TOP 5 editores de PDF para Mac em 2018
Seja qual for o dispositivo que se esteja a usar, o modo de visualização de documentos de PDF é sempre o mesmo, sem que para isso tenha de depender de aplicações ou software previamente instaladas no dispositivo. O formato PDF é, com toda a certeza, uma boa opção para poupar em impressões ou papel e, caso se pretenda, é passível de ser editado.
Aqui surge a grande dúvida: qual ou quais os programas a usar para editar os ficheiros PDF em Mac? Com tantas opções disponíveis pode-se tornar difícil decidir qual usar. Reunimos cinco dos melhores programas para facilitar a tomada de decisão. E atenção, há promoções para aproveitar no espírito do mundial!
1 - PDFelement 6 para Mac
O PDFelement 6 para Mac desenvolvido pela PDFelement é uma poderosa ferramenta que se centra em encontrar soluções para os documentos PDF.
Inclui uma variedade de ferramentas muito úteis que conjugam:
- a edição
- a criação
- a conversão
- a anotaçã
- a proteção com password e assinatura.
Com uma interface clara, intuitivo e fácil de usar, não será de todo difícil aprender e acompanhar as funções e ferramentas disponíveis.
Com esta aplicação é possível criar um PDF de raiz e editá-lo como se de um documento do Word se tratasse, ou é possível carregar um documento já criado em PDF com um simples clique no botão “Edit”.
Mas também é possível carregar ficheiros do Word, Excel e PowerPoint, pelo que não se limita apenas a PDFs. Também está disponível para teste a versão PDFelement 6 para iOS, totalmente gratuito.
Agora, um olhar mais atento à interface do PDFelement:
A página inicial permite um acesso rápido às diversas ferramentas do PDFelement, tudo está devidamente organizado e explícito pelo que é muito fácil de encontrar a função que se pretende.
O PDFelement inclui um motor de busca muito simples com ferramentas fáceis de encontrar.
Quando no modo de edição, o PDFelement permite que se proceda a alterações do texto e imagens, e é possível manter o layout do documento original usando a função de edição de linha e parágrafo.
É ainda possível, na página de organização de ecrã, movimentar páginas dentro do próprio documento ordenando-as assim de forma que se pretenda, e ainda adicionar novas páginas ou apagar aquelas que não têm interesse.
PDFelement inclui ainda uma valiosa função capaz de fazer anotações tais como realçar áreas de texto, colocar um strikethrough através de outras, ou desenhar ou circundar pontos de interesse.
Se o documento que estiver a ser criado é de elevada importância, é possível colocar-lhe uma password e assim desta forma garantir que o documento não está disponível para todos. Permite ainda colocar duas passwords para permitir que outros utilizadores possam visualizar e editar o documento PDF.
PDFelement faculta uma rica e diversa conversão de formatos para os documentos, tais como Microsoft Office, Pages, ePub entre outros, nomeadamente em formatos para serem distribuídos pelas e nas redes sociais.
Prós:
- a experiência de edição é muito similar ao Microsoft Word
- poderosa conversão PDF
- interface clara
- compatibilidade abrangente
- fácil de usar
Contras:
- os detalhes da interface necessitam de ser mais otimizados
Preço: $59,95 (licença única)
Download: Neste link
Oferta: Durante o mundial, o PDFelement 6 tem uma oferta limitada, até ao dia 15 de julho:
PDFelement 6 for Mac/Windows (20% desconto), preço original de $59,95, e agora a $47,95.
2 - PDFelement 6 Pro for Mac
O PDFelement também oferece uma versão mais aprofundada e complexa do software de edição que se designa por PDFelement 6 Pro para Mac.
Esta versão Pro abrange uma maior quantidade e diversidade de funcionalidades extras, o que também implica um valor extra de £30 em relação ao valor da versão normal, apresentando assim o valor de £86.
O PDFelement 6 Pro apresenta-se com as funções básicas da versão normal, tal como a edição de texto e inclusão de imagens, mas as funcionalidades extras incluem a possibilidade de transformar modelos não editáveis de Word, Excel ou de outras aplicações do Word em modelos editáveis, e apenas com um simples click num botão.
A versão PRO também pode ser usada para criar PDFs de todos os modos de tipos de ficheiros, incluindo ficheiros de texto.rft e .txt.
