Pplware

iPhones com iOS 12 vão partilhar automaticamente localização em caso de SOS

A Apple tem potenciado o iPhone e o Apple Watch com recursos de emergência para auxiliar os seus utilizadores em caso de SOS.

No iOS 12, a empresa de Cupertino vai automatizar o envio da localização exata do dispositivo em caso de acidente.


A Apple anunciou hoje que, a partir deste ano, com o iOS 12, os iPhones irão partilhar automaticamente dados precisos da localização com os socorristas durante as chamadas de emergência médica. Para já o sistema começa nos Estados Unidos onde numa chamada ao 911 será enviada a localização para ajudar a reduzir os tempos de resposta a emergências.

A nova funcionalidade será alimentada pela segmentação de instruções baseada na tecnologia RapidSOS, que fornecerá, de forma rápida e segura, aos call centers de emergência os dados híbridos de Localização de Emergência.

Estes dados são determinados com base na proximidade de torres de telemóvel, pontos de acesso Wi-Fi e serviços de dados do dispositivo, como o GPS assistido. A Apple informou que os dados de localização serão usados ​​apenas para fins de socorro, e somente acessíveis a centros de atendimento durante as ligações ao número de emergência médica.

As comunidades contam com os centros de socorro (911) numa emergência, e acreditamos que eles devem ter a melhor tecnologia disponível à sua disposição. Quando cada momento é importante, essas ferramentas ajudarão os socorristas a alcançar os nossos clientes quando estes mais precisarem de ajuda.

Referiu o CEO da Apple, Tim Cook, em declaração.

 

Para já só para os Estados Unidos, mas em breve abre-se ao mundo

Este sistema, que para já apenas está disponível nos Estados Unidos, tende a ser generalizado tal como foram os outros sistemas de socorro, que existem atualmente no iPhone e no Apple Watch.

Se nos reportarmos à realidade do EUA, os dados são expressivos no que toca à utilização deste número “salva-vidas”, o 911 (correspondente ao nosso 112).

O sistema 911, desenvolvido pela AT & T na década de 1960, era destinado a telefones fixos, que possuem endereços físicos fixos. Mas essa realidade, com o apogeu dos dispositivos móveis mudou.

A Apple observa que aproximadamente 80% das chamadas ao 911 hoje vêm de dispositivos móveis, no entanto, a maioria das assistências tentam devolver ao socorrista uma localização estimada, dados baseados em triangulações com torres de telemóvel mais perto.

 

Novo sistema de resposta às emergências: RapidSOS

O sistema do RapidSOS, que será integrado ao software existente nos centros 911, deve ajudar a resolver este problema. É a chamada evolução da geração 911, um pouco à semelhança do que temos visto em Portugal como a introdução de vários outros sistemas, como nas viaturas com o eCall.

Há, contudo, dada a evolução da tecnologia, necessidade de uma mais pormenorizada informação relacionada com a localização da vítima. Para resolver esse problema, nos Estados Unidos estão a usar já o RapidSOS.

Os dados nos Estados Unidos, citados pela Comissão Federal de Comunicações, referem que cerca de 10.000 vidas poderiam ser salvas a cada ano se os operadores que recebem as chamadas de emergência 911 conseguissem chegar a quem ligasse, bastava muitas vezes apenas um minuto mais rápido. Se alguém está em paragem cardíaca, ou se está dentro de uma casa em chamas, é obviamente crítico que os socorristas cheguem o mais rápido possível.

 

Irá chegar a Portugal com o iOS 12?

A Apple tem o hábito de testar primeiro certas tecnologias dentro de portas, contudo, como temos assistido ao longo dos anos, essas tecnologias exigem depois que cada país adapte a sua estrutura para ser compatível com o sistema da Apple.

Como sabemos, porque já detalhamos aqui esta funcionalidade, este recurso é um pouco semelhante ao Advanced Mobile Location, implementado no iOS 11.3 em vários países europeus.

O Advanced Mobile Location reconhece quando uma chamada de emergência é feita e, se ainda não estiver ativada, ativa o GPS ou o Wi-Fi de um iPhone para recolher as informações precisas de localização de quem faz a chamada. O dispositivo envia um SMS automático para os serviços de emergência com a localização da pessoa que está a ligar, antes de desligar o GPS novamente.

A localização avançada para dispositivos móveis deve ser suportada pelas operadoras. A partir do início deste ano, o serviço estava totalmente operacional em muitos países europeus, incluindo o Reino Unido, Estónia, Lituânia, Áustria e Islândia, bem como a Nova Zelândia.

A Apple diz que a funcionalidade do RapidSOS será limitada ao iPhone por enquanto, excluindo o Apple Watch e outros dispositivos. O anúncio da Apple coincide com a NENA Conference & Expo anual em Nashville esta semana, focada no futuro do sistema 911.

 

Leia também:

Exit mobile version