Novidades da MacWorld 2009
Terminou há breves instantes a keynote de Phil Schiller na última MacWorld da Apple. Sem Steve Jobs, sem iPhone Nano, sem novos Mac Mini ou iMac's, o destaque vai para o novo MacBook Pro, de 17'' e bateria com duração de 8 horas, e para a iTunes Store, com novos preços e músicas sem protecção DRM.
As primeiras novidades estão relacionadas com actualizações de software. Começamos pelo iLife que traz consigo muitas novidades para o iPhoto, iMovie, GarageBand e iWeb. O iPhoto ’09 introduz novas formas de organização para as suas fotografias, Faces e Places, baseadas em quem aparece nelas e onde foram tiradas.
No primeiro caso, o iPhoto inclui umas nova tecnologia de reconhecimento de face que detecta automaticamente fotografias com a mesma pessoa. O iPhoto inclui ainda novos temas para a criação de slideshow's, novas ferramentas para edição de imagem e a possibilidade de partilhar as suas fotografias facilmente em serviços como o Flickr ou o Facebook.
No iMovie ’09 encontrará muitas novas funções que lhe permitirão editar clip's de vídeo de forma rápida e fácil ou adicionar óptimos efeitos especiais, com um pouco mais de calma. A estabilização de vídeo, que elimina balanços e movimentos bruscos da sua gravação é uma das excelentes novidades.
No GarageBand ’09 o grande destaque vai para as novas e divertidas lições básicas de piano e guitarra. Para aprender com os melhores, as Artist Lessons (vendidas separadamente) permitem-lhe aprender a tocar com verdadeiros artistas, entre os quais Sting e John Fogerty, as músicas que os tornaram famosos.
O iWeb ganha também os seus 5 minutos de fama graças à simplificação do processo de criação de páginas Web, com novos temas, possibilidade de adicionar imagens, vídeos e até pequenos gadgets, tais como contagens decrescentes, RSS feed's e vídeos do YouTube.
O iWork ’09 vem também apetrechado de novas funções para cada uma das suas populares aplicações de produtividade. No Keynote ’09 a estrela brilha sobre o Magic Move, que possibilita adicionar efeitos de animação automática de imagens, gráficos ou texto em slides consecutivos. Destaque também para as novas animações e gráficos 3D e para o Keynote Remote, uma aplicação para iPhone e iPod Touch, já disponível, que lhe permite controlar a sua apresentação via wi-fi.
No Pages ’09, um novo modo Full Screen permite-lhe concentração total na sua escrita, a par do novo modo outline.
Por fim, o Numbers ’09 introduz uma nova forma de agrupar e resumir dados, juntamente com uma nova forma de criar fórmulas complexas, bem mais simplificada. Além disso, foi também apresentada a versão beta pública do iWork.com, um serviço para partilha e colaboração online de documentos.
Depois disto, tempo para apresentar o novo MacBook Pro de 17 polegadas com uma nova estrutura resistente em alumínio e uma bateria que lhe permite até 8 horas de utilização contínua e 1000 recargas. Segundo a Apple, o segredo para uma maior duração da bateria é torná-la maior em tamanho. Assim, criando uma bateria não removível, os seus engenheiros conseguiram ocupar mais 40% do espaço. O novo MacBook Pro é amigo do ambiente (sem arsénio, mercúrio ou PVC), com uma performance superior ao modelo actual em cerca de 60%, mais três horas de bateria!
A versão base, ao mesmo preço que o modelo actual, 2799 dólares, 2499 euros, inclui um novo ecrã LED com retroiluminação de 17 polegadas (1920x1200 pixels), área de controlo em vidro multi-toque (trackpad multi-touch glass), à semelhança dos últimos modelos da família MacBook, a última geração de placas gráficas NVIDIA (9400M e 9600M GT), Intel Core 2 Duo a 2.66 Ghz, 320GB de disco e 4GB de RAM DDR3. Como não podia faltar, é equipado ainda com uma pequena câmara iSight, três portas USB, AirPort Extreme Wi-Fi, Bluetooth 2.1 e muito mais! Chega no final do mês.
