O que faria em caso de pânico?
Para os utilizadores Mac OS, o Kernel Panic é o equivalente ao Blue Screen of Death. Algo correu mal e nada mais há a fazer, para além de desligar o computador. Contudo, ao contrário do que acontece com o tão badalado BSOD no Windows, muitos utilizadores nunca se depararam com o Kernel Panic: é um facto!
Se na verdade desconhece este ecrã, parabéns! Muitos utilizadores já se queixaram e o Kernel Panic tornou-se bastante conhecido quando se fizeram os primeiros upgrades para o Mac OS X Leopard. Ainda assim, para todos os que nunca experimentaram o desespero de receber uma mensagem tão terminal, alguém se lembrou de criar uma aplicação que simula o desespero de estar perante algo que nunca deveria acontecer.
A aplicação simula na perfeição o Kernel Panic com a garantia de que, com o simples atalho de teclado Command-Q, tudo volta ao normal.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Mac OS X 10.4 ou superior Download: iPanic 1.1.1 [476KB] Homepage: iPanic
Este artigo tem mais de um ano
Qual a utilidade disto?
A mim apareceu-me umas vezes ao tentar instalar, no Leopard, o último Ubuntu pelo Parallels. Não sabia que era o BSOD dos Mac. Tá-se.
:\
Acho que há uma razão por detrás da Microsoft fazer com que, em caso de BSOD, o PC se reinicie automaticamente 😛 Muitos noobs que andam por aí nunca sequer viram um BSOD na vida.
só não vê quem não quer…
em pleno estádio olímpico estava um beeeeem graaaande! xD
Ricardo, tudo o que é postado no pplware tem obrigatoriamente de ter alguma utilidade em especifico? Onde é que isso esta escrito? enfim…
Cumpz!
http://ano3mil.net
Nunca vi um destes Kernel of Panic 🙂
BSOD já vi bastantes em Windows 98…
cumps,
lfspaulo (Há cenas lixadas!)
@Ricardo…
Brincadeira porreira… Utilizade zero, e so para quem quer ter um MAC mais parecido com o Windows…
😛
Eu vi muitos quando tentava instalar versões do Mac OS X Tiger para CPU Intel/AMD.
Quanto aos BSOD hoje em dia serem raros! É verdade, o Vista vêem com uma função que se algo disto acontecer, o Sistema Reinicia Automaticamente, isto pode ser configurado nalgum lado que eu não sei dizer, uso Kubuntu e XP, por isso… e depois existem algumas BIOS que em caso de erro de Sistema, também BSOD que reiniciam automaticamente.
Tudo isto configurado por baixo dos nossos narizes, para que nós nunca tenha-mos a oportunidade de os ver, isto para o utilizador rookie, porque quem sabe e gosta de ter o relatório de erros com códigos estranhos, tudo exposto no nosso LCD, sabe e configura-o para tal.
CUMPS
Eu ja vi muitos kernel panic tanto em *nix como em mac, é muito agradável quando ocorre por falhas de hardware principalmente de discos.
Relativamente ao reboot que o Vista faz se chegar à conclusão que é mau demais para estar instalado num pc, o xispe já tinha disso e por falar em xispe o melhor é o que é feito pela minha tia de Casais Próximos.
Um grande amplexo que tenho de ir polir a minha coroa do carnaval.
Este post é bastante falso.
Em 1º, um BSOD nada tem a ver com um kernel panic.
Em 2º, um kernel panic não tem a ver com utilizadores MAC OS, mas com qualquer base UNIX.
Em 3º, um kernel panic, significa o não arranque do sistema, enquanto que muitos BSOD basta reiniciar o PC.
Em 4º, um kernel panic, quando acontece, é porque alguém mexeu seriamente no núcleo do sistema ou em algo que afecte directamente o núcleo, quase nunca ou nunca vem por algum update de kernel feito por package managers ou parecido.
Não confundam as coisas, por favor.
@Luís Nabais:
O facto do Kernel Panic ser de base Unix, não quer dizer que não seja Mac OS também.
O facto do Kernel Panic significar o não arranque do sistema não é de todo verdade. Eu já vi um Kernel Panic quando liguei um monitor externo. O kernel Panic apareceu e eu tive que reiniciar o Mac.
B0as.
Para desactivarem o reinicio automatico após uma falha no XP façam o seguinte.
Abram o O meu computador e carreguem no botao direito, vao a propriedades. depois aparece uma janela (propriedades do sistema) vao ao tab avancadas e carreguem em definicoes na parte Arranque e recuperacao e tirem o visto no reinicio automatico 🙂
cUMPS.
Mais uma noticia a fazer de conta que o software da “maçã” é melhor que o da “janela”, mais uma vez falharam na qualidade da noticia.
@ João Coutinho, em relação ao Mac OS, eu não quis dizer isso. O que quis dizer isso é que o post dá a entender que é algo associado ao Mac OS, o que não é verdade. É associado à base UNIX, que é a mesma base do Mac OS. Para quem não sabe, a base de Mac OS é Unix/BSD.
