Nova App MacHeist: Virus Barrier
Os nossos amigos do MacHeist disponibilizaram mais uma aplicação para podermos fazer download, com a respectiva licença. Quem diria, esta aplicação é um anti-vírus para Mac: o Virus Barrier.
O Virus Barrier é um antivírus para Mac, da Intego, bastante apreciado pela crítica. Esta aplicação é oferecida pelo MacHeist, utilizando o Facebook. A obtenção da licença deste software é muito simples.
O primeiro passo é registar uma conta no MacHeist, se ainda não o fez. Depois vai a este link e vem até ao passo 2 onde irá encontrar o botão "Share on Facebook".
Clique nele e irá fazer log in no Facebook. Apenas irá adicionar um pequeno texto no seu estado da rede social. Isto feito, e terá a licença do Virus Barrier junto das restantes licenças do MacHeist nanoBundle.
Agora voltámos à questão do costume: será que um Mac realmente necessita de um anti-vírus? O tema de discussão está lançado. Deixem aqui as vossas opiniões, de forma ordeira.
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramente acho que não precisa…mas não custa nada ficar com a licensa para mais tarde caso se venha a justficar!
De notar que o Macheist está ainda a oferecer aquele Bundle de 6 apps para mac…!
Continuo a achar que o melhor antivírus e’ o utilizador! Ainda por cima num sistema baseado em FreeBSD, que por sua vez e’ baseado em UNIX, penso que só cai quem quer.
correcto!
Se for um utilizador Mac, que conviva com muitos Pc’s ao lado,
sempre ajuda para impedir que os amigos fiquem infectados, fazendo o papel de “filtro de solidariedade anti-viral” 😀
Por isso… na minha opinião, é bem vindo 😉
Virus para Mac não há e provavelmente nunca haverá, e nem para PC se o Windows 8 for aquilo que tanto dizem, com sistema semelhante ao UNIX…
Malware (codigos maliciosos) para Mac existe algum, embora ainda seja de nivel baixo, pode elevar com o tempo. Mas isso nem um antivirus vai proteger da “distracção humana” já que, com ou sem antivirus, a ordem do utilizador num malware sobrepoe qualquer protecção, e ele para actuar precisar que o utilizador lhe dê permição com a password…
“a ordem do utilizador num malware sobrepoe qualquer protecção, e ele para actuar precisar que o utilizador lhe dê permição com a password”
Em unix o segredo está em conseguir-se elevar privilegios (passar a operacoes administrativas e/ou root) sem essa elevacao formal.
É dai que nascem os virus para Unix. Não é novo e existe.
Felizmente para estes sistemas a vulnerabilidade é corrigida rapidamente e mesmo quando nao o é, não há ainda capacidade de dissipar algo que se aproveite da vulnurabilidade o suficientemente rapido para tirar aproveitamento dela.
Nada mais que lei da oferta e da procura. Quando (e esperemos nós que sim!) Unix (tanto linux e OS X) antigirem uma quota de mercado respeitavel estes sistemas estarão tanto em risco como qualquer outro.
@A Friend
A microsoft vai basear o windows 8 em unix? mas porquê, se o kernel deles é tão bom e tão estável e tão seguro porque raio haveriam de trocar por um kernel do tipo “UNIX”? 😉
Agora fora de ironias, é uma óptima notícia, porque assim sendo vai haver maior compatibilidade de programas entre SO’s, ja viram o fabuloso que era os utilizadores de Mac e GNU/linux (entre muitos outros que usam kernel do tipo UNIX) de repente passarem a ter acesso aos programas disponíveis par Windows… fabuloso.
Se bem que me cheira que isso nunca vai ser bem assim, primeiro porque a empresa do tio Bill, irá fazer óbviamente pressão (compreensívelmente do ponto de vista empreserial) para que os programas sejam dificilmente transportados noutras plataformas, segundo porque o comum mortal (grupo no qual eu me insiro) tem falta de conhecimento técnico para fazer esses ports (porque me cheira que as produtoras de software vão continuar a produzir só para windows apesar da maior facilidade em fazer esses port’s)
Cumps para a malta, grande notícia, incluindo para os utilizadores de windows (eu também uso, que fique claro), porque se assim for vão passar a dizer adeus a reboot’s, viroses etc.