Finalmente, 3 grandes novidades no iTunes. Agora que é o maior vendedor de música nos Estados Unidos, com mais de 10 milhões de músicas e 75 milhões de utilizadores, a iTunes Store apresenta novos preços. Após 6 anos a vender música por 99 cêntimos, e após pressão das editoras, que reclamavam maior flexibilidade, algumas faixas vão passar a ser vendidas por outros valores. Assim, em vez do preço fixo, o preço de uma música poderá ser de 0.69 dólares, 0.99 dólares ou ainda de 1.29 dólares.
Em segundo lugar, o iTunes Plus, lançado há cerca de ano meio, passa a partir de hoje a ser standard. São já 8 milhões as músicas disponíveis sem DRM e, até ao final do primeiro trimestre deste ano, todas as mais de 10 milhões de músicas, naquela que é a maior loja online de música, estarão totalmente livres de DRM. Se pretender actualizar a sua biblioteca e remover a protecção DRM de músicas que já tenha comprado, terá que despender 30 cêntimos por ficheiro.
Por fim, para os utilizadores do iPhone, para além de poder comprar música por Wi-Fi, também será possível comprar via 3G, aproveitando a funcionalidade da segunda geração deste aparelho.
Este artigo tem mais de um ano
bateria ainda nao removivel.
repetir o erro tantas vezes comeca mais a soar a microsoft e nao a apple
entao????????
Embora tenha ficado desiludido pela inexistência de uma actualização do MacMini, a actualização do iLife e iWorks foram boas notícias.
Duas notas apenas: iLife e iWork mais Leopard por 169USD http://store.apple.com/us/product/MB997Z/A
Download da versão demo do iWorks http://www.apple.com/iwork/download-trial/
Pensei que a apple iria corrigir o erro de não invluir porta firewire 400…pelos visto cairam no mesmo erro. estao a tornar o computadores cada vez mais bonitos mas cada vez menos praticos. nao adicionaram nada de novo e estao a retirar algumas caracteristas que eram de louvar num pc para trabalhar.
é removivel sim senhor! ainda no sabado estive com um na mão e a bateria é removivel! e alias para quê tirar a bateria ?
1º é um consumivel
2º deves usar como um portatil
3º é apple …
se tens esses problemas compras um mac pro … sempre ligado a corrente a bombar néh!
para não falar do ecra claro….maior resoluçao…pioer qualidade…granha demasiados brilhos!!!
@Gbush
O MacBook Pro de 17” vem equipado com uma porta FireWire 800 (até 800 Mbps), não 400… 😉
@Ricardo Ferreira
sim eu sei…eu tenho um Macbook pro de 17″ da geraçao anteior (FW400 e 800) e acho que retirar a porta firewire 400 e deixar apenas a 800 foi uma asneira. para quem trabalha com bastantes dispositivos firewire como é o meu caso…uma porta n chega!!!
Vítor Machado, as baterias no NOVO MacBook Pro não são amovíveis. Mas no MacBook Pro de sábado passado são. 😛
Correcção, luminoso: Bateria não removível, pela primeira vez.
Eu pessoalmente não acho que seja errado, principalmente porque as baterias nos Macs não viciam, tal como as antigas de lítio ou ainda as novas cell-battery que os portáteis mais recentes têm tido.
8 horas de bateria: Isto sim, é que é bom! É também um dos lados positivos da bateria não ser amovível.
Uma actualização ao preço do MacBook Pro: 2500€ na Apple Store Portuguesa.
Quanto ao iTunes: Yey. Viva, preços mais baixos em algumas das músicas.
E quanto às compras por ligação 3G… Vai dar negócio às operadoras. E mais alguma mobilidade aos utilizadores. Só que isto apenas vai ser passageiro, porque daqui a 10 anos, máximo dos máximos, será estranho que exista um local, pelo menos nos EUA, que não tenha wi-fi.
