Apple explicou porque o MacBook Pro não tem leitor de cartões SD
Muito se tem escrito e dito sobre os novos MacBook Pro que a Apple lançou recentemente. As mudanças que estas máquinas trouxeram mostraram que a Apple quer alterar profundamente os computadores pessoais.
Das várias funcionalidades que foram removidas, algumas deixaram os utilizadores descontentes. Uma delas, o leitor de cartões SD, foi agora explicada de forma clara e concisa pela Apple.
Foram vários os elementos que a Apple retirou nos novos MacBook Pro. É certo que introduziu algumas novidades, mas o que mais incomoda os utilizadores é mesmo o que foi retirado e que muitos consideram essencial.
A resposta à retirada do leitor de cartões SD, que muitos utilizadores consideram essencial e algo que não deveria ter sido removido, surgiu numa entrevista dada por Phil Schiller, Vice Presidente Sénior da Apple. Segundo foi dito, a permanência de um leitor destes num computador como o novo MacBook Pro é complicada.
Because of a couple of things. One, it’s a bit of a cumbersome slot. You’ve got this thing sticking halfway out. Then there are very fine and fast USB card readers, and then you can use CompactFlash as well as SD.
So we could never really resolve this – we picked SD because more consumer cameras have SD but you can only pick one. So, that was a bit of a trade-off. And then more and more cameras are starting to build wireless transfer into the camera. That’s proving very useful.
So we think there’s a path forward where you can use a physical adaptor if you want, or do wireless transfer.
A escolha do formato SD foi originalmente feita por ser o tipo de cartões que mais estava a ser usado e que viria a ser o padrão da industria.
Cada vez mais as máquinas fotográficas começam a ter novas forma de transferências de dados, recorrendo ao wireless e este é o caminho a ser seguido. Há também novos leitores de cartões cada vez mais rápidos e finos, que abrem a porta a outros tipos de cartões noutros formatos.
Houve também nesta entrevista referência à decisão de não remover, para já, a porta áudio. Segundo Phil Schiller os profissionais que vão usar o novo MacBook Pro ainda requerem que o equipamento áudio de elevada qualidade que possuem funcione nestas máquinas.
A decisão da Apple de remover alguns destes componentes, que não se fica pelo leitor de cartões, foi arriscada e muitos são os que criticam o que foi alterado. Phil Schiller considera estas críticas normais e lembra que a grande maioria dos novos produtos da Apple tiveram sempre estas reações.
Este artigo tem mais de um ano
“A escolha do formato SD foi originalmente feita por ser o tipo de cartões que mais estava a ser usado e que viria a ser o padrão da industria.”
A Apple não ganha um tostão em utilizar formatos open standards então decide remove las… Força os utilizadores a adaptarem se aos standards da Apple e utilizar comonentes não livres.
Sim SDcard sinceramente já está a ficar outdated… e admira me terem deixado o 3.5 jack mas porquê não lançaram um MacBook Pro com pelo menos uma porta usb 3.0? Foi-se o CD bay de certeza que espaço não faltava… Resposta: A Apple não ganha um tostão com isso e estão-se nas tintas se os utilizadores saem a perder desde que comprem o equipamento.
Eu pensei que a Apple iria introduzir apenas mais portas USB -C e USB standard 3.1, uma bateria 2x maior e aproveitar para ter cpu com íris pro nas versões sem AMD. Que engano tão grande.
E ainda à mais a juntar à estupidez das decisões deles, como por exemplo usar LPDDR3 em vez de LPDDR4. Que por sua vez tem um consumo energético menor e tem melhores taxas de transferências.
A Apple é uma anedota, vende gato por lebre.
Tem um SO formidável, mas no que toca a hardware, postura de mercado, e filosofia para o cliente, ainda tem muito para chegar aos calcanhares dos outro concorrentes.
Opah eu não sou fanático pela Apple mas vou ter que te dizer isto. O teu comentário não faz sentido em parte. Dizes que a postura de mercado dela não é correcto. A fisolofia dela também não é a correcta e falas de consumos de energia quando ela é das poucas empresas que consegue fazer com que os seus produtos tenha o menor consumo de energia e críticas as decisões que a empresa toma. Mas se fores a ver maior parte das decisões dela as outras empresa seguem o mesmo caminho depois. É das empresas mais valiosas do mundo. É umas das maiores empresas com mais faturamento/lucro do mundo. É uma das que mais vende em todos segmentos que está dentro. Os concorrentes correm atras dela. E tu vens dizer que está atras dos concorrentes. Desculpa mas são factos e é a realidade por alguma coisa é a empresa mais cobiçada do momento ela toma decisões estranhas no momento mas depois passa a tendência e os concorrentes que dizes que estão há frente fazem o mesmo a seguir. Há que ser transparente e ver as coisas como elas são e não como cremos ver.
Estava a referir apenas ao hardware dos seus produtos, não de um ponto de visto ecológico ambiental.
“quando ela é das poucas empresas que consegue fazer com que os seus produtos tenha o menor consumo de energia… ”
Menor consumo de energia?? A serio…? Uma aposta quase “obssessiva” no raio do wireless, que implica mais baterias, maior consumo de baterias e mauir consumo de energia para carrega-las mais frequentemente, e tu achas que a apple consegue os produtos com menor consumo de energia??
Só podes estar a brincar…
E já nem falo no aumento das radiações, mas pronto… Isto sou eu que sou paranoico…
10 horas reais, por isso, cala-te
Alto lá!!! A Apple é uma empresa 8% de quota em todos os negócios menos no mobile. E mesmo no Mobile já nem é a que mais vende.
A margem de lucro é que é grande mas mesmo isso tem vindo a diminuir YoY. Nós pensamos “Ah e tal, é a que mais fatura”… sim… mas também é uma das que mais se vai endividando de ano para ano (mas isto ninguém diz).