Pois.. é de facto a maior Ironia das guerras entre sistemas, em especial MacOs e Windows..
Mas só para corrigir um ponto, o Windows não ser ser UNIX, (segundo os rumores) ele vai é ter um sistema semelhante ao UNIX, ou uma “copia” para parecer diferente. Em termos de seguranças, com diferentes camadas estruturais, Kernel, Programas e afins.
Tudo ainda não está muito confirmado mas há fortes suspeitas que isso aconteça (o que espero que sim.. FINALMENTE)
Google-> “Windows 8 Midori” 😉
Mas até lá… O MacOsX e o Linux provavelmente já terão o “FUNIX” ..lol.. e vamos (Windows Users) andar sempre um passo atrás da concorrencia no que toca a segurança e estabilidade…
A mim não me parece que os virus deixem de existir com a chegada do futuro windows 8. Não te esqueças que o negócios dos virus não é só de quem os faz mas essencialmente de quem os combate (ESET, Kaspersky, Panda,etc,etc). Já é uma questão política. A Microsoft abriria uma guerra com todas estas empresas que trabalham para a segurança dos pcs e que com isso ganham mto dinheiro. E depois não é só isso. É que era necessário uma mudança radical no sistema e arquitectura dos pcs para que deixassem de ter virus. E quem perdia com isso não eram só os programadores dos virus mas tb o utilizador comum que se veria enrascado com incompatibilidades. O utilizador prefere o risco dos virus…lol
O caminho aponta mais para não haver Virus do que haver…
Até para o Windows já esta mais imune a virus (não confundir com outros malwares, como trojans, spywares e afins)
Virus “codigo malicioso totalmente autonomo, que corre sem necessitar a intervenção humana”
Medidas de segurança adoptadas pela Microsot, o UAC como medida preventiva, mas ainda não é 100% eficaz. O Windows 8 aka “Midori”, pelo que se fala, vai ter a tal alteração estrutural do sistema e se for como dizem, que muito se assemelha ao UNIX, é muito provavel o Windows ficar imune a Virus…
Negocio dos antivirus, sim sempre ouve.. mas a microsoft ao lançar o proprio antivirus e medidas de segurança já esta a assumir a tal guerra, por isso o proximo passo não me espanta 😉
Já recebi meu registro, vale ressaltar que a licença do antivírus é de 180 dias (6 meses)
Claro que não percisa de antivirus, o Mac não sofre com esse tipo de problemas.
De qualquer das maneiras pode isso a vir mudar com o tempo, actualmente está a ser muito mais usado, e tambem o interesse está a aumentar muito, principalmente devido a ser um feito que poderá mudar rumos.
Mesmo assim coo o N3XXus disse, o melhor antivirus é o utilizador, o q eu também acho, mas tipo já que estão a oferecer os utilizadores Mac que aproveitem nem que seja para o terem guardadinho 😀
[offtopic]
Ainda a pouco tempo no artigo da ATI, falou-se do MiniPort Display da Apple usado nas placas ATI, para ligar 6 monitores, e eu tinha mensionado que seria bom isso tornar-se standard, já que as dimensões iriam ser reduzidas consideravelmente e deixaria de ser necessário adaptadores, e pelos vistos, dito e feito… a VESA acabou de adoptar o MiniPort Display como modelo Standard.
A Apple para facilitar a adopção do novo modelo standard, fez com que fosse livre de patentes.