Parece-me que foi fraco… muita focagem em software e de hardware apenas o novo macbookpro 17. Andam a desleixar…
Mas noutra linha de discuçao, parece que o macrumors foi hackeado durante o evento, introduzindo comentarios aos feeds muito infelizes. A guerrilha digital esta em espançao e começa a meter nojo.
A explicação da bateria ser amovível:
“We’ve designed a battery that will last 8 hours on a charge, and can be charged 1000 times…” “The key to building a longer battery is making it bigger… the challenge is where to find the space to put it… in a removable battery there’s a lot of wasted space.”
http://www.engadget.com/2009/01/06/live-from-the-macworld-2009-keynote/
Tenho a impressão que há mais novidades amanhã.
Desculpem. Não há mais novidades “amanhã” – só hoje.
@aver
A explicação para a bateria não ser amovível está no post… 😉
Ricardo Ferreira
Não tinha reparado.
Pois, mas a cena da bateria parece-me muito à “iPhone”, quando acaba, mandas de volta e ficas sem portátil até te devolverem depois de pagares uns bons trocos por uma bateria nova 🙂
Bruno:
Sim, mas a bateria aguenta-se até à altura de comprares um PC novo, segundo a Apple.
…
Ou então até que expluda. O que pode acontecer nos próximos tempos.
@Manuel Reis
Sim, visto dessa forma… :\
@Manuel Reis
Sim, segundo a Apple, a nova bateria tem uma duração aproximada de 5 anos.
Se a Apple queria ser arrogante como a Microsoft conseguiu. É o que acontece com muita gente quando atinge um certo patamar. Acho que repetir erros por “casmurrice” não é bom. Quanto aos iPhone Shuffle têm de esperar. É melhor fazer uma coisa com toda a calma do mundo do que andar a correr para ter mercado. Os tempos não estão para andar a comprar telefones e iPods a toda a hora.
Já percebi que a Apple é pior que a microsoft, para a microsoft ainda se vai arranjando aplicaçoes que funcionam com a microsoft e esta ainda vai disponibilizando alguns produtos á borla, na Apple paga-se tudo.
Por isso já desisti de comprar Apple.
E a Apple está a descurar um mercado importante os portateis de baixo custo que estão a surgir.
Para quê gastar 1.200 € num mac com os novos portateis baratos, os tempos são de vacas magras e eles continuam a apostar no mercado das vacas gordas.
Este post é engraçado porque se vê como há gente que nunca está contente:
– uns é porque o PC tem Windows, nao é Apple, nao-sei-o-quê…
– outro é porque nao tem firewire (que 0.1% das pessoas necessita), bateria inamovível, é o ecra que brilha muito, tem muita resoluçao (outro queixam-se quando tem pouca…), é nao-sei-o-quê…
Enfim, nunca se pode agradar a toda a gente LOLOL
1) ninguém usa firewire ponto. Se ainda pedissem USB 3.0 por esse preço…
2) o ecra é *lindo* e a qualidade de imagem dos glare compensa muito mais que a meia-duzia de reflexos (já para nao falar que quando os olhos focam o que está no ecra os reflexos tornam-se muuuito menos incomodativos)
3) quem é que já comprou uma segunda bateria depois da 1a pifar??? Conheço dezenas e dezenas de pessoas com portáteis e nunca nenhuma trocou. Até os ACER que adoram pifar a bateria depois da garantia o pessoal troca de portátil e pronto)
4) as baterias ultimamente (principalmente as SONY e da MSI) nao dao problemas nenhuns e duram o suficiente para o pessoal trocar de portátil ou entao, sem problemas, manterem ligado á corrente (como muitos fazem).
