Que o iPhone 12 era um dispositivo especial para a Apple, isso já se sabia. Há várias razões para este destaque. Primeiro pelo seu inovador conjunto de tecnologias dentro da oferta Apple e algumas dentro mesmo da oferta global de smartphones. Depois, este foi um dispositivo que quebrou uma linha de design já desgastada do iPhone e, por fim, porque tem vendas que o poderão levar ao pódio do smartphone mais vendido do mundo.
Além destas características diferenciadoras, sabe-se agora que o iPhone 12 tem menor depreciação do que o iPhone 11.
iPhone 12 desvaloriza menos que o iPhone 11
É senso comum que os produtos da Apple mantêm o seu valor de mercado após vários anos do seu lançamento. Para o utilizador, é bom e mau em simultâneo.
Isto é, se o utilizador quiser comprar um iPhone novo, o deste ano, por exemplo, poderá vender o seu atual modelo a bom preço mesmo que ele tenha um, dois ou três anos. Esta será a parte muito positiva.
Contudo, a baixa depreciação será uma má “consequência”, se o utilizador preferir comprar um modelo usado. Isto porque a diferença de um iPhone com 2 anos para um iPhone deste ano, não é grande. Neste caso tem de haver uma boa ponderação na escolha.
Segundo um estudo recém-publicado, o iPhone 12 mantém o seu valor durante mais tempo do que o iPhone 11. Sem dúvida, o atual que tem 5G, é mais valorizado que o seu antecessor.
O novo relatório publicado pela SellCell, refere que os modelos atuais da linha iPhone 12 superam o iPhone 11 durante o mesmo período decorrido desde o seu lançamento.
Principais conclusões:
- As linhas do iPhone 11 e do iPhone 12 perdem em média de 40 a 50% do seu valor nas primeiras quatro semanas de lançamento.
- Após o lançamento do iPhone 12, a linha iPhone 11 perdeu mais 8% do seu valor em três meses e 10% do seu valor em nove meses.
- Apesar de uma redução inicial abrupta no valor, a linha do iPhone 11 exibe uma estabilização na sua depreciação, retendo bem o valor.
- A linha do iPhone 12 melhora o desempenho do seu antecessor. Seis meses após o lançamento, a linha do iPhone 12 perdeu 34,5% do seu valor, enquanto a linha do iPhone 11 perdeu 43,8% no mesmo período. A linha do iPhone 12 mantém atualmente 9,3% mais valor do que a linha do iPhone 11 seis meses após o lançamento.
- O iPhone 12 Mini foi o que mais desvalorizou na linha de dispositivos iPhone 12, perdeu 41,0% após seis meses. Isso é quase 9% a mais, em média, do que os outros dispositivos avaliados.
- A Apple ainda reina como a marca que mais retém valor, em comparação com outras marcas de smartphones.
Quais os trunfos do dispositivo de 2020?
A incorporação da tecnologia 5G nos iPhones 12 provavelmente terá muito a ver com estes resultados. Também o novo design e algumas novidades, como o novo SoC.
O iPhone 11 carece desta compatibilidade, e é um forte argumento para conter as vendas hoje, no momento em que a ligação 5G está a ser visto como um trunfo comercial.
Em termos do mercado em geral, este iPhone de 2020 continua a ser o smartphone que melhor mantém o seu valor uma vez usado, independentemente do modelo específico. Por exemplo, um estudo anterior também da SellCell mostrou que o iPhone 12 vale 20% mais do que o Samsung Galaxy S21 no mesmo período de avaliação após o seu lançamento.