Outra característica que apenas está disponível na versão Pro do PDFelement 6 é o facto de ser capaz de criar e editar ficheiros PDF a partir de documentos digitalizados e se for uma empresa à procura de um software com capacidade de trabalho de nível corporativo, a Wondershare promove a versão Pro com um desconto bastante atrativo.
A versão Pro do PDFelement inclui uma ferramenta de edição, que permite apagar informação escondida assim como inclui o modo PDF/A de guardar ficheiros.
Este modelo PDF/A assegura que se guarde a formatação original mesmo depois do documento ter sido posteriormente visualizado e editado várias vezes. Este é um detalhe particularmente útil para profissões relacionadas com a prática de direito/advocacia.
PDFelement 6 também inova ao apresentar uma ferramenta que permite criar de campos de formulário e de modificação de propriedades, e ao mesmo tempo suporta a manutenção de reconhecimento automático de campos de formulários e extração de dados em massa. Tudo isto em conjunto ajuda a melhorar a velocidade de processamento de dados.
Prós:
- extração em massa de dados de formulários
- extração em lote (batch) de dados PDF (personalização de etiquetas)
- reconhecimento OCR preciso de documentos digitalizados
- disponível também em português
Preço: $99,95 (pagamento único)
Download: neste link
Oferta: Durante o mundial, o PDFelement 6 tem uma oferta limitada, até ao dia 15 de julho:
PDFelement 6 pro for Mac (20% desconto), preço original de $99,95, e agora a $79,95.
PDFelement 6 pro for Windows (20% desconto), preço original de $99,95, e agora a $79,95.
3 - Adobe Acrobat DC
Adobe, a empresa responsável por muitas das ferramentas profissionais e até pela invenção do PDF, tem o seu próprio programa de edição designado por Acrobat DC.
DC significa Document Cloud, que permite que se guarde os ficheiros na cloud e desta forma é possível levá-los para qualquer lado e podem ser acedidos por terceiros em caso de necessidade de colaboração.
O Acrobat DC tem assente um serviço de subscrição, com preços desde os £13,14 por mês. No entanto, esta versão está disponível apenas para Windows, para Mac e versão profissional, com um valor mensal de £15,17.
Ambas versões do Acrobat incluem o Abobe Scan, uma aplicação para smartphones que permite digitalizar qualquer documento recorrendo à câmera do smartphone e convertê-lo para PDF, e ao mesmo tempo uma ferramenta de comparação de ficheiros permite ver duas versões do mesmo PDF lado a lado para facilmente detetar qualquer diferença.
Adobe Acrobat DC também oferece a possibilidade de assinaturas digitais em mais de um bilião de dispositivos, assim se tem um PDF que tem necessidade de uma assinatura, o Acrobat Dc é capaz de ter a resposta. Por um período de 12 meses, Adobe Acrobat tem um custo acrescido de £100 sobre o valor da versão standard do PDFelement 6 para Mac e não oferece muitas funcionalidades exclusivas.
A interface principal do Acrobat tem de forma muito clara definidas as colunas da esquerda, centro e direita que ajuda o processamento de PDF rápido e fácil.
No modo edição, é possível alterar textos e imagens de forma rápida, e se se tratar de um documento digitalizado, o OCR irá detetá-lo automaticamente e converte o mesmo num documento editável.
É possível ainda incluir marcas d'água, cabeçalhos e rodapés e alterar o fundo do documento aquando da edição do mesmo.
É ainda possível deixar comentários no texto no Acrobat, mas a configuração das propriedades estão bem escondidas e são difíceis de encontrar (selecione o comentário adicionado>clicar com o botão direito>configuração de propriedades).
Com o Adobe Acrobat, é possível selecionar um vasto campo de formulários para assim se poder criar um formulário interativo de forma mais rápida.
Prós:
- totalmente funcional, produto estável
- função de comparação rápida de documentos
- reconhecimento automático de campos de formulário
- cria PDFs compatíveis com o Office
- compatibilidade elevada, profissionalismo elevado
Contra:
- algumas das funções estão escondidas de forma profunda dentro do software
- dispendioso
- recursos inflacionados
Preço: £15,17 por mês
Download: neste link
4 - PDF Expert
PDF Expert é uma das aplicações premium da Readdle, que já foi um dos líderes no processamento de PDF para iOS. A versão Mac foi lançada em 2015 obteve uma elevada recomendação e análise por parte dos editores da Apple.
