Falta de espaço no seu Mac? Apague os e-mails
Para quem usa a aplicação de e-mail nativa no Mac certamente que nunca reparou quantos Gigas estão a ser ocupados em disco. Apesar dessa aplicação oferecer várias funcionalidades que ajudam na organização e gestão dos e-mails, hoje em dia há serviços (ex. Gmail) cujas interfaces web são já bastante completas e funcionais.
Hoje vamos mostrar como podem recuperar espaço no Mac, eliminando de vez os e-mails da app Mail.
A primeira questão que se coloca é: Quantos Gigas está a ocupar o e-mail que tenho no Mac? Para saber tal informação basta ir abrir o Finder, depois no menu escolher Ir > Ir para a pasta e depois inserir ~/Biblioteca
Em seguida basta selecionar a pasta Mail e carregar na barra de espaço para obter o espaço usado por todos os e-mails. Como podem ver, no meu caso o e-mail está a ocupar quase 10GB (uma quantidade significativa para quem tem um disco SSD de pouca capacidade).
Como remover o espaço usado pelo e-mail?
O objetivo é deixar de usar a app Mail para gerir o e-mail. Para tal basta ir às Preferências do Sistema > Contas de Internet e depois remover a opção Mail dentro das contas que estamos a gerir.
A partir daqui a aplicação Mail deixa de apresentar os e-mails referentes a essa conta.
No entanto, para quem como eu já tinha a app Mail configurada anteriormente para receber e-mails, é necessário remover a informação em cache. Para isso, deverá ir novamente à pasta Mail e apagar a subpasta V4 (pode ter outros nomes, como por exemplo V2), selecionando a opção Mover para o Lixo.
Esta é uma dica simples que poderá ajudar a conseguir algum espaço no disco do seu Mac. Obviamente, que quem trabalha frequentemente com a app Mail poderá não ser a melhor opção, até por questões de habito.
Costuma usar a app Mail no seu Mac?
Este artigo tem mais de um ano
quem trabalha frequentemente com a app Mail poderá não ser a melhor opção
Tiveram muito bem aqui.
Problema dos Macs mais recentes e terem muito bom hardware mas pouco espaço de armazenamento. Nao posso passar sem a app Mail ou outra de gestao de correio electronico porque a Webmail nao sao tao praticas.
Fica a dica e obrigado.
Sim, é tudo uma questão de habituação. Eu desde que me habituei à interface do gmail não quero outra coisa 😀
Eu então acho aquilo uma miséria. Gestão e organização = 0 em ambiente empresarial. No entanto tenho muitos clientes que usam sem problema.
Sem conhecer o Mail da apple, eu aconselhava um bocado de cuidado ao seguir este procedimento. Assumindo que o mail está a ocupar espaço no disco, então provavelmente está configurado por POP3. Se está por POP3, também poderá estar configurado para apagar emails no servidor quando os emails são descarregados para o PC (senão tinha que andar periodicamente a apagar emails no servidor). Se for esse o caso, cuidado ao apagar os emails do PC, provavelmente está a apaga-los definitivamente sem chance de os recuperar.
Não quero promover o Outlook da microsoft, (nem sequer gosto dele, mas por motivos que não são os do utilizador comum) mas permite uma solução ligeiramente mais elegante do que simplesmente “apaga os emails todos e usa webmail”, que essencialmente é o que é sugerido no artigo.
Aqui no Mail da apple, não faço ideia se a função existe mas no outlook, quando está a ser usado num sistema idêntico (por PSTs) existe uma função que permite criar um segundo pst (o ficheiro onde estão armazenados TODOS os emails e tudo associado a eles) e escolher uma data para que todos os emails do primeiro pst a partir de X data para trás sejam movidos para o segundo novo pst. É uma tarefa que demora e no final é normal ser preciso executar a função Shrink/reduzir ao PST original para ele realmente reduzir de tamanho. Quando tudo estiver terminado, pode-se passar o novo pst com os mails antigos para um disco externo e associa-lo ao outlook a partir de lá.
O resultado:
– um outlook com 2 PST’s (cada pst gera uma listagem das pastas do costume, entrada, saida, etc) onde uma fica com os emails recentes e outra fica com os antigos a partir da data especificada para trás na operação.
-como o PST com os mails antigos foi passado para um disco externo, foi libertado espaço no disco interno do PC. Os mails antigos podem na mesma ser consultados e procurados.
– se a consulta de mails antigos for muito esporádica, pode-se nem associar o PST com os mails antigos permanentemente. Associar e remover um pst do outlook acontece numa questão de segundos, pode-se ligar o disco externo, associar, consultar e remover no final.
– se for um volume enorme de mails ou por uma questão de organização, é boa ideia ir criando um pst por ano.
– a microsoft recomendava que os PST não deveriam passar dos 4Gb de tamanho. Já vi muito maiores mas são dados a corrupção e ficam lentos (um disco ssd ajuda imenso).
Não é usado POP é mesmo imap. Mas os e-mail, incluindo anexo, são passados para este lado.
A questão será mais, porque razão é necessário está aplicação que só consome espaço estupidamente.
Sendo a Apple tão “boa”, como alguns aqui dizem, é têm um sistema de emails do tempo da pedra em 2017!!!
A Apple tem um serviço de e-mails qb 🙂 Eles não dominam o mercado nessa área.