Pessoalmente preferia que fosse removível já que 90% do tempo tenho o PC ligado á corrente e assim poupo a bateria a possíveis problemas no meu MSI de 900€. Mas num portátil de 2200€ nao teria problemas de nao me preocupar com esse pormenor. Muito provavelmente se tenho esse valor por um portátil desses (que considero valer isso) nao tinha problemas em gastar mais uns 200-250€ *se* passado uns anos ainda fosse ficar com ele e usasse a bateria.
Nada de novo…
Só show-off antes…
O costume…
Esta empresa sabe vender 🙂
É um exemplo!
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
@Luís Silva
O próprio Leopard já é muito mais completo em aplicações do que qualquer outro sistema oparativo. O iLife que aqui se fala é um exemplo disso, já vem de origem.
Na Apple paga-se tudo? Existem milhares de aplicações gratuitas!
No próprio site da Apple tem lá uma secção enorme com aplicações gratuitas.
Já lançaram o vídeo da Keynot Adress da Macworld 2009
http://events.apple.com.edgesuite.net/0901ouabdcaw/event/index.html
Estou aqui para tentar tirar uma dúvida:
Apesar de não ser dono de um, espero um dia poder ter um mac porque reconheço-lhes muita superioridade em muitos aspectos quando comparado com o windows.
O que eu quero saber é: até que ponto as aplicações existentes para, digamos, emular programas/jogos feitos para Windows conseguem correr no mac? eu sei que é uma pergunta parva porque há várias aplicações que tratam disso. mas concretamente, penso em jogos.
sou um grande fã do pes (pro evolution soccer). até que ponto o novo macbook pro, com (o que me parece ser) uma boa placa gráfica, consegue correr o jogo? ou simplesmente não consegue independentemente de usar ou não os emuladores?
dei uma vista de olhos rápida antes de colocar este post e o entrave que me surgiu foi o directX, ou seja, qualquer jogo que recorra ao directX não vai conseguir correr no mac.
desculpem a ingenuidade mas é uns com os outros que se tirem as dúvidas e que se aprende. obrigado.
cumps,
samuel
Ha qq coisa que eu nao percebo. Quem é que no seu perfeito juizo pode comprar um portatil com bateria nao removivel? Eu uso portateis à uns 10 anos e nunca me passaria pela cabeça tal coisa.
Outra coisa que me traz uma certa extranheza é porque se aposta numa autonomia tão grande num desktop replacement. É que um portatiol de 17” não é propriamente um portatil que se queira andar todos os dias com ele as costas. Ando com um ed 15.4” e já acho exagerado. Logo… a razão para ter uma bateria interna nao removivel com a desculpa da autonomia num portatil de 17” parece-me um bocado vender frigorificos aos esquimós não?
Just my 2 cents.
@Samuel
Podes optar por instalar o Windows através do Boot Camp que já vem de origem com o Leopard. Desta forma podes correr qualquer programa ou jogo sem nenhum problema.
Também podes optar por instalar o Windows através doVMware Fusion para poderes teres os 2 sistema operativos a correr em simultâneo.
Nesta segunda opção, qualquer programa para Windows também corre no Mac. Para o caso dos jogos que requerem bastantes recursos da máquina, embora possas definir qual a RAM que desejas para cada SO, não te posso afirmar que eles corram com a velocidade desejada, uma vez que estão os 2 SO’s a consumir recursos.
Ao contrario de muita gente, não andava iludido com mais uma keynote, se calhar porque já vi algumas (sou mesmo daqueles que as vejo na totalidade)
Ok, esperava um Mac Mini novo (já era tempo..), um firmware novo para o iphone (não é que este seja mau, mas não custa pedir) ou uma pequena actualização nos iMac (já que o hardware utilizado deve ser muito próximo dos Macbook Pro) , mas a não ser o Mac Mini, as outras podem acontecer em qualquer altura.