Requer um pagamento único de £55, mas com ele vem também a possibilidade de poder alterar as configurações de leitura dos documentos PDF, podendo assim descansar as vistas, podendo escolher por filtros para dia ou noite ou sépia.
É ainda muito fácil de pesquisar por e dentro de documentos usando uma ferramenta de pesquisa bastante compreensiva e pode ainda anotar documentos. Se estiver a editar num iPad Pro, poderá usar o Apple Pencil.
Quando se edita um texto no Mac, o PDF Expert irá detetar automaticamente a fonte, o tamanho e a opacidade, e assim é possível substituir qualquer parte do texto e, à semelhança de muitos outros editores, poderá ser usado para assinar digitalmente os documentos. Os PDFs editados poderão ser carregados para a diversidade de unidades de armazenamento na cloud existentes, tais como a Dropbox e Google Drive, nas quais poderão ser acedidos por outros, dando assim continuidade ao trabalho a desempenhar.
O PDF Expert apresenta uma interface muito mais estilosa em comparação aos outros editores que constam nesta lista, o que o faz sobressair perante os semelhantes.
Com o PDF Expert é possível adicionar comentários e anotações aos documentos. A disposição da página apresenta a ordem das páginas dentro de um ficheiro PDF. A partir daqui, é possível ajustar o ordenamento, adicionar novas páginas ou apagar aquelas não desejadas.
PDF Expert apresenta um valioso conjunto de funções para edição de texto e imagem, e ainda uma função bastante útil que permite remover informação escondida.
Prós:
- fácil de usar com uma interface orientada para o utilizador
- função para uma rápida organização de páginas
- anotação muito simples na função de adicionar e editar
- função para edição de texto e imagem
- flattening pdf
Contra:
- poucos módulos de funções
- a compatibilidade de PDFs pode ser melhorada
Preço: $59,99
Download: neste link
5 - Preview
O Preview é uma ferramenta pré-instalada que vem incorporada com qualquer Apple Mac. À primeira vista pode ser usado para visualizar imagens, mas pode também ser usado para visualizar e editar PDFs.
O número de funções para edição não tão vasta como o dos outros editores da lista apresentada, mas pode ser usada para realçar texto, adicionar várias formas e incluir notas. Pode ainda incluir uma assinatura digital, quer seja por via de um TRACKPAD ligado, ou por via de um papel escrito que será exposto perante a câmera integrada no Mac.
Prós:
- pré-instalada, gratuito
- visualização de multi formatos
- função rápida de anotação de comentários
- função rápida de drag and drop de miniaturas
- reconhecimento rápido através da câmera de assinaturas manuais (caligrafia)
Contra:
- compatibilidade pobre de PDF
- não inclui um editor de conteúdos de PDF
Este artigo tem mais de um ano
O único que interessa é o Preview…
“Contra:
compatibilidade pobre de PDF”
Justifiquem-se!
Porque não têm justificação nenhuma.
Heldr, nunca se contraria uma Senhora, não sabes?
Que senhora?
Nunca se contrária a NOSSA senhora, agora a dos outros…
Para 90% das vezes e das pessoas o Preview chega e sobra. Faz tudo desde split a merge de pdf e/ou de páginas.
E da para anotar, além de ser o mais rápido e fluido que há.
Quero saber é onde está a “fraca compatibilidade”.
Obrigado pelas sugestões!
Para visualizar, imprimir e fazer merge, o preview chega e o facto de ser light (pobre), torna-o imbatível em termos de performance.
Para criar PDF’s a partir de documentos, nada melhor que o MS Word 2016 (ou em alternative Office 365) e exportar para PDF com elevada fidelidade.
Todas as aplicações que dão para imprimir no macOS e até iOS, permitem exportar para PDF melhor que o Word.
ja agora, qual o processador de texto que usas no mac?
estou curioso.
aqui word ou pages, mas em qualquer janela que dê para imprimir no osx dá para criar um pdf.
ok heldr, brigado
LaTeX.
Qual aplicativo usa?
Eu uso há cerca de 1 ano o PDF Expert e para já estou super satisfeito. Muito fluído e com opções de edição de pdf fantásticas.
Foxit é também uma boa alternativa, senão mesmo a melhor, pelo preço que é gratuito.
E o Skim também serve bem.