Pplware

Lançamento tardio do iPhone X complicou os números da Apple

Os números de vendas do iPhone X estão a mostrar que este novo smartphone da Apple é um caso de sucesso a todos os níveis. Muito para além das novidades tecnológicas que traz, é também um objeto de desejo para muitos, apesar do seu preço.

Vários criticaram a Apple pela sua decisão de atrasar o seu lançamento e, com base nos últimos números da Kantar, a razão estava do seu lado. Há uma perda generalizada nas vendas da Apple nos 3 meses que terminaram em outubro de 2017.


Os números apresentados mostram uma realidade que a Apple não deveria esperar e que queria longe de si. Há uma quebra generalizada nas vendas dos seus equipamentos, com a consequente recuperação da concorrência, em especial do Android.

A razão para esta quebra está a ser apontada ao iPhone X e à decisão de apenas o colocar no mercado em novembro, quebrando assim o ciclo de vendas de setembro, que acabou por ficar entregue ao iPhone 8 e aos baixos resultados que se conhecem.

Os números do iOS e do Android nos EUA

Dado como exemplo do que se passou no resto do mundo, os números de vendas nos EUA mostram bem do que foram os 3 meses da Apple. As suas quebras de vendas rondaram os 8 pontos percentuais, face aos valores do mesmo período do ano passado, um valor que o Android e os seus fabricantes aproveitaram.

As vendas da Apple no mercado global

Se nos EUA a quebra da Apple é alta, nos restantes mercados o resultado foi o mesmo. Na generalidade dos mercados a Apple continuou a perder, e em alguns muitos pontos percentuais.

Os únicos países onde a Apple conseguiu crescer foi na China e em Espanha, com 0,5 e 4,4 pontos percentuais. Estes ganhos acabam por ser recuperados diretamente ao Android.

Estes foram 3 meses bons para o Android, que conseguiu roubar espaço ao iOS e deixar as vendas da Apple abaixo do esperado.

É o fim do Windows Mobile?

Algo que também salta à vista neste período de 3 meses é o fim quase garantido das vendas dos smartphones com Windows 10 Mobile. As quebras continuam em todos os mercados, com exceção da China, mais uma vez, mas agora com apenas 0,1 pontos percentuais.

 

Os próximos 3 meses vão com certeza ser bem diferentes, agora que as contas vão contar finalmente com o iPhone X e as suas vendas, que se sabe terem sido elevadas. Ainda assim, fica a certeza de que se o iPhone X tivesse chegado mais cedo, esta quebra da Apple não tinha acontecido e os números ter-se-iam mantido elevados.

|Fonte

Apple iPhone X

Exit mobile version