Espero que isto agora ajude é por as placas PCIxpress novamente a ocupar uma slot em vez de duas! 😀
http://www.appleinsider.com/articles/09/11/10/apples_mini_displayport_officially_adopted_by_vesa.html
Olha não sabia dessa, se é mais pratico é bom :D, mas tipo essa parte das placas irem ocupar uma Slot de PCI-Express AHAHHA, nunca foi problema da entrada até que sempre viveram com entradas enormes e sempre necessitaram só de um espaço o problema e que eles gostam de fazer tostas mistas e fazem esses dinossauros gráficos 😀
Foi uma noticia fresca! eheh…
Mas bem vindos cabos miniport display… fogo é que dos cabos maiores que temos nos computadores é mesmo o DVI ou VGA, sem contar com os das fontes…. ve-los a ficar mais finos sempre é uma grande ajuda. Para não falar da mais valia que todos os portateis agora vão ter e isso em termos de espaço vai dar uma enorme ajuda a reduzir a espessura dos mesmos.
Só faltava era mesmo o “MagSafe” tornar-se standard também…já vi tantos portateis partirem a fonte de alimentação que até dá pena, depois não poderem arranjar porque alguns ficam afectados na motherboard e cobram balurdios pela substituição, o que não compensa o arranjo.
O problema é que os utilizadores do Mac não serão todos engenheiros informáticos que analisam o código fonte de tudo antes de instalarem, por isso e só para aqueles que não fazem análise do código fonte de todos os programas que instalam (só para aqueles que não!) talvez não seja má ideia de todo instalar uma aplicação desenvolvida para proteger.
Toda a gente sabe que o Mac não precisa de antivirus, e o Windows também não claro… o problema é sempre de quem está entre o ecrã e a parte de trás da cadeira, se é que me faço entender.
Ou seja, para todos aqueles tanto em Windows, Linux, Mac, etc. que analisam o código fonte de tudo quanto instalam antivirus para quê? Mais um ponto fraco no sistema? Nem pensar! Para todos os outros que não fazem a análise (porque não tem tempo, porque não conseguem, porque nem sabem de estou a falar…) talvez valha a pena correr o risco de introduzir mais um ponto fraco no sistema pelo potencial de protecção real que o mesmo pode dar ao sistema (e que mais vezes do que menos, dá mesmo).
Só uma questão…
O que é que o facto de se ser engenheiro informático faz com que se veja o codigo fonte dos programas?
Seja Mac, Windows ou Linux?…
Uma vez transformados em binario.. gostava de fazer essa proesa de engenharia inversa! … para não falar de… qual era o doido que ia ler o codigo fonte de um programa antes de o instalar! 😀 eheh..
Ia ficar um ano a ler o codigo fonte do Photoshop por exemplo, antes de o poder instalar… a ver se encontrava ali um código malicioso embrulhado 😛
Fazes a analise ao código fonte…Deixa-me rir…em asm só crânios e são códigos extensos. Código fonte não é igual ao código final.Que confusão
Qualquer sistema operativo apanha vírus. Estás certo
O papel do utilizador é andar em sites confiáveis. cuidado com o porno.
Instalar programas do site do vendedor e que esse vendedor seja confiável.
Tinha um netbook sem antivírus emprestei ao meu irmão quando recebo de volta havia um worm que se fazia notar.
Nem precisei de antivírus para o detectar.
Conclusão:Os antivírus são sempre necessários
Eu não percebo muito de código fonte, e de programas então, da maior parte deles não percebo mesmo nada, mas o ponto é que quem vem fazer comentários perceber onde quero chegar… dizem sempre que não é preciso antivirus / anti-malware para nada, que não precisam porque o pc deles não apanha e tal… caramba até cd’s de revista por vezes trazem malware, e em algumas empresas mesmo dos fabricantes de hardware manda cd’s originais de drivers e do fabricante já com malware de fábrica, e como detectam isso? Só se um: souberem (ouviram falar, são adivinhos); dois: analisarem o código fonte de tudo o que para lá esteja (difícil… mas possível), ou três: terem um programa de segurança especializado na detecção de malware. Reparem que ter o programa não é essencial por exemplo se são daqueles que conseguem analisar o código fonte e tem o tempo todo do mundo, caso contrário… talvez, mas só talvez ter um programa especializado não seja muito má ideia…. qualquer que seja o vosso sistema operativo.