Obrigado Mike por teres informado os leitores do pplware que a Apple é das empresas que mais se endivida…
Valha-nos Deus e todos os santos…
Eu não disse que era endividada!!
Bem, esquece… isto é muita areia para a tua camioneta.
A Apple faz muitos empréstimos é verdade mas é uma das técnicas de pagar menos impostos. A maioria do dinheiro da Apple está fora dos States, quanto menos dinheiro tiverem menos impostos pagam.
Como é uma empresa com boa reputação sai mais em fazer empréstimos a pagar baixas taxas de juros que pagar as taxas dos impostos.
Lendo algumas revistas da especialidade é simples de perceber 🙂
Não é quem mais vende, mas sozinha conseguiu a proeza de ter cerca de 103% dos lucros no mobile no 3º trimestre do ano. Sim, 103%, não é gralha e decorre do facto de todos menos a Apple, perderem dinheiro nesta área. Quando se fala em que lidera e em quem segue, acho que está tudo dito.
Quem quiser saber mais, siga este link: https://9to5mac.com/2016/11/04/apple-iphone-captures-103-6-of-smartphone-industry-profits-in-q3-according-to-analyst-estimates/
@Toni, sim, mas ninguém fala disso. Parece que se esquecem que grande parte do dinheiro da Apple está fora dos USA e que a Apple não o pode usar – quer dizer, pode, mas iria ter de pagar impostos e a apple foge disso.
Curiosamente, a Apple começou a contrair empréstimos (que vão crescendo de ano para ano), na era Tim Cook para pagar os dividendos aos accionistas. Na era Steve Jobs o nível de endividamento era 0.
@Almeida: Isso vai acabar em breve… muito em breve. Share da Apple já vai em 12% e com previsões de continuar a perder.
Ou a apple muda realmente no iphone 8, ou… vai parar aos 8%.
Tim Cook está a matar a Apple… e, honestamente, não quero saber (apesar de ter um imac à minha frente)
Você deve ser revendedor da apple
LPDDR4 não é suportada nos processadores de 6ª geração mobile da Intel. Como a 7ª geração ainda não está disponível e devidamente testada, era impossível de utilizar. Esclarecida?
Por acaso isso é falso, informa te melhor.
Haja alguém que ao menos anda informado. 😉
Então informa lá melhor, porque o que está no site da intel é LPDDR3. DDR4 não é o mesmo que LPDDR4. Mas como não sou dono da verdade era bom que ajudasses nesta dúvida.
não gosta de apple, mas isso eh verdade. acabei de ver e até mesmo os I7 da 7º geração não tem suporte para LPDDR4. so DDR4. e são diferentes.
Luciene, é verdade, os mobile com suporte LPDDR4 ainda não estão disponíveis.
Segundo o Rllface e a Joana, já há processadores intel mobile com suporte para LPDDR4, mas pelos vistos criticam e não tem argumentos para o que seja.
Mas que grande asneira…
Então porquê? Que tal esclarecer?
explica lá muito bem explicada essa dos “standards da Apple”.
O MacBook Pro só tem portas USB-C, até para carregar, o USB-C é um standard da indústria, ponto final.
Dá para ligar a qualquer câmera fotográfica e transferir as fotos sem ter de tirar o cartão, e a câmera pode usar os cartões mais convenientes, quer seja SD, CF ou XQD, ou RedMags ou o que for!
Explica lá porque é que a Microsoft, por exemplo, não usa portas standard nos seus produtos, porque é que o carregador tem de ser da Microsoft e específico, por exemplo.
ascultadores lighting… sony philips etc etc etc vão pagar royalities à apple para poderem fornecer aos seus consumidores ascultadores com lighting… porque achas que removeram o jack 3.5?
Dizem porque wireless é o futuro nem wireless chargin têm que já existe ha algum… ou dizem para ser resistente à agua mas samsung também é com jack 3.5…
O MacBook não tem Lightning.
Escusas de vir com a conversa que cheira a podre.
Nem a Apple meteu usb-c nos iphone…
Sim, USB-C é standard mas ainda não está em maioria.
Tens a noção que hoje em dia a Apple nem é boa para si propria? Pode dizer que USB-C é satndard, mas então e os iphone? Pode dizer que é melhor os dongles e cabos e mais cabos… mas então para quê o discurso de que a mobilidade e pouco peso é que conta? (somando os cabos e cabinhos, fica tudo mais pesado e menos prático).
Wireless é o que está a dar e fim aos cabos… diz a apple, mas depois diz “temos aqui uns dongles e adaptadores espetaculares”…
Tiramos o jack no iphone porque wireless é o caminho… ah, mas fica no macbook porque há quem use cabos…
Coerência precisa-se na Apple!!
Como se diz nos foruns da tecnologia: O Tim Cook é o Balmer da Apple… falta de visão e fechado no seu mundo.
O assunto é o MBP, e o que os haters dizem onde for, não me interessa.
Explica lá porque é que a Apple, por exemplo, não usa portas standard nos seus produtos iOS, porque é que o carregador tem de ser da Apple e específico, por exemplo.
Isso é uma conversa que nunca mais saías daqui. É o mesmo que perguntares porque é que quando vais a Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, tens que andar com adaptadores para ligar a maquina de barbear.
Não me choca os iPhone e iPad usarem uma porta lightning, apesar de preferir usb-c, mas no caso dos novos Mac podiam e deviam ter pensado mais no lado do consumidor actual
O único ponto aqui é que a maioria das pessoas nem discute tecnologia, discutem religião ou algo do género. Se marca X faz algo entao é bom, mas de marca y faz algo do género já é mau.
O novo Macbook trás USB-C que é um standard e no futuro todas as marcas vao fazer o mesmo, mas podiam ter 1 porta de USB-A por motivos de compatibilidade, ainda sobravam 3 de USB-C.
@Toni, totalmente de acordo contigo.
Não sei se reparaste, mas no MBP que não tem touch bar só tem 2 usb-c, e o jack, não tem 4 usb-c.
