazendo um conjunto de novas APIs, integração com as redes sociais , o renovado e mais abrangente Siri (sim, o Siri trará novidades importantes, principalmente no segmento automóvel), integração mais íntima com o OS X e o iRadio. A febre da música será também aproveitada pela Apple.
iRadio
Conforme foi veiculado, a Apple fechou um acordo de licenciamento com a Waner Music Group no passado domingo, o que faz prever a apresentação do seu novo serviço de streaming musical. Há quem lhe chame iRadio e virá obviamente combater o sucesso do Spotify, entre outros. Este também deverá ser apresentado na WWDC 2013, faz sentido apresentar já o produto e acredito que o façam.
AirDrop for iOS
Outro tema que “cabe” neste evento é a nova (embora já falada desde há anos) tecnologia de partilha de ficheiros peer-to-peer que existe no Mac OS X e que pode ser portada para o iOS 7. É um grande salto e acredito que pode ser um trunfo. Até porque aumenta o que é muito criticado no iOS, a sua falta de flexibilidade na partilha de conteúdos, também é um desafio para os programadores.
OS X
Tem-se falado pouco deste salto na plataforma OS X. Mas espera-se melhorias graduais, principalmente na interface, espera-se que apreçam novas APIs, uma maior integração com o iCloud e que haja uma interacção maior com o iOS.
Acredito que a Apple, até pelos rumores mais seguros, poderá integrar o Siri nesta versão do OS X. Os ajustes nalgumas funções do OS X levariam a que o Siri fosse um salto importante em termos de aumento da performace e este SO precisa de facto desse incremento de velocidade. A inclusão do Siri mais perfeito no iOS 7 será a oportunidade para o portar OS X.
Também deverá aumentar a pressão ao mercado com a apresentação do iBooks e do Quiosque, são apps que terão de evoluir nesta plataforma, pois este é um mercado rentável para a Apple e para os seus parceiros. Depois, o normal, mais actualizações no iTunes e nas ferramentas nativas.
Os mapas da Apple?
Pois, poderá ser aqui também uma estreia, pode ser que a Apple venha corrigir este erro do passado e apresente no Mac OS X alguma boa novidade com esta sua tecnologia de mapas já bastante corrigida e muito aperfeiçoada. A Apple irá limpar a sua imagem, acredito que não perderá essa oportunidade, até porque a Google tem feito um excelente trabalho no seu produto de Mapas.
iCloud
Aqui veremos alguns importantes passos para tornar o iCloud numa ferramenta muito mais flexível e próxima do utilizador. A Apple tem recursos e está a programar certamente um passo de cada vez.
Um cliente para gerir o espaço na nuvem, permitindo o envio e a sincronização de dados entre dispositivos é credível e possível e faz parte do desafio para os developers. Na minha opinião, aqui haverá uma grande aposta, mesmo ao nível da área gaming.
Novo iPhone ou iPad
Neste evento? É altamente improvável.
Não podemos nunca esquecer que estes são os principais produtos da marca de Cupertino e terão honras exclusivas de apresentação. Estes rumores de iPhones de plástico, mais baratos é tudo para encher linhas, nada disso é o caminho da Apple e nem a Apple irá perder tempo com isso num evento destes. São fantasias.
A Apple voltou a um rigor que já não víamos há uns anos. Há um silêncio estranho, não se sabe nada (nada de interessante e de jeito) sobre o novo iPhone, isso é inquietante mas interessante oa mesmo tempo. Fala-se, como vimos já em vários artigos, em novidades de alto recorte tecnológico… apenas rumores, mas acredito que, quando a Apple lançar o iPhone 6, este terá – até porque o Galaxy S4 não permite outra coisa – de ser muito bom e criar o efeito WOW!
Novos Macs
Este é um segmento muito importante para a Apple, mas está longe de ser tão importante como o segmento mobile, aqueles que fazem furor: os iPhones e iPads. Assim, a anunciar algum hardware (se anunciar, o que também não estou muito convencido), este poderá ser um dos que a Apple escolherá. É uma ferramenta de trabalho, tem um curso de mercado que não é influenciado pela concorrência e está dependente do calendário exclusivo da Apple.
Iremos ver certamente uma aposta forte nos MacBooks Air, mais ecrãs retina e mais poder de processamento. Novidades que o mercado do hardware está desejoso por ver aproveitado.
iRing
Este é outro segmento muito curioso, é uma jóia de fantasia! Não acredito que nos próximos tempos, a Apple se meta nessa guerra. Há muito o que segurar, a Apple tem a Samsung à perna e não pode de forma alguma distrair-se no seu caminho mais forte.
Estas são algumas ideias com que fiquei e que têm vindo a público. Realidade, rumor, fantasia e expectativa, um misto de informações que só a Apple conhece, mais ninguém. Vamos ver se de facto teremos mais alguma novidade que desconhecemos. A app está lançada para cada um dos interessados cobrir o evento.
Qual será a vossa opinião e expectativas em relação a este evento?