Acrescente-se que o programa é caro se não for através dessa oferta, custa € 72.00 (segundo o próprio site). Muito mais caro que a maioria dos programas do género para o Windows.
Não há vírus para Mac.
Sempre é um reforço para aquilo que sempre disse e defendi e fui constantemente descredibilizado!
O que vale é que esse artigo repete o que eu disse, não vá as más linguas pensarem que eu falo de borla sem conhecimento.. lol..
“Antes de você, usuário de Windows, vir nos atacar, dê uma boa lida na definição de vírus (a Wikipédia dá pro gasto).”
“Macs não são alvo de criadores de vírus porque o seu market share é ínfimo”, como se não existissem trocentos crackers no mundo loucos para se tornarem os primeiros a desenvolver um vírus para o Mac OS X e irem para a capa das principais revistas e jornais de todo o mundo.”
Não há? Então deve ser daqueles antivírus falsos que só servem para roubar o pessoal.
Olha aqui exploits onde os vírus podem começar por penetrar http://www.milw0rm.com/platforms/osX
olhem os sistemas operativos para que existem exploits
http://www.milw0rm.com/platforms/
Mais cedo ou mais tarde, haverão virus para todos e não o contrário (desaparecerem até do windows)
já existe saca algo nos torrents para o teu mac e depois não te surprendes porque nem sequer tens antívirus.
Atenção à definição de Virus e Malware.
O que foi detectado em torrents foram codigos maliciosos de baixo grau de perigosidade, e mesmo assim desde o Snow Leopard, esses códigos já são detectados pelo próprio sistema, que alerta o utilizador que vai instalar algo que contem Malware.
http://www.macrumors.com/2009/08/26/snow-leopard-antimalware-feature-gaining-publicity/
http://brainstormtech.blogs.fortune.cnn.com/2009/09/02/why-are-there-no-mac-viruses/
Só uma coisa apsar de Malware ser diferente de virus, actualmente os virus não me preocupam muito nem sequer em Windows, mas sim os trojans, o spyware, adware, etc, de facto generaliza-se tudo que é mau como virus, mas são conceitos diferentes. Estes ultimos existem para Mac, o Virus Barrier para mac protege contra essas coizitas 😀
De acordo com um tópico postado por mim no fórum há uns tempitos
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=2311 e, como não estou muito por dentro dos Mac’s, leiam e tirem as conclusões
Estive a dar uma vista de olhos no artigo, mas não encontrei assim nada muito informativo para tirar as conclusões que o mesmo tenta explicar.
Falha nas falhas em geral e numeros, mas nada em concreto ou especifico, que tipo de falhas são, devidos niveis..etc.. 🙁
A conclusão que chego, e acho que a grande maioria chega em especial Mac users é que, ele continua vulneravel a Virus, como é obvio nenhum sistema é perfeito e encontra vulnerabilidades nos mais variados programas onde podem ser explorados, mas para isso é que existem os updates, para corrigir essas falhas. E nisso a Apple tem uma taxa de correcção muito elevada. Quando apareceu por exemplo, o exploit SMS que permitia entrar no iPhone, Windows Mobile e Android, mal foi descoberta a Apple lançou a correcção em menos de 24 horas. Mas voltando à questão e ao tópico, falhas de programação que deixe “backdoors” abertos nos programas, ou que permita codigo X, Y, Z “crackar” o software de forma a dar acesso ao sistema, não são Virus.
entao como ficamos macusers:
instalo o programa ou nao vale a pena?
Instalar um antivirus num Mac? Fosga-se, ele há cada uma. Que conheça neste momento ainda ninguém conseguiu obter privilégios root no Mac OS X simplesmente porque a conta root está desactivada por defeito. Se usas uma conta Administrador quanto muito fodes os teus dados e mais umas coisitas, mas nunca dás cabo do SO! Além disso, é recomendável que uses uma conta Standard no Mac OS X, principalmente se fores um gajo que não percebe puto do que faz, ou seja, que sejas mais um profissional do rato! Enfim, até faz mal ler isto!
ked