Pplware

iOS 12 instalado apenas em 10% dos dispositivos após 48 horas…

É verdade que a Apple tem sempre aquele trunfo que os seus dispositivos rapidamente são atualizados para a última versão do iOS. Contudo, neste momento, segundo indicam alguns dados, a cada nova versão, o número de dispositivos que estão a ser atualizados nos primeiros dias de disponibilidade cai significativamente.

Os novos números fornecidos pelo Mixpanel mostram que este é exatamente o caso do iOS 12, que só foi instalado em aproximadamente 10% dos dispositivos iOS suportados nos dois primeiros dias no mercado.


Este número de equipamentos que estão já atualizados para a versão final do iOS 12 sofreu uma queda de 15,91% face à adoção do iOS 11 nas primeiras 48 horas. Já o arranque de instalações do iOS 11 tinha sofrido um declínio em relação aos 20,20% alcançados pelo iOS 10.

O iOS 12 não é, de forma alguma, um sistema operativo com disponibilidade limitada, já que está a ser colocado em todos os dispositivos que estavam igualmente disponíveis para receber o iOS 11. Isso significa que o iPhone 5s e iPhones em diante podem ser atualizados para o iOS 12. Também é verdade que os utilizadores que o fizeram notaram uma imediata e substancial melhoria no desempenho.

 

Os bugs estão a ser motivo de espera

Poderá haver algumas explicações para esta falta de iniciativa na atualização. Sabemos que o iOS 12 foi dos sistemas operativos que mais recebeu utilizadores nas suas fases beta e foram muitas as fases – chegamos a testar o iOS 12 beta 12.

Por outro lado, muitos utilizadores estão já “escaldados” e estão a esperar que os primeiros bugs, que têm sido característicos, sejam descobertos e corrigidos, para só nessa altura procederem à atualização.

Os utilizadores do iPhone há muito tempo aprenderam da maneira mais difícil que instalar as novas versões do iOS nas primeiras horas após o lançamento não é uma boa ideia. Pelo menos para quem não é lá muito curioso em conhecer logo as novidades.

 

As primeiras versões são “uma montanha-russa”

O iOS 11, que foi lançado com muita “pompa e circunstância” pela Apple, provou ser uma desconcertante montanha-russa para os utilizadores, onde apareceram imensos bugs, alguns irritantes, que não deram uma boa imagem do desenvolvimento do iOS.

 

Estamos lembrados dos consumos absurdos da bateria, problemas em clientes de mail, aplicações que desligavam sem razão aparente, insegurança causada pela Siri, e outros problemas que foram tentando ser rapidamente solucionados, mas aconteciam.

A Apple esforçou-se para resolver estes problemas durante vários meses, e vimos aparecer, uma a seguir à outra, várias atualizações do iOS 11. Relembro que chegou ao iOS 11.4.1.

Para o iOS 12, o desempenho parece ser um pouco mais refinado agora, e o número de relatórios que apontam para problemas parece ser muito limitado, o que pode ser apenas uma boa notícia para todos que planeiam atualizar.

 

Leia também:

Exit mobile version