Porque quando a Apple mudou de carregador, não havia um bom standard, o microUSB na altura era péssimo, mas muito péssimo, do ponto de vista da fiabilidade.
O Macbook em 2015 – USB-C.
Vários smartphones lançados em 2015 possuem USB-C.
iPhone de 2016 nao possui USB-C por isso nao é desculpa
Argumento terrível, usb-c é uma standard tão aberta como qualquer outra usb.
Sabes que o USB Type-C é open standard.
Não convence…
É com cada desculpa mais esfarrapada. A sorte é que os fãs vão acreditar sem qualquer tipo de reserva.
Nem mais!
Quem compra produtos Apple já tem esse hábito. Ouvir e calar-se sem refilar. Se lançassem um computador só com ecrã a preto e branco iriam comprar na mesma, comentando depois que se a Apple diz que são melhores é porque são. Isto é normal nos consumidores s da Apple.
Engraçado, tens a noção que na Google, Facebook, IBM, usam Mac’s? E o incrível mesmo é a IBM dizer que sai mais barato ter Mac’s. Só gente burra nessas empresas 😀
A IBM com uma parceria com a Apple ia dizer o quê?
Isso significa que é falso? que andam a adulterar números? Interessante o teu argumento.
Se calhar os outros (Google e Facebook) usam Mac’s para terem pior serviço e gastarem mais dinheiro. Cambada de burros mesmo.
O uso de mac tem muitas explicações tal como o seu declinio no meio profissional de design e multimedia…
Fica para uma outra vez essa discussão.
@LM
Quanto à IBM dizer que sai mais barato ter Mac’s, se leres os comentários dessa notícia percebes que afinal não é bem assim como dizem.
“As outras marcas já tem esse hábito. Ouvir e refilar no entanto depois fazem o mesmo. Se lançassem um computador só com ecrã a preto e branco iriam copiar na mesma, comentando depois que se a Apple diz que são melhores é porque são. Isto é normal nas outras marcas. E os seus consumidores comem isso sem refilar”
Fixed.
Isso é porque 99% das pessoas não sabe o que é lpddr4 ou ddr4, etc..
Ou seja eles pagam à apple para tomar as melhores decisões por eles para que possam ter a melhor experiência possível.
Nem toda a gente tem tempo ou paciência para ler o site da intel ou até mesmo o pplware para ficar actualiza na tecnologia.
Se compram e voltam a comprar anos mais tarde é porque a apple soube fazer um produto que eles adoraram a experiência e por isso voltam a comprar sem pestanejar.
Perguntas a uma miuda qualquer que nada entende de tech o que ela achou dos macbook e a resposta vai ser uma destas: “Saiu um novo macbook?” ou “Adoro o macbook pink, quem me dera o ter é tão bonito.”
A maioria dos fãs não usa nem nunca usou o leitor por isso acho que não se importam.
A apple sempre foi de fazer os seus produtos onde toma decisões pelos consumidores.
É por isso que muitos não se importam de pagar fortunas pelos produtos apple porque querem que alguém tome a decisão por eles e faz sempre isso Apple. Se para apple o uso de wireless dá uma experiência melhor para transferir as fotos os seus fans vão por essa vertente.
Não esquecer que 99% das pessoas não entende nada de tecnologia nem tem tempo ou paciência para pesquisar. O que eles querem é um produto bonito que dê uma boa experiência e funciona por vários anos. Ainda há pouco tempo li um artigo de um jornalista que estava numa apple store e ouviu uma senhora a chegar lá e pedir ao Genius um portátil cor-de-rosa. O vendedor perguntou para que queria o portátil e depois de ela responder disse que o que ela precisava era de um macbook cor-de-rosa. Acreditem que 99% das pessoas são assim e a razão porque a apple gosta tanto de se focar em leves e finos dando também bastante prioridade à qualidade do ecrã, velocidade do ssd, da ram e claro da bateria. Pois geralmente é aí que se consegue dar a melhor experiência.
Pensei que a explicação se baseasse em algo lógico e não em compras de adaptadores. Eu e os meus amigos temos boas câmaras e nenhuma tem wireless; além disso tenho o hábito de não transportar cabos, retirar o microSD da câmara, meter no PC e copio os muitos GB a mais de 80 MB/s. Se for por wireless os chip móveis por norma não dão mais do que 4-7 MB/se, 10-20x mais demorado. O portátil tem também um SSD “limitado” e com frequência transporto filmes, livros pdf e séries num microSD, muito mais pequeno que uma pen USB. Como não vou comprar este modelo é -me igual, mas cada “inovação” parece-me é um retrocesso. As vendas o dirão.
Que microSD usas para meter os filmes e séries com uma boa qualidade? Tipo 720p ou mesmo 1080p?
Quase qualquer microSD serve para 720 ou 1080p desde que tenha o espaço que necessitas e formates, por exemplo, NTFS para suportar ficheiros grandes.
No meu caso tenho vários microSD devido à ActionCam e câmara fotográfica (RAW) de 64 e 128 GB UHS-I (leitura 80 MB/s e escrita cerca de 10-40 MB/s dependendo do tamanho de ficheiros).
Tenho também vários de 4 e 8 GB que vinham grátis com vários aparelhos e para backup de vídeos e pdf chegam perfeitamente. Uso microSD com frequência em vez de pen USB, até levo na carteira (numa micro caixa de cartões SIM).
Então consegues meter dois filmes ou até um filme de 1080p num cartão de 8gb? Nossa não te ficava mais barato e fácil de teres um disco externo 2.5 de 1tb USB 3.0 ou algo do género? Um cartão microSd não acho que seja boa ideia andar assim na carteira. Uma coisa que se pode perder facilmente. Sem falar que não consegues meter muitos filmes/series com uma qualidade aceitável. Um bom cartão de memória de 32gb custa tanto como um HDD externo 2.5 USB 3.0. Não percebo a lógica de meter filmes/series num cartão de memória de 4 ou 8 gb
Claro que é perfeitamente possível guardar um filme em 1080p num cartão de 8GB.