Em relação ao kernel panic e teres reiniciado o mac e ficou resolvido, sinceramente, nunca vi nenhum, pois quando acontece, significa que algum driver ou algum ficheiro de configuração não permite o kernel arrancar o sistema. Daí a minha estranheza ao ler que após reiniciar o computador, isso ficou resolvido. Mas se dizes que sucedeu, acredito, até porque já vi milhares de coisas estranhas em PC’s, como uma vez um pc antigo meu com windows (que felizmente é SO(é?) que já não uso há muito tempo) não fazia shutdown, apenas restart, mesmo quando pressionava Shutdown, porque tinha um problema nos drivers da placa de som (daqueles problemas que deram um bom trabalho para descobrir e resolver).
Eu sou user de Unix/Linux (há e um fã de Mac OS X, apesar de não ter nenhum computador com esse SO, por agora. Daqui a uns tempos tenciono mudar isso.
Não me interpretem mal 🙂 Abraço
Não sei de onde veio esse meu “há” e o parêntesis no fim do meu comentário, não é comum em mim escrever com erros desse tipo…
Corrijo para:
Eu sou user de Unix/Linux e um fã de Mac OS X, apesar de não ter nenhum computador com esse SO, por agora. Daqui a uns tempos tenciono mudar isso.
Abraço
@azeiteiros
A verdade é que o SO da maçã (tal como qualquer Unix/BSD/Linux) é de longe melhor que o das janelas, independentemente da má qualidade desta notícia, que é real, admito.
De facto, os BSODS do windows 95, 98 e Me é que eram de assustar.
Com o XP, passada a fase de deitar fora o hardware velho (praticamente todo) e comprar o novo que cumpria as especificações, instalar os correspondentes drivers, o SP 1, SP 2, e sucessivas actualizações, o BSOD tornou-se raro.
Aqui fica a imagem, para quem já não se lembra. Sempre é mais informativo, quando identifica correctamente o erro, do que o do UNIX-Mac OSX. Já o Ubuntu, quando bloqueia, dava-me jeito que tivesse um BSOD.
http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Bsod.svg
@Luis Nabais
O artigo dá a entender aquilo que tu quiseres. Pessoalmente, não vi qualquer referência ao Kernel Panic como sendo exclusivo do Mac OS. Vi no entanto que era o equivalente ao BSOD. Ah, e para quem não sabe, a base do Mac OS nada tem a ver com BSD.
@ azeiteiros
Mas é alguma mentira dizer que o Kernel Panic é muito menos vulgar que o Blue Screen Of Death? Abre os olhos.
em ubuntu nunca o vi. é como procurar gambuzinos
@Ricardo Ferreira
Diz a wikipedia:
“Mac OS X incorporates elements of OpenStep (thus also BSD Unix and Mach) and Mac OS 9. Its low-level BSD-based foundation, Darwin, is free software/open source software.”
Para alem disso, o artigo não fala em mais nenhum sistema operativo, quem não souber assume q só tem a ver com o Mac.
@ FredPT
Nem tudo o que consta na Wikipedia é verdade. Eu explico-me:
Como disseste, o Mac OS X incorpora elementos do OpenStep mas não directamente. O OpenStep foi desenvolvido nos anos 80 pela Sun e pela NeXT com base no já existente NextStep. Ora, este sistema operativo incluía por sua vez a microkernel Mach, que tinha já as suas bases no código do Unix BSD. Resumindo:
Unix BSD > Mach > NextStep > OpenStep > Darwin > Mac OS X
Actualmente, a presença de BSD no Darwin/Mac OS X é muito reduzida; é baseada em código do FreeBSD com muitas alterações.
Dizer que o Mac OS X é baseado em BSD seria o mesmo que dizer que o Pplware é baseado no b2, só porque o WordPress nasceu aí.
Quanto ao assume ou não assume, nem sei que te diga, eu não interpreto assim…
@Luís Nabais: Quando fiz o upgrade para o Leopard do MacBook que tenho em casa, era frequênte o Kernel Panic. E após o upgrade para a versão 10.5.4 deixou de acontecer.
Quanto à notícia, ela pretendia apenas dar a conhecer um Programa que simulava uma situação de crise no Mac OS. Apenas isso!
@todos:
“Para os utilizadores Mac OS, o Kernel Panic é o equivalente ao Blue Screen of Death.”
Esta pequena frase dá a entender que o Kernel Panic é algo próprio do MacOS X.
Uma escrita mais correcta seria algo do tipo: “Para os users de UNIX bla bla bla” e depois “para o MacOS X encontrámos este programa que simula, etc etc” loool
De resto… para simular um kernelpanic será mais eficaz fazer download da imagem de um, nao? :]
Ola pessoal,
Eu fui uma das infelizes que apanhou com um kernel panic 🙁 Alguem tem uma solucao?