Pplware

iOS 11.3 já traz forma de desativar recurso de gestão da bateria

A questão das baterias dos iPhones deu muito que falar e foi notícia em praticamente todos os jornais e TVs por esse mundo fora e até levou a Apple a tribunal. Foi argumento de arremesso por parte de políticos americanos e muita gente mostrou o seu desagrado à gigante americana, que não teve outra alternativa se não arranjar uma solução.

O que a Apple fez foi criar uma medida para impedir que os iPhones com baterias desgastadas fechassem inesperadamente no iOS 11. Agora, depois de toda a celeuma, o iOS 11.3 irá disponibilizar uma opção para desativar esse recurso.


iOS 11.3 traz “contra-medidas”…

Depois de todo o problema que se abateu sobre a Apple, após ter lançado uma medida para impedir que os iPhones fechassem inesperadamente no iOS 11, que no fundo abrandava os equipamentos, a empresa foi altamente criticada. A verdade é que há algum fundo de razão, pois quem compra um equipamento Apple, e paga muito por este, tem de ter garantias que durante vários anos e várias atualizações do iOS, o desempenho e as funcionalidades garantam a melhor experiência aos utilizadores.

Assim, a Apple comprometeu-se que na próxima versão do iOS, iria disponibilizar uma forma do utilizador poder desligar este sistema de contenção de desempenho, fazendo com que desta forma o iPhone tivesse um aumento de performance mesmo que a bateria esteja já debilitada. Sendo uma opção do sistema, a decisão passa a estar do lado do utilizador.

Vamos ver como irá poder fazer esse procedimento:

 

A última beta do iOS 11.3 traz uma nova secção dentro das Definições > Bateria > Estado da Bateria (beta), mas somente nos iPhones 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, 7 e 7 Plus.Os iPhones mais recentes possuem diferentes métodos de gestão de energia e não necessitam desse controlo:

Os modelos iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X usam um projeto de hardware e software mais avançado que fornece uma estimativa mais precisa das necessidades de energia e da capacidade de energia da bateria para maximizar o desempenho geral do sistema. Isso permite um sistema de gestão de desempenho diferente permitindo que o iOS antecipe e evite um encerramento inesperado.

Refere a Apple para explicar a existência desta opção apenas nalguns modelos.

 

Bateria e desempenho do iPhone

O iPhone foi concebido para possibilitar uma experiência simples e de fácil utilização. Isto apenas é possível através de uma combinação de tecnologia avançada e engenharia sofisticada. Uma área tecnológica importante é a bateria e o desempenho.

As baterias são uma tecnologia complexa. Existe um conjunto de variáveis que contribui para o desempenho da bateria e o desempenho associado do iPhone. Todas as baterias recarregáveis são consumíveis e têm uma vida útil limitada. Como tal, a sua capacidade e o seu desempenho diminuem, pelo que necessitam de ser substituídas. O envelhecimento das baterias pode contribuir para alterações ao nível do desempenho do iPhone. Este artigo foi criado para que possa obter mais informações.

Mais informações aqui disponibilizadas pela Apple para explicar a sua ação baseada no desgaste natural das baterias.

 

Em resumo…

Esta nova funcionalidade foi seguramente resultado de uma pressão dos clientes, mas foi acima de tudo resultado de algumas pressões derivadas dos preços que a empresa cobra. Claro que no final de contas e porque a empresa “força” a instalação dos novos sistemas, estes têm de ter em conta esse tal desgaste. No final, a realidade é que ainda hoje poucos são os que realmente sabem o que se passou.

 

Leia também:

Exit mobile version