Depende da duração dos filmes, mas podes guardar dezenas de filmes em 1080p num cartão de 8GB. Ou até mesmo num de 4GB…
samsung evo
sério? Há pens usb3.0 de 256 gigas mais pequenas que ssds e muitas delas tão pequenas que podem andar sempre no ptt a fazer de disco.
Verdade seja dita. E eu falo por mim mesmo. E vou dar a minha câmara DSLR como exemplo. Ela já tem Wi-Fi e NFC e tem sistema que dá para ligar há internet que me permite enviar as Fotos ou vídeos para a cloud. Antes de eu ter este modelo, tinha que estar sempre a tirar o cartão de memória e ligar ao computador ou ao telemovel com leitor de cartões. Agora posso ligar diretamente a câmara ao telemovel por hi-fi ou encostar com NFC e através de uma aplicação posso controlar e passar os ficheiros da câmara sem ter que andar a tirar o cartão. E se quiser passar para o computador é igual. Ou envio direto pra a cloud. Já algum tempo que venho a deixar de usar os leitores de cartões nos meus computadores e está da câmara foi das últimas vezes que usei.
E quanto a ligação à internet falhar ou ficares com pouca bateria e não a poderes carregar, adeus fotos. É que a transferência pelo cartão gasta 560 vezes menos energia do que a wireless. Podes descarregar 560 cartões de 128gb com o mesmo consumo de energia que transferes 128gb entre a câmara e o computador. Nada de grave…
Mas o wireless é mais “cool” porque é moderno…
O que é que interessa se gastar 560 vezes mais energia, e tiver que carregar as baterias o dobro ou o triplo das vezes que normalmente carregaria se usasse cabo ou leitor, ou se por isso uma bateria que poderia durar 2 ou 3 anos passa só a durar 1 na melhor das hipoteses…?
È mais moderno…
As contas estao mal…na verdade sao 561.5 cartoes de 128Gb com o mesmo consumo de uma transferencia Wfi do mesmo tamanho.
transferes videos ou quantidades grandes de fotografias que facilmente chega aos 10Gb por wifi? Deves ter de carregar a maquina duas vezes até conseguires tirar as fotografias todas. Total desgaste das baterias desnecessário.
Eu também tenho uma dslr com wifi e nfc mas não troco pelo leitor de cartões, para já não dá assim tanto trabalho remover o cartão da máquina e depois a velocidade de transferência é bem melhor, eu costumo usar 2 cartões de memória.
Para quê leitor de cartões? Todas as máquinas tem cabo USB, ligas directamente a um pc com entrada standard (nos Apple começa a ser coisa rara …) e copias os ficheiros. Nem tens que abrir ou retirar o que quer que seja.
Num Apple agora tens que andar com adaptador de USB ou cartões e respectivos cabos Lol
ou então compares o cabo sem adaptador.
Tenho a Nikon D7200 que possui Wifi e NFC, e até agora foram raras as vezes que utilizei essa funções para transferir as fotografias para o PC. É mais lento, tanto no activar das funções como nas velocidades de transferência, tem um consumo elevado de bateria. Mas o pior de tudo é mesmo ficar sem utilizar a máquina enquanto estou a transferir as fotografias.
Com um leitor de cartões simplesmente tiro os cartões da máquina, coloco no leitor e copio para o computador a pasta. No entretanto já coloquei novos cartões na máquina e continuo a fotografar.
A ligação por Wi-fi nestes aparelhos móveis é muito lenta em comparação com leitura directa de cartões ou por cabo. Se usas cámaras boas em que os jpeg ou RAW são grandes e nem falo sequer de filmes, via Wi-fi nunca mais acabas. Nunca ninguém usa o Wi-fi que não para passar umas fotos para o telemóvel e daí WhatsApp ou Facebook.
mais uma vez a apple a fazer o que quer e lhe apetece e a ignorar o que os utilizadores / clientes desejam e necessitam!!!! e ainda por cima os apple boys defendem veemente a marca … cambada de obtusos cerebrais!!!
Tem lá calma com as azias. Não gostas põe pro lado.
Primeiro, 99% das pessoas não sabem o que querem.
Segundo, aposto que 99% dos utilizadores apple nunca usou o SD reader que trás.
Eu uso o MacBook pro de 2015, e sinceramente, em relação deixa-me muito a desejar sinceramente. Acho que vou mudar para um asus ou msi, nem sei. O que me aconselham?
Cumprimentos
tenho boas experiências com a Asus, Toshiba e Dell …..
Com um Macbook pro de 2015 e queres mudar? Quais são os motivos?
Hardware medíocre em comparação a portáteis de metade do valor? Só assim por exemplo.
Medíocre só se for na tua opinião, porque no mundo real são bastante bons. Mas isso é para quem usa e consegue ter opinião.
Hardware mediocre? Se não for para jogar jogos que vão sair para o ano aquele portátil dura-lhe pelo menso até 2010! Quem é que troca de portatil todos os anos excepto gamers? além que gamers a sério usam desktop.
Qualquer um deles ficas bem servido, aponta para o que te oferecer melhor hardware pelo mesmo preço. Caso ambos ofereçam o mesmo hardware verifica qual deles tem o melhor sistema de refrigeração
A estratégia da Apple tem sido de ‘enjaular’ cada vez mais o utilizador e tem resultado, portanto para quê alterar? Quem é utilizador que se queixe e se não estão contentes mudem de equipamento! Até podiam retirar os ecrãs dos portáteis e vendiam na mesma.
+1
Sim, pk assim depois podiam vender uns oculos com o ecrã embutido e o pc transmitia a imagem via wireless. Era mais um acessório para chular on ISheeps…
Metam-se com ideias xD
Pralém de ser wireless também era mais seguro porque só tu verias o ecrã.