O que acho mais engraçado é ver tanta gente a criticar lançamento do iLife e o iWorks e facto de terem passado 1 hora nas demonstrações… Quem usa Mac, saberá o real valor deste tipo de aplicações, não digo que as mesmas dêem para tudo (para isso temos software profissional com o devido preço), mas numa óptica do dia a dia, para um utilizador comum, são um exemplo do próprio conceito Mac.
Chego a conclusão que o pessoal quer mesmo é show-of, quer apenas specs, ignorando a qualidade do software, e mesmo quando isso acontece, só sabe criticar… É apresentada uma bateria que dura o dobro das outras, que tem uma longevidade, que é o triplo do normal, mas o pessoal critica porque um portátil de 17 não precisa de uma bateria tão boa, ou então porque a bateria não dá para remover, quando a marca diz para não remover a mesma…
Algumas considerações:
– Quem assistiu a Keynote percebeu que o facto de a bateria não ser removível permitiu aumentar em 60% a autonomia do portátil.
– Nunca tiro a bateria do meu iBook (2ª bateria), portanto é-me absolutamente indiferente o facto de ser ou não removível. Poderão contra-argumentar que o facto de poder substituir a bateria sem recorrer a um técnico especializado é uma mais-valia, concordo, mas tendo em conta que a bateria tem um período de vida estimado de 5 anos, talvez seja irrelevante.
– Os especialistas defenderam há alguns dias (ou meses) o uso da bateria nos portáteis (nos Macs pelo menos) mesmo quando ligados a corrente.
@J.C.
O (novo) MacBoook Pro 17″ é bem mais leve que muitos portáteis (PCs) de 15″. Julgo que se encaixa na categoria dos Portáteis, e não na dos transportáveis.
uma beleza, quando chegar aqui no Brasil, deverá ficar em torno de RS$15.000,00 ou mais (hoje +-US$7.000,00). Acho que chutei baixo. É o famoso preço que pagam os países “em desenvolvimento”….bom deixa pra lá que o paraiso só existe no Genesis.
Falou-se do Garage band09 onde se aprende com os artistas de verdade entre els John Fogerty. para que não conhece foi o líder dos lendários Creedence Clearwater Revival…De uma escutada neles aqui :
http://delaorden.wordpress.com/2008/12/24/voltam-maiscreedence-clearwater-revival/
http://delaorden.wordpress.com/2009/01/05/552/
Luis Silva diz:
6 de Janeiro de 2009 às 10:09 pm
E a Apple está a descurar um mercado importante os portateis de baixo custo que estão a surgir.
Para quê gastar 1.200 € num mac com os novos portateis baratos, os tempos são de vacas magras e eles continuam a apostar no mercado das vacas gordas.
Digo e repito… Apple é para quem pode, não é para quem quer…
Se tem um ecrã pequeno é porque é pequeno, se é grande é porque é grande, se é brilhante é porque é brilhante, se tem Firewire é porque tem firewire… Comprem então um Toshiba, Lg, Sony, etc…
@nrthpole: pesa mais de 2.5kg com o carregador e acessórios? se sim então é pesado 🙂 pelo menos para quem anda todos os dias para traz e para a frente com ele de mocilha as costas de casa para o emprego e vice versa.
O novo Mac Book Pro 17″ é espectacular em todos os aspectos!
Tem características que mais nenhum portátil tem, mesmo assim há quem critique tudo e mais alguma coisa.
A inveja é muito feia…
@J.C
Na verdade, pesa 2.99 kg…
Entretanto já foi divulgado (via MacMagazine: http://macmagazine.com.br/blog/2009/01/07/quanto-custa-trocar-a-bateria-do-novo-macbook-pro-17/) quanto vai custar substituir a bateria nos novos MacBook Pro 17″: US$179
@Miguel Guerra: ja tive mais que um Mac e posso comprar mais hoje que tu em 6 meses. Falo do que sei que falo e Mac é fixe só pela atitude cool a que está associado.
Recomendo Mac apenas a quem tem realmente dinheiro e quem não quer realmente só fazer aquelas coisinhas e pouco mais… e nisso, é perfeito!! Porque para se quem quer expandir ou ser livre, falha redondamente.
