Como atualizar o seu macOS usando o Terminal
As atualizações de software a aplicações ou até mesmo ao sistema operativo do nosso computador são muitas vezes inoportunas e incómodas. Com frequência, adiamos a instalação das atualizações por nesse momento estarmos a trabalhar ou simplesmente a utilizar o equipamento.
No macOS tem à disposição uma série de comandos que poderá usar no Terminal e que permitem transferir e iniciar a instalação das atualizações de software sem necessitar de interromper a sua atividade no computador.
Aquando da atualização de qualquer software que tenha instalado pela App Store do macOS, normalmente recorre a essa mesma Store para proceder à atualização. É o procedimento mais lógico e o mais eficiente para a maioria das atualizações.
Contudo, para grandes atualizações que requerem reiniciar o equipamento de modo a concluir a instalação, há um pequeno truque que lhe permitirá poupar algum tempo. Ao invés de instalar essas atualizações pela App Store, poderá recorrer ao Terminal do macOS.
Ao inserir o comando softwareupdate -l terá acesso a todas as atualizações disponíveis para o seu computador. Todas as diferentes atualizações serão mostradas em formato de lista, com o nome da atualização, número de versão, tamanho estimado em kilobytes e ainda a indicação de ser uma atualização recomendada ou que exija reiniciar o equipamento.
Consultada a lista de atualizações disponíveis, poderá optar por atualizar apenas uma delas. Basta usar o comando softwareupdate -i 'NOME', em que NOME é a designação da atualização. Terá de colocar, no comando, o nome da atualização entre aspas simples.
Usando o comando softwareupdate -i -a instalará todas as aplicações disponíveis e usando o comando softwareupdate -i -r instalará apenas as atualizações recomendadas.
Depois de executados todos os procedimentos no Terminal, as atualizações serão então instaladas. As que requerem reinício do sistema serão instaladas após o utilizador reiniciar o equipamento manualmente.
Regra geral, o tempo necessário após reiniciar o computador para terminar a instalação das atualizações é bem inferior ao que se verifica quando a atualização é realizada pela App Store. Obviamente esta observação dependerá do modelo em questão e da própria atualização que é instalada, mas é um bom truque se não quiser aguardar tanto pela finalização da atualização aquando do arranque do sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
-Usando o comando softwareupdate -i -a instalará todas as aplicações disponíveis.
-Usando o comando softwareupdate -i -r instalará apenas as atualizações recomendadas.
Onde:
-i (install) -a(all)
-i(install) -r(recommended)
Fernandinho mete um reboot nisse, # sudo sh -c “softwareupdate -ia && reboot”, assim já podes ir mandar um fax enquanto ele actualiza e reboota! : ]