Genius!! Ahahah
O mais rídículo é não possuir uma entrada lightning…
Compras um iPhone 7 e passas a usar só headphones com lightning…até aí tudo bem, compras um qualquer xpto, para teres do melhor, compras o novo Macbook…e…onde é que ligas os teus novos headphones de €300, €600, €1000 ?! Não ligas…xD #FAIL
É bem feito…os fanboys da Apple continuam a suportar este tipo de decisões, por isso limitem-se a aceitar…:)
É tramado andar a atirar barro à parede e ele cair por falta de adesão 😀
Ao menos que soubesses do que estás a falar
O que ele está a dizer é verdade, atualmente nao é possível ligar headphones com lightning no novo Macbook Pro. No futuro acredito que vendam um adaptador.
Pelo menos é o que tudo que é artigo da especialidade diz.
http://www.macworld.com/article/3136649/hardware/it-just-works-you-need-a-dongle-to-connect-an-iphone-7-to-a-new-macbook-pro.html
” And those Lightning earphones? Can’t use those with the new Pros.”
Como se alguém nos dias de hoje andasse a gastar dinheiro em coisas com cabos…
Essa é outra nao faz sentido nenhum, o ideal era fazerem um portatil sem portas nenhumas.
Claro que não… por 200 euros compram os airpods que dizem ser tão perfeitos tão perfeitos que conseguem desaparecer das orelhas mais depressa do que ficam silenciosos.
Ao ponto da Apple já ter colocado 3000 milhões de dólares de lado para estudar a forma de segurar os phones nas orelhas… usando uma super novidade que se chama teia de aranha e já foi usada nos anos 90.
E até porque os wireless tem a qualidade de um Wired… Os melhores Headphones são com cabo.
LOLOLOLOL, essa foi a perola do dia!! Claro que hoje em dia “ninguem” quer cabos não é?? Então o wireless é que é “cool” e “moderno”…. E toca a gastar baterias á grande, levar com radiações na tola á grande… Levar com uma qualidade de som de m**da á grande…
Eh pah, mas é “moderno”… Temos que evoluir… Nem que seja para pior!!
Mas tambem, e so para acerscentar já agora, para quem ouve cenas por streaming ou por mp3 a 128k, ter phones wireless ou uns do chinês de 1€ com cabo é igual mesmo…
Vocês desconhecem a realidade dos produtos wireless, nem colunas home cinema tenha com fios há mais de 2 anos, home cinema 7.1.
Já ninguém quer cabos para nada, qualquer dia nem cabos de alimentação vamos ter, ajustem-se aos tempos.
Conheço a realidade sufuciente para saber que não os quero, nem me interessa.
Inventem lá um sistema wireless que não use baterias, nem emita radiações potencialmente nocivas garantidamente que eu mudo para wireless e “ajusto-me aos tempos”.
Ah e já agora que tenha a mesma qualidade de som que uma transmissao por cabo tb…
E nem sequer tentes vir dizer que a qualidade é igual
Conheço a realidade sufuciente para saber que não os quero, nem me interessa.
Inventem lá um sistema wireless que não use baterias, nem emita radiações potencialmente nocivas garantidamente que eu mudo para wireless e “ajusto-me aos tempos”.
Ah e já agora que tenha a mesma qualidade de som que uma transmissao por cabo tb…
E nem sequer tentes vir dizer que a qualidade é igual
Não é igual, é inferior, mas não tão inferior quanto as pessoas julgam. Faz um bom trabalho, e sem fios a passar na sala.
errrrr, o que o g0tH1cX, o que ele diz não é mentira nenhuma… Neste momento não tens forma de ligar headphone lightning a um macbook…
Mas pra q querem que o iphone ligue ao novo macbook se se ppde fazer tudo através do icloud e airdrop? Usem a cabeça.
errrrr, o que o g0tH1cX, é verdade… Neste momento não tens forma de ligar headphone lightning a um macbook…
Li na transversal, não reparei na parte de comprar com cabo lightning. Sim, nesse caso não dá.
Nota que não sou a favor de terem lançado uma linha renovada de MBP apenas com portas usb-c, acho que há alguns tipos de ligação deveriam ser mantidos.
Mas continuo também com a minha opinião, a maioria das pessoas que se queixam, não tem nem penssam em ter qualquer equipamento Apple. É falar mal por passatempo.
Então vossa sapiência pode explicar como se ligam uns headphone Lightning, como os que vêm com o iPhone 7, ao novo MBP?
Deixe-me adivinhar, com *mais* um adaptador?
Ai meu Deus que estás tão ofendido. 🙂
É um grande FAIL realmente hahah
+1
eu até acho que o riduculo é o iphone 7 ter lightning e não usb c
Pensei que tinha removido pois era preciso ter “coragem” como fizeram com o jack no iPhone x’D
Uma coisa é certa, se fossem PC com SO Windows a fazerem isto, “caia o Carmo e a Trindade”! Mas como é a Apple, já consideram a desculpa “clara e concisa”…
Pois, mas isto não é nenhuma suposição, é a realidade…..
há uma data de marcas a vender PC logo se uma delas adoptar esta “fantástica” decisão os users vão para outra, se a realidade fosse igual à da Apple (Apple vendido por… Apple), ou seja se PCs com Windows fossem apenas vendidos pela Microsoft não tenho a mínima dúvida q seria acontecer algo idêntico
ou então as reclamações para a marca iam disparar
Exato, esta na moda isto
Tipo diz-me lá que falta faz um ssd reader ao comum dos utilizadores?
A marca da maçã não quer saber da opinião dos clientes nem das necessidades dos mesmos. Esta empresa só se preocupa com os números e em sacar muita guita aos clientes. Os fieis á marca compram qualquer produto sem reclamar e ainda justificam o injustificavel (tal e qual alguns evangelistas). Faz falta um concorrente á altura (talvez com uma banana no logo)
A marca da maça é paga pelos 99% dos users para tomarem este tipo de decisão por eles.
