Pplware

O seu iPhone está mais lento? A culpa pode ser da bateria

Todos conhecem o problema de perda de performance que surge nos smartphones com o passar dos anos. Esta obsolescência programada é, segundo muitos, apenas um mito e tudo se deve a outros fatores, que não passam pelas marcas.

A verdade é que há casos em que se consegue provar que o abrandar pode ser provocado. Um novo caso está a surgir agora e mostra que a Apple pode ter tornado os iPhone 6S mais lentos para prevenir problemas de bateria.


É comum que as novas versões do iOS tragam problemas de performance e de bateria a equipamentos mais antigos, algo que a Apple corrige prontamente nas versões seguintes, trazendo uma nova vida a esses equipamentos.

O iPhone 6S tem problemas de performance?

Um utilizador do Reddit, que via a performance do seu iPhone 6S decair com o tempo, resolveu fazer algumas comparações com outros smartphones, entre eles o do seu irmão, que tinha um iPhone 6 Plus. Para seu espanto reparou que este, mesmo sendo mais antigo, conseguia ter melhores prestações que o seu.

Após alguma análise, e mesmo com a substituição da bateria, algo que muitos recomendavam, o comportamento nas apps de avaliação de performance acabou por diferente, mas sempre abaixo do esperado. A publicação feita pelo utilizador TeckFire no Reddit pode ser lida abaixo.

PSA: iPhone slow? Try replacing your battery! from iphone

A descoberta da alteração de comportamento do iPhone

Segundo a sua ideia, e com base nas investigações que fez, a Apple estará a limitar a performance do iPhone 6S desde que surgiram os problemas com a bateria, há alguns anos, e que levavam a que estes equipamentos desligassem ou tivessem problemas de carregamento.

O que a marca estará a fazer, segundo este utilizador, é diminuir a velocidade do processador baseado na energia da bateria e no seu estado, garantindo assim que o iPhone 6S consegue ter uma duração de bateria maior, sacrificando a performance. Este comportamento é alterado com o estado da bateria.

Para comprovar esta afirmação, o utilizador TeckFire fez testes com o Geekbench antes e depois de trocar a bateria, mostrando resultados muito diferentes em ambas as situações. Os testes revelaram também uma performance inferior ao esperado.

Testes antes (esquerda) e depois (direita) da troca da bateria

Mas este comportamento é real?

Não se sabe ao certo até que ponto este utilizador do Reddit terá razão nas suas análises, mas a verdade é que um último teste realizado, recorrendo à app CPU DasherX, mostrou que a velocidade do processador do iPhone 6S de TeckFire estava com velocidades de relógio abaixo do esperado.

Por agora a Apple ainda não emitiu qualquer comunicado, algo que muito provavelmente não fará, mas a verdade é que este é mais um caso em que se tenta provar que a empresa altera as performances dos seus equipamentos para se adaptar a problemas que surgem com o seu funcionamento.

Exit mobile version