A parceria entre a Apple e a IBM foi iniciada há cerca de dois anos e pretende que estas duas empresas disponibilizem serviços avançados para o mundo empresarial.
Já com algumas propostas concretas, querem agora alargar ainda mais esta abrangência, e o exemplo vai partir da própria IBM, que quer equipar os seus funcionários com novos computadores Mac. Em breve vão ser metade dos funcionários da IBM.
Para além de todos serviços que se sabem que estas duas empresas estão a desenvolver e até já a disponibilizar, a ideia é que a Apple introduza os seus computadores Mac no universo das empresas, fazendo para isso uso da relação que a IBM tem já neste universo.
Desta forma ficam cobertos não apenas os mercados de aplicações e serviços, mas ao mesmo tempo estes são testados, avaliados e implementados em plataformas que ambas as empresas controlam.
Para dar inicio a esta nova vertente a IBM tem estado a introduzir na sua estrutura os computadores que a Apple quer que sejam a oferta para o mundo empresarial.
A informação que foi avançada dá conta de que muito em breve metade dos funcionários da IBM vão trabalhar já nestas novas máquinas. Ao todo vão ser 200 mil equipamentos que vão ser disponibilizados para os funcionários da IBM.
Este reforço de equipamento foi inclusive confirmado pela própria IBM, num vídeo interno da empresa, onde se pode ver Jeff Smith, o actual CIO da IBM a confirmar este valor.
Neste momento a força da Apple dentro da IBM ronda já os 100 mil dispositivos, com metade destes a serem computadores de trabalho (MacBook).
Na mesma altura em que surge esta informação as duas empresas anunciaram que está lançado o programa MobileFirst Managed Mobility Services, que permite que as empresas tenham acesso a computares da Apple sem que necessitem de realizar qualquer configuração para que estes se integrem nas suas redes de trabalho.
Para além da possibilidade de integrar de forma transparente os novos Mac nas redes e serviços das empresas, o MobileFirst Managed Mobility Services permite ainda que os Mac pessoais dos funcionários sejam também integrados de forma transparente, dando força à tendência bring-your-own-device.
Esta nova funcionalidade resulta da proximidade que existe entre as duas empresas e da própria parceria celebrada, estado já disponível para as empresas que assim o desejem.
Começa agora a ser visível as primeiras propostas concretas do trabalho realizado entre a Apple e a IBM. Já no ano passado tinha surgido 8 novas aplicações, mas este alargamento vem preparar a chegada em força dos Mac ao mundo empresarial, rompendo as barreiras tecnológicas que até agora existiam.
Esta parceria está a resultar para ambas as empresas, Apple e IBM, que têm agora uma oferta integrada de serviços e de máquinas, que podem ser facilmente introduzidos nas empresas e nos ambientes empresariais. Garantem a segurança e a privacidade, ao mesmo tempo que agilizam processos e a análise de informação.