Mais uma vez a Apple no seu melhor, se isto fosse com outra firma que eu cá sei era um terremoto!
Por mim, Apple lá longe!
Mas o uso dos cartões SD é só para as cameras fotograficas?!
Eu tenho um MBP de 2012 e uso regularmente o leitor de cartões para passar jogos para consola, musica para ouvir no autoradio do carro ou nos tablets, passar dados e fazer backups de smartphones android, passar filmes para leitor multimedia, etc
Vendes tudo e compras tudo do ecossistema Apple: Apple TV a fazer de conta que é uma consola, ipod, colunas e phones wireless compatíveis, etc
No final gastaste o equivalente a um carro, demoras 50 vezes mais a copiar as coisas, levas com radiação suficiente para grelhar umas febras e passas a jogar jogos para crianças em vez dos títulos AAA da XONE/PS4. Ah, e ainda ganhas uns adaptadores.
Não entendo o drama, eu quando compro um carro procuro um com um motor e 4 rodas, se o carro não tiver motor não sereve para mim e portanto não compro, parece-me lógico. Não vejo o drama… Ou vocês são daqueles que compram para guardar na prateleira, mesmo que não funcione ou não sirva para o que vocês precisam?
Não entendo estes dramas parecem putos de 13 anos
Eu entendo e passo a explicar.
Há pessoas que usam mac há muito tempo e que gostam e se habituaram ao macosx, como macosx só vem da Apple e só corre em macs, as pessoas não têm outra possibilidade a não ser o carro A,B ou C que normalmente só diferente em peso e tamanho e por vezes form factor, daí esta “indignação” por parte de alguns consumidores da marca. A verdade é que estão presos, não têm opção.
Acho que ainda existem Mac’s com portas USB, SD, HDMI à venda.
A grande e maioria indignação parece vir de fora, digo eu….
@LM
A maior indignação, vem mesmo de clientes da Apple que querem trocar os seus Mac’s por modelos novos, não por modelos com 2 ou 3 anos, e os novos, ou não vão de encontro ás suas necessidades ou são demasiado caros.
Se fores aos sites referentes à Apple vais ver que 90% dos comentários são negativos.
90% que são um minoria quase insignificante no mundo da apple.
Dúvido que seja o pessoal que tem Macs que esteja a queixar-se.
Aliás nota-se pelos comentários que não é o caso.
Bem que podiam remover ecrãs não tácteis, por ecrãs tácteis, que me parece que é algo mais atual.
por acaso não concordo, nesse aspecto concordo com a apple, prefiro ter um trackpad grande do que um ecrã tactil, não gosto nada de olhar para o ecrã cheio de dedadas.
De certo que uns lenços de pano para limpar o ecrã ocupam bem menos espaço que os adaptadores.
Deves ter um smartphone com teclado físico.
O telemóvel foi feito para andares com ele nas mãos por isso usas os dedos para mexer nele. O software foi pensado completamente a pensar que pega sno telemovel com as duas maos.
Imagina agora o ecrã táctil num macbook com macosx. quem é que vai andar a carregar numa interface feita a pensar que usas um rato e pior ainda seres obrigado a mãos no ar quando é bem mais confortável ter as mãos pousadas e controlar um rato ou trackpad?
Achas que a apple já não experimentou soluções híbridas no macbook?
Eu por exemplo só exerimentei o windows e digo-te que é uma merda a nível de interface touch. As apps não são pensadas para touch nem o SO oferece grande experiência. Já o windows mobile está bem melhor a nivel de touch mas as apps são um degredo no geral e a razão porque abandonei o meu telemóvel Microsoft.
sejamos realistas, a razão porque híbrido não é o ideal é porque não consegue ser bom com rato nem com touch. É impossível conseguir fazer uma interface que funcione bem nas duas formas e os devs raramente fazem duas interfaces distintas o que piora tudo.
Por alguma razão os tablets android não pegam. Porque o nível de apps feita a pensar em ecrãs grandes como os tablets têm é quase nula.
A Apple não quer touch porque teria de passar pelo período “Windows 8”. Como a Apple a nível de vendas já anda a cair de ano para ano, ter um perído Windows 8 seria o fim.
A Apple simplesmente perdeu o comboio. PUF… foi-se
A malta quer la saber das dedadas (além do mais, existem as pens, que é o que a malta usa para desenhar).
Tens a noção que muitos designers, artistas digitais, estão a abandonar o MacOs porque aquilo parou no tempo e não tem touch?
A treta da barra touch é a maior estupidez que vi da apple… bem, na verdade talvez o magic mouse 2 ter de carregar ao contrário é ainda mais estupida.
Eu no hibrido posso usar o rato ou o touch!! TENHO ESCOLHA. Tu no macbook ou usas o rato ou o rato… ah, aquela treta da barra touch é uma treta,,, não conta… aquilo é comico.
Nota: um tablet android ou ipad não tem nada a ver com um hibrido… já vi que não percebes nada do que andas a dizer.
@Mike acertaste em cheio “A Apple não quer touch porque teria de passar pelo período “Windows 8″”
E ter os dois, não seria melhor?
Para que queres ter touch numa SO feito a pensar que vais usar um ponteiro para mexer nele? É uma experiência de merda.
Por exemplo como arrancas uma app com o ecrã touch se a barra das apps estiver escondida?
Porque é que assumes que uma coisa impede a outra? Podes ter um ecrã de toque com um touchpad/rato… Para certas coisas um é mais útil para outras pode ser o outro. Já não é a primeira pessoa que mo diz.
Não conheço a última implementação do osx mas se estás a falar da dock station e numa situação hipotética onde ela possa desaparecer e é necessário faze-la aparecer, podia ser tão simples como um gesto de deslizar o dedo da borda baixo para cima no ecrã ou um botão no teclado nas teclas de função. O mac já as usa a muito. Nem sequer é difícil de imaginar uma solução.