@luminoso
Por comentários teus qua já li noutros posts, vê-se claramente que não fazes a mínima ideia do que é um Mac, quanto mais ter tido mais do quem um….
Além de arrogante, és mentiroso!
Quem é o arrogante agora? lol
Nao tenho qq interesse/vantagem em mentir. Nao sei pq me acusas de tal
@luminoso:
Vai aprender a escrever português!
Miguel Guerra diz:
7 de Janeiro de 2009 às 1:32 pm
@luminoso
Por comentários teus qua já li noutros posts, vê-se claramente que não fazes a mínima ideia do que é um Mac, quanto mais ter tido mais do quem um….
Além de arrogante, és mentiroso!
Mais do quem um? Ah… A ironia da Internet… 🙂
@Miguel GUERRA:
desiludes-me. nunca parti para ofensas pessoais como tu o fazes.
És a vergonha do pplware.
@luminoso
“nunca parti para ofensas pessoais como tu o fazes.”
E continuas a mentir!…
hmmm tipo, já paravam não?
Tenham lá calma e deixem de estar a picar o cérebro um ao outro. Porra, esta vida são dois dias e um já lá vai!!!!
Depois ainda descobrem que por trás dos nicks tem pessoas e que afinal moram no mesmo prédio 😉 vá parem lá com isso se me fazem esse favor.
pessoal, deixem de besteiras…olha só o Bill GAtes fichado pela policia e Steve Jobs com cabelo….nunca tinha visto….
http://delaorden.wordpress.com/
Últimas, Últimas !
Steve Jobs acabou por aparecer no Macworld para apresentar o MacBook Wheel (vídeo do YouTube)
O primeiro Macbook sem teclado 😀
Afinal ainda havia um coelho debaixo da cartola! 🙂
Grande inovação!
Só para que não haja mal entendidos…
O MacBook Wheel é uma criação do The Onion. Que é como quem diz, pura ficção. 😉
Bem… isto qq dia um post da Apple tem quase tantos comentarios como uma do Windows 7 🙂
E por falar em windows 7…. será mais rapido que o Mac OS? Parece que comparando com o XP e Vista ganha de caras. Era um teste interessante 🙂
Tenho o último modelo do MacBook Pro de 15″, encomendado à medida (concretamente: Proc. de 2.8 GHz, 4 GB DDR3 de 1.066, disco 320 GB de 7.200 RPM).
Também tenho MacBook Air da 1ª geração.
Algumas considerações sobre este hardware:
1) O tamanho do disco do MacBook Air é uma m…
2) O écrã fosco do 1º macBook Air é simplesmente espectacular!
3) O Preço dos MacBooks (todos!…) é um roubo – mas eu perdoo-lhes por causa do DESIGN: Lindos!
4) Uso o MacBook Air com uma versão virtual do Windows, para as necessidades.
5) Uso o MacBook Pro principalmente com Windows (em Bootcamp = Dual boot para o pessoal não-MAC). O novo Pro é uma máquina Windows & johgos fabulosa. Há pouco de melhor.
6) As baterias dos Macs têm uma duração razoável (de 2:300 a 3:00H com toda a facilidade, comprovados, não é treta).
7) O écrã do novo MacBook Pro é um logro!!! A resolução é óptima, o écrã tem uma imagem lindíssima, as cores aparecem gloriosamente. Então o que é que está errado?… OS REFLEXOS!… Frustrante, sobretudo quando estás em frente duma área que te ilumine: vais ver-te reflectido no écran, em vez de veres o que estás a fazer!
8) Uma bateria bem maior no modelo de 17″ faz TODO o sentido: aqueles pixels todos sorvem muito sumo!…
E pronto, foi a minha opinião, nunca esquecendo que design=péssima relação preço/qualidade – mas, bolas, é tão SEXY!!!…
😛