Atom, o editor de texto do GitHub está disponível para OSX
Os editores de texto são ferramentas importantes e essenciais para programadores e todos os que trabalham com código. É ali que produzem as suas criações e que desenvolvem as suas ferramentas.
É por essa razão que devem ter um editor de elevada qualidade, que permita também uma integração de módulos externos que vão simplificar as funções mais repetitivas e que podem ser automatizadas.
Existem muitos e bons editores, mas agora chegou finalmente uma excelente alternativa, que pode fazer muita gente mudar. O Atom, o editor de texto do Github está já presente, mas ainda apenas para OSX.
Este novo editor de texto, desenvolvido pelo Github vem trazer para este muito feroz e competitivo segmento mais uma excelente oferta, dado na sua forma mais básica e original acesso a um vasto leque de funcionalidades que os mais exigentes querem ter.
Podemos de imediato ter acesa a semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.
O Atom tem a particularidade de ser um editor de texto completamente diferente do habitual, mas mantendo as funcionalidades que todos esperam de uma ferramenta deste tipo.
A sua diferença é que ao contrário da maioria dos editores não é uma aplicação com uma origem dita tradicional, mas tem no Chromium a sua base e origem.
Esta diferença permite que seja muito mais simples aos criadores de pacotes de funções adicionais desenvolverem os seus trabalhos pois podem usar as API's já desenvolvidas para este browser.
Mas quem usa o nem se apercebe que este editor tem esta origem e esta sua particularidade. Tal como outra qualquer aplicação o Atom integra-se perfeitamente no sistema operativo.
A imagem do Atom, que permite aos utilizadores terem vários separadores abertos e até o apoio na hora de usar as funções de determinadas linguagens de programação, é similar a alguns editores de texto já conhecidos e com provas dadas.
Mas o Atom consegue dar as mesmas funções e manter alguma vantagem no momento de ser usado. O facto de ser gratuito vem fazer recair nele uma vantagem na hora de escolher um editor.
Por ser baseado no Chrome, o Atom tem presente todas as funcionalidades que podemos encontrar nesse browser. Podemos por exemplo ver os elementos que são usados na apresentação dos separadores e, se quisermos, podemos alterá-los mudando apenas uma página de CSS ou um script de java.
Esta mesma vantagem está presente na hora de criar temas ou funções e pacotes. Basta programar em Javascript ou construir CSS's específicos para que estes sejam criados.
Mas como é uma ferramentas completa desde a sua origem, o Atom inclui também uma forma de gerir snipets de código que são guardados e chamados a qualquer altura. Tem ainda a possibilidade de ver definido um conjunto alargado de atalhos que podem ser usados par usar o Atom de forma ainda mais eficiente.
Todas as configurações do Atom estão reunidas num único separador, onde podem mudar todas as definições deste editor de texto e dos seus módulos, garantindo um controlo completo. É ainda possível nesta zona instalar novos temas e novos pacotes.
Para já a equipa do Atom apenas disponibiliza para instalação a versão para OSX, mas qualquer um que o queira testar noutro dos sistemas suportados pode fazer a sua compilação. Existem no entanto algumas versões não oficiais para Windows disponíveis na Internet e que permitem já que os utilizadores deste SO o teste.
O Atom tem ainda um caminho grande a percorrer e muito para mostrar, mas a sua base actual prevê já um grande sucesso a este editor de texto. Irá estar disponível para Windows, Linux e OSX e irá com certeza fazer muitos programadores mudarem de ferramenta de trabalho.
Licença: MIT
Sistemas Operativos: OSX 10.8+
Download: Atom
Homepage: Atom
Este artigo tem mais de um ano
Parece-me bom, deviam de fazer um comparativo entre todos estes editores que são todos muito bons, mas qual o melhor para usar, o mais leve, mais personalizado, mais tudo em um???
Brackets
Atom
Sublime Text
…
Um comparativo era algo de grande valor! 😀
Não é só por perguiça nossa, é porque potencia a própria discussão da mesma posteriormente, nos comentários.
Este não parece não muito fugir ao que o Sublime Text é, mas a ver vamos.
Isso é que era!
Eu uso o Coda mas falta-lhe o acesso directo aos métodos das classes ao escrever o código.
Eu já experimentei vários entre eles o sublime, Coda, Komodo, dreamweaver, mas com o qual estou mais satisfeito é o NetBeans. Para mim o NetBeans é o mais completo.
o Brackets não é só para web development?
testei o atom mas infelizmente falhou nos meus testes… nao abre ficheiros maiores de 2megas, editor de multiple lines tambem nao ‘e grande coisa e o incremental search tambem deixa a desejar.
alguem conhece os seguinte editores?
http://www.lighttable.com/
https://kobra.io
o que acham delss
Experimenta o NetBeans. Para mim é o mais completo.
Notepad++, suporte a várias linguagens de progamação com auto-completação e sugestões do mais simples que poderá existir. Basta só adicionar alguns plugins como o Snippets e Light Explorer que fica excelente.
Obrigado por referires num post que fala de um editor de texto para OS X, um editor de texto para Windows.
FAIL!!
Desde que descobri o Brackets esqueci rapidamente todos os outros.
Recomendo o sublime e o TextWrangler 😛
Coda e Netbeans por aqui.
Mas ando a ver se testo alguns produtos da jetbrains (intelij, phpStorm)
Também uso o textwrangler
Incontornável Sublime Text 2 para edição geral (especialmente Web).
Intelij para JAVA sem dúvida
O meu ‘querido’ Xcode (claro) para Objective-C.
São estas as minhas ferramentas.
Se bem que para web, às vezes pego no Dreamweaver, para juntar o código ao ‘What you see is what you get’.
😛
Abraços a todos.
Boas Ivan
Usa o Brackets tem o efeito do ‘What you see is what you get’ 😉
Olá Ricardo,
sim realmente já ouvi isso do Brackets, mas nunca o experimentei, vou dar um ‘passeio’ por lá e experimentar.
O grande problema dos editores de texto que andam por aí, muitos deles fantásticos, é que nos habituamos aos seus layouts, UX, etc., depois é difícil migrar.
😛
Algo a corrigir, ele não estar disponível para Linux, pois já se encontra disponível por PPA.
http://i.imgur.com/jDKKj0h.png