Alerta: Bug do APFS pode levar a perda de dados no macOS
O APFS, o novo sistema de ficheiros da Apple, chegou no ano passado com a versão High Sierra do macOS. Este é um sistema de ficheiros completamente redesenhado e preparado para ser mais rápido e mais eficiente.
Até agora as provas dadas mostraram a fiabilidade do APFS, mas uma revelação feita mostrou que afinal o APFS tem uma falha e que pode levar à perda de dados.
O APFS foi criado para ser um sistema reativo, criado para realizar tarefas frequentes, de forma instantânea, como por exemplo duplicar um ficheiro e calcular o tamanho do conteúdo de uma pasta.
Este novo sistema de ficheiros garante a máxima proteção da informação, uma vez que traz encriptação integrada, proteção contra bloqueios e cópia de segurança de dados simplificada.
A falha descoberta no APFS
O problema do APFS foi revelado por Mike Bombich, o criador do Carbon Copy Cloner, uma das aplicações mais conhecidas no universo macOS para a realização de backup para macOS, que detalhou como descobriu a falha e quais os danos que podem ocorrer.
Mike Bombich explicou que a falha foi descoberta quando desenvolvia a sua aplicação e que afeta apenas unidades formatadas com o novo sistema de ficheiros da Apple. Esta surge nas imagens de disco "esparsas" (sparse disk images), que são volumes virtuais do macOS, criados para tratar backups e a instalação de aplicações, mas que o SO da Apple trata como se fossem discos externos.
O problema do APFS no macOS High Sierra
O erro é simples de ser provocado e manifesta-se da seguinte forma:
- Um utilizador cria uma imagem de disco esparsa de 50 GB formatada em APFS, que armazena os seus dados numa partilha de rede de 50 GB;
- O utilizador copia dados para a partilha de rede, utilizando 40 GB de espaço;
- O arquivo de imagem de disco APFS não é actualizado, e continua a mostrar 50 GB de espaço livre;
- O utilizador tenta copiar um ficheiro de 20 GB para a imagem de disco;
- A operação de cópia decorre como planeado. O utilizador continua a poder aceder e abrir o ficheiro depois da operação de cópia, e o checksum é idêntico ao arquivo original;
- O utilizador reinicia o computador;
- O ficheiro copiado fica corrompido, já que 10 GB de dados desaparecem.
É um problema que pode afetar muitos utilizadores?
Tendo o APFS sido aplicado com a instalação do macOS High Sierra, este problema deverá estar em todas as máquinas com esta versão do sistema operativo da Apple. No entanto, e como Mike Bombich revela, esta falha não afeta os normais volumes APFS, como discos SSD de arranque e outros, não devendo ter impacto na maioria dos utilizadores.
O problema está mesmo nos discos normalmente usados para cópias de segurança, acessíveis por rede, e onde os utilizadores depositam os seus dados. O criador do Carbon Copy Cloner alertou que a sua aplicação deixará de suportar estas imagens de disco "esparsas" formatadas para APFS até que a Apple resolva este problema.
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente também acontece em discos de sistema e ssd. A causa até pode ser diferente mas o resultado final é o mesmo e o sistema não arranca. Até à data já vão 2 Mac pro e 3 air…
Ou seja, imagens de discos esparsas, coisa que praticamente ninguém usa.
Se é assim está tudo bem e que venham mais bugs destes
+1
Honestamente, se fosse por comentários destes, a tecnologia nunca evoluia. “Ah, vamos corrigir este bug crítico que provoca perca de dados definitiva no nosso sistema operativo que é usado por todos que têm os nossos dispositivos e também por 8,21% do mercado total de sistemas operativos.”,”Para quê? Ninguém vai usar!”, “Ah, tá bom então, bamos mazé dormir”.
Pois, os outros SOs (Windows e Linux) não têm bugs nenhuns, nem problemas de segurança…
Só para avisar que o Windows ainda não resolveu o Spectre e Meltdown e o macOS já.
Assim como estão sempre a serem encontrados bugs no NTFS e SMB e ninguém escreve notícias sobre isso, porque não dá clicks.
Mas todos sabem que os outros SOs têm bugs e problemas de segurança. Isso é de conhecimento geral e não vejo ninguém a negar.
Mas lendo os teus comentários aparentemente tudo que seja Apple não tem bugs nem problemas e quando se fala ou são fake news ou são coisas sem importância.
A Apple é tão boa que faz novas releases para problemas que não existem.
Até algum pessoal se queixava de problemas de performance após a actualização para iOS 11 (e que a Apple veio a publico dizer que era verdade) continuas a negar que isso aconteça.
Pára no primeiro parágrafo.
Tu vês este blog a fazer isso?
Tu vês sites como a verge e Forbes e etc. a fazer isso?
Pois!
A Apple tem bugs, onde é que eu estou a dizer que não tem?
Não Toni, és tu e mais alguns que espalham essas falsidades. Já está mais que visto.
É comentário atrás de comentário a chorar que a Apple isto e aquilo…
Se não gostas seguem em frente com a tua vida. Não chores!
No entanto a última atualização do MacOS veio corrigir… (ó burro! ^^ :P)
talvez porque o controlo das drivers em MacOS é feito pela Apple. talvez, digo eu.
Treta.
A Microsoft não só já atualizou todas as versões ainda suportadas do Windows como já atualizou o firmware do CPU em todos os dispositivos que fabrica desde o Surface Pro 3.
https://imgur.com/a/aXXP4
This system’s present situation:
This 64-bit version of Windows has been updated for full awareness of both the Spectre and the Meltdown vulnerabilities. If the system’s hardware (see below) has also been updated, this system will not be vulnerable to these attacks.
This system’s hardware has been updated with new features required to allow its operating system to protect against the Spectre vulnerabilities and/or to minimize their impact upon the system’s performance. (Protection from the Meltdown vulnerability does not require BIOS or processor updates.)
This system’s Intel processor provides high-performance protection from the Meltdown vulnerability. A properly updated operating system will be able to provide protection without significant system slowdown.
This system’s Intel processor provides high-performance protection from the Meltdown vulnerability and this version of Windows is taking full advantage of those features to offer that protection without overly severe performance penalties.
Já há sw para recuperar apfs… Os que mencionei no primeiro post foram alvo de recuperação.
Belas copias de segurança xD
Mais do mesmo, já em HFS e HFS+ houveram problemas de perda ou corrompimento de dados.
No AFS, HFS e HFS+, assim como no NTFS, FAT, FAT32, etc…
Felizmente para os utilizadores destes formatos todos, só em situações especificas e que normalmente o utilizador comum não tem problemas.