Entendo mas uma coisa não impede a outra. Todos os portáteis no mercado que tem um ecrã touch também tem um touchpad (ainda não vi nenhum a não ter). Não tens que o usar se não gostas, até o deves poder desactivar, mas é bom ter a opção para quem gosta. E, quem sabe, até te habituas e passas a gostar. Tenho um amigo que comprou um acer com ecrã touch e como comprou por outro motivo, nem se quer se apercebeu que tinha touch durante algum tempo e não ligou puto. Mas no outro dia estava exactamente a comentar o quanto uso ele lhe dá e lhe facilita certos trabalhos. E pelos preços que a apple pede, bem o podiam por.
Estou-me nas tintas, mas como eles dizem, ou utilizam por wireless ou comprar mais um adaptador, ou seja tens que ter contigo uma cambada de adaptadores. Adaptadores para auriculares nos iphones, adaptador para sdcard nos macbooks, adaptador para tecla esc, joke xdd daqui uns anos vai ser adaptador para o ecrã, adaptador para a keyboard inteira xddd. Eles apostam muito no wireless mas fazerem os iphones com carregamento wireless nada. Mas ha um video no YouTube a explicar muito bem o porque disto tudo! Ou seja tudo que a apple nao ganha dinheiro, eles vão fazer adaptadores para ganharem dinheiro. O adaptador jack eles ganham zero dinheiro porque o jack nao é deles, mas o lightning port é deles, portanto tudo que passa pelo lightning é dinheiro no bolso
Terminais Apple
Quanto mais hardware tiram, mais ficam.
https://www.youtube.com/watch?v=mRKN3tvS9F0
apple em direcção ao abismos, após morte de steve jobs…
Vejamos:
Premissa #1: “Cada vez mais as máquinas fotográficas começam a ter novas forma de transferências de dados, recorrendo ao wireless e este é o caminho a ser seguido. Há também novos leitores de cartões cada vez mais rápidos e finos, que abrem a porta a outros tipos de cartões noutros formatos.”
Premissa #2: “Houve também nesta entrevista referência à decisão de não remover, para já, a porta áudio. Segundo Phil Schiller os profissionais que vão usar o novo MacBook Pro ainda requerem que o equipamento áudio de elevada qualidade que possuem funcione nestas máquinas.”
Conclusão:
Portanto, os profissionais que usam equipamento áudio de elevada qualidade, são argumento para manterem a porta áudio (que tiraram no iPhone); mas os profissionais que usam equipamento fotográfico de elevada qualidade, que comprem novos adaptadores.
Opinião:
Não estou a dizer que sou contra ou a favor mas esta é a conclusão a que chego ao ler isto. Também não estou a criticar o pplware; transcrição é transcrição, não é o que está em causa. O que eu acho é que a justificação é desigual; há vários tipos de I/O áudio tal como há vários tipos de I/O para cartões.
expecto que profissionais de audio não utilizam jack 3.5…
*excepto
@LG
Exatamente, andaram a tirar o jack no Iphone porque, segundo eles, pela porta lightning tem mais qualidade e no entanto nos MacBook não a retiraram.
Não retiram só porque tinhas mais qualidade. Houve varias razões além dessa, razões essas que no macbook não existem por ser bem maior.
Não duvides é que no futuro próximo vai desaparecer também. O actual já levou downgrade e tudo ou seja está lá mais por conveniência que outra coisa.
puro marketing…se podemos manter os preços elevados dos MAC´s, porque não retirar componentes e “obrigar” os consumidores a adquirir componentes extras e ganhar ainda mais dinheiro???? gosto das maquinas e demonstram ter qualidade, mas sinceramente creio que se esticam nas estratégias de Marketing para ir buscar €€€€€ mas claro, cada um sabe do seu bolso!!
A partir do momento que vejo que alguns editores do The Verge a dizerem que ao fim de “x” anos de usarem e serem fiéis aos Macs afirmarem que a próxima compra não será um macbook, acabamos por perceber melhor que a Apple “já era” no que toca a computadores.
Todas as explicações dadas pela Apple para justificarem o fiasco do novo macbook soam a tão esfarrapadas!!
Eu até já comecei a comprar pens com um lado tipo A e o outro tipo C para não ter surpresas um dia
Nada tenho contra esta tendência do “Go Wireless” mas por mais “avançadas” que estas empresas queiram ser existirão sempre duas implicações incontornáveis:
– Quanto menos fios, mais baterias; no caso das transferências wireless de ficheiros, a máquina tem de estar ligada;
– Quando a bateria se tem de recarregar, não se pode usar o aparelho ou o dispositivo, ou pelo menos perde a portabilidade que se espera dele.
Apenas um entro muitos truques para embaratecer o custo de producao e aumentar ainda mais os lucros.
*entre
Que estupidez de justificação. Eu fui utilizador Apple durante seis anos (iphone, Macbook, iPad) e realmente por vezes a Apple faz uma figura de eurso a tentar justificar decisões, a meu ver absurdas, com argumentações ridículas.
Usar leitor externo por causa de Compact Flash? A sério?
A drive SD fica meia saída do laptop? A sério? Como se o design da Apple fosse feito dessa maneira.
É paenas uma má decisão, mais um tiro no pé tal como o de terem tirado o jack 3,5mm dos iPhones.
O Steve Jobs deve andar às voltas no além ao ver a imbecilidade de algumas decisões feitas após a sua morte.
Para mim foi isso e a tecla fisica ESC, não me convence…
Continuas com Esc, nas aplicações que o invocam para a touchbar…
mas olha que o modelo mais “barato” tem tecla fisica ESC.
Criar mercado, a Apple faz isso como ninguém
Fui utilizador de macs (profissionalmente), durante muitos e bons anos, actualmente dispenso, mas acho que a marca ABUSA dos seus fieis seguidores, e um dia quiçá a “porca torce o rabo”.
Como diz o zé num post acima “indignação”, e bom senso acrescento eu, pois estamos a falar de tecnologia, de pessoas habituadas a novidades e mudanças constantes e frequentes, dai pergunto eu a esses fieis da marca:
– Que raio faz a Apple que outros nao façam, por vezes melhor e mais barato?
– Porque sujeitar-se a uma marca, quando podem “explorar” todo um mundo que por ai anda?
– .É o design, o status, a fiabilidade, a novidade ?
– O preço nao é por certo, que raio, EXPERIMENTEM a mudar…
Sei bem que isto é assim uma espécie de “clube de futebol”,….nunca mais mudam, mas podem ao menos RECLAMAR, os tipos da MICROSOFT, a custo, deram o braço a torcer, com o MENU INICIAR.
Vale sempre a pena tentar, nao ser um “carneirinho”, seguidor do “Pastor”.
É a tecnologia que tem que adaptar ás necessidades do utilizador e nao o oposto.
Só o facto de se ter que justificar o porque de uma tecnologia indica que está algo errado com esse sistema/tecnologia (independente da marca).
Se um utilizador nao se adaptar a um sistema/tecnologia ou se nao vir que tem utilidade ou se vir que falta algo, entao o mal nao está no utilizador.
Não é o que o usb-c está a fazer? velocidade maiores com uma entrada universal que funciona mesmo que insiras ao contrario.
A apple só esta a fazer forcing para que seja adoptado asap.
Apple, a marca dos adaptadorzinhos, é ridículo! Como ridículo é terem tirado o Jack 3.5 do iPhone por ser tecnologia arcaica, mas aqui já ser tecnologia necessária. Os profissionais do som precisam do Jack, mas os profissionais da fotografia não precisam do leitor de SD…
Por acaso o jack que vem no macbook é inferior ao anterior. por isso a razão para continuar duvido que seja os profissionais do som.
Nao vamos ser hipócritas, eu mesmo que adoro o Macbook Pro, sei que tanto usb A como Leitor de cartoes, fazem falta. Mesmo tirando o usb A para acelerar a mudança para o usb C, tirar o leitor de cartoes nao faz sentido, porque, e nos sabemos, quem trabalha com fotografia na maioria prefere usar mac, e se nao tem leitor de cartoes vai prejudicar quem trabalha com fotografia, independentemente do wifi.
É uma pena não ter leitor de disquetes de 8″. Tenho aqui umas de 80kB para ler.
Só a Apple é que pelos vistos não consegue fazer um leitor de cartões SD em que o cartão fica totalmente dentro do leitor…
Mas tendo isso em conta, eu até percebo o dilema, tendo em conta as pérolas do design recente da Apple.
Este por exemplo fica *completamente* de fora, como Deus quer, e não só *metade* de fora que é obviamente obra do Diabo: http://core0.staticworld.net/images/article/2015/09/ipad_pro_apple_pencil_plugged_in-100613525-orig.png
Este outro fica… uh… a descansar de papo para o ar enquanto carrega, mas não tem nada *metade* de fora:
http://www.geek.com/wp-content/uploads/2015/10/magic_mouse_2_charging.jpg
Ahahahaha Apple no seu melhor…
Gostava de ver uma comparação dos MBP e dos Surface Book nova geração… Mas o pplware não gosta de MS, apenas Apple…
reparem, se o portatil tiver um disco SSD pequeno, havendo slot SD, haverá sempre a hipotese de suprir a falha do portatil com um cartao SD grande (ou dois, ou tres…)
não havendo slot SD, e para não ter de andar a carregar com discos externos, ou a perder as pens, então os clientes acabarão por gastar mais dinheiro para terem ssd’s internos maiores
julgo ser este mais um dos factores que levou a apple a tomar essa decisao
eu nao acredito nos comentarios que aqui vejo,o ppl defende a tal forma a apple que ate justifica que os cartoes nao sao necessarios.lololol. e mm o cumulo lol como dizem é uma feature LOL
Mais um pouco fazem Macbooks sem teclado ou sem ecrã xD
Este fulano só tem material da Apple, no entanto vejo o video dele quanto ao Macbook Pro!
https://www.youtube.com/watch?v=HbSYGYInhZk
vejo = vejam
Esse português. O título seria “Apple explicou porque É QUE o MacBook…”
enquanto houver hackintosh não haverá problemas única coisa boa deles é o seu SO
Cada fabricante tem as suas forças. Mas se achas que é de negar a capacidade deles no hardware, força nisso.
Acerca do touch bar. A Microsoft nunca lançou esta opção, mas até neste campo já ía mais à frente que o que a Apple foi capaz de apresentar:
http://www.theverge.com/2016/11/4/13518278/microsoft-adaptive-keyboard-concept-macbook-pro-touch-bar
E que te leva a concluir que eles (Apple) não estão também mais à frente do que estão a apresentar…?
Seja como for, é o único portátil do género no mercado. Se te fizer jeito compra. Caso contrário, não faltam alternativas.
Estão se a virar para as massas e a esquecer os profissionais que os fizeram crescer como empresa.
A questão da remoção do leitor de SD foi contra a uniformização actual em todas as câmaras praticamente sem excepção e mesmo de topo passaram a usar os cartões SD, hoje fazia ainda mais sentido ter o leitor que há 4 anos, e a treta da transferencia wireless é piadética, transferir uma reportagem em RAW por wireless é catastrófico e praticamente impossível
Assumirem que os clientes tem maquinas fotograficas com wifi? Falso. Assumir que a maior parte das maquinas fotograficas tem wifi? Também falso. Eles adiantaram-se para não ter que meter o leitor, porque esta decisão não é uma reflexão da realidade atual.
É a coisa mais estupida que ouvi, então ficamos com a camera parada para transferir dados!! não é mais fácil com SD, e podermos a continuar a usar a camera sem ter a necessidade de estar a espera que esta esteja a enviar ficheiros.
Como é possível que ainda defendam esta ideia.
Para mim é fácil, deram barraca e agora arranjaram uma desculpa para atrasados mentais engolirem.