Eu não seria tão dramático, pois o espaço ocupado tem de estar relacionado com o conteúdo da conta de email. E limitando o tempo de sincronização da conta para 1 mês por exemplo, não irá ajudar? ou não dá pra fazer isso na app mail do mac?
Fica uma sugestão
Alternativas á app Mail da Apple, era bom saber.
Francisco, não sei se conhece, mas utilizo o Spark já há uns bons meses, e recomendo. https://sparkmailapp.com/pt
Tens o Outlook da Microsoft (que há para mac) e Thunderbird gratuito. São provavelmente os mais comuns. O outlook é montes de famoso e provavelmente o mais usado pelo mundo fora a nível empresarial. O thunderbird também é muito bom (é da Mozilla, quem criou o browser Firefox) e também tem suporte a muitas extensões que ainda o tornam melhor. Há muitas mais mas estes dois basicamente cobrem qualquer necessidade de gestão de mail que possas ter, em pc, em mac e até linux.
Lê o meu post acima sobre o outlook e como pode ser usado como uma solução melhor do que a sugerida no artigo.
Nunca trabalhei com mac , mas o título deu me vontade de rir
Porquê? Esta dica fica para os utilizadores macOS, mas existe na mesma medida para os utilizadores do Windows que usam o outlook. São apenas métodos de trabalho em tudo idênticos, apenas com sistemas diferentes e ferramentas diferentes. Não dá vontade de rir, a realidade é essa mesmo 😉
Vítor, you missed the point. O título dá vontade de rir porque estamos em 2017, e ter que apagar emails pra libertar espaço é ridículo. É como no ano 2000, que se apagava SMS do telefone pra poupar espaço, ridículo. Ainda mais ridículo é os Mac’s terem o pouco espaço em disco que têm.
Abraço
Quem não faz nada… sim, pode ser espaço eterno, mas por exemplo, nós geramos milhares de mensagens de mail semanais, recebemos milhares de anexos, trabalhamos com imensos conteúdos que facilmente ocupam gigas de espaço dpna caixa de mail e digo isto ao nível geral, empresarial, cenários que lido diariamente.
Portanto, pode rir, mas não tem piada nenhum.
Pergunto eu: Para quê descarregar os mails para o PC?
Já lá vai o tempo em que configurava o Outlook Express ou mesmo o Outlook…… Agora com o Gmail, pode-se agregar vários mails, criar pastas, etc, calendário……. tudo feito on-line!
Verdade, pessoalmente também não uso esse método, mas ainda é prática corrente em 90% dos utilizadores. Alias, o outlook nas empresas é o pão nosso de cada dia.
Isso mesmo.
Eu respondo-te e há vários motivos, todos válidos:
– Tenho clientes com mais de 50Gb de email na conta e a aumentar todos os dias a olhos vistos. Se queres armazenar esse tipo de quantidades de mail num gmail, ou pagas a subscrição periódica pelo espaço ou descarregas isso para um espaço teu (o teu pc, por exemplo).
– Tenho outros que por uma questão de privacidade, não querem os emails deles armazenados numa cloud de terceiros.
– Por uma questão de interface. Os gestores de mail locais são um bocado mais práticos que os online, há quem simplesmente não goste deles. Para o envio esporádico de emails, o webmail serve muito bem. Para quem passa o dia a receber e a enviar emails, geralmente a atitude em relação aos web based não é tão positiva (ninguém gosta) – em ambiente empresarial quase tudo usa software instalado na máquina. Depois há funções que um programa local tem que o online não tem (alguns online nem sequer enviam aviso de recepção, etc), operações que são mais fáceis de fazer, etc.
De certeza que há muitas mais. Não estou a dizer que A é melhor que B, os webbased também têm muita coisa a favor deles. Estou só a apontar as razões que mais se me apresentaram num espaço de à uns 11 anos para cá.
Tudo bem e eu compreendo-as. Mas eu estou a falar do nosso caso (empresa) em que eu proíbo de receberem mails nas máquinas (porque uma máquina pode ser acessível por várias pessoas que estejam registadas no domínio) e principalmente por uma questão de segurança. Que me lembre nunca tivemos nenhum vírus a atacar a rede e a encriptar a mesma!
Falo de um caso concreto de uma Escola, algum formador quer enviar documentos, tem de os carregar na plataforma on-line. Quer entregar n documentos? Entrega por mail. É muito mais seguro que andar a ligar pen usb ou ter que desactivar portas USB, etc, etc……
Eu não tenho a menor dúvida que é mais prático. Depois no telemóvel, tenho também o Gmail no iphone e sei quando recebe qualquer mail. É tudo tão simples, porque complicar?
Todos nós utilizadores da app Mail sabemos que não existem avisos recepção nessa app. A razão da sua não implementação tem a ver com o facto desses avisos poderem ser facilmente manipulados. Penso que o Steve Jobs/Apple alertou para essa razão da não implementação dos avisos de recepção e, diga em bom nome da verdade, cheios de razão.
Utilizo o Spark como cliente de e-mail tanto no MacBook como no iPhone, recomendo
Obrigado. Vou investigar esse.
Spark é muito conhecido, até admira não conheceres Pedro.
Também recomendo. É muito bom.
É verdade, não conhecia mesmo…mas ja estou a usar e a gostar (menos da tradução)
Vindo da Readdle Team. Pesquisa pelas apps e programas para iOS e macOS dessa empresa. Valem a pena.
Abraço.
Pois, mas como é relativamente recente (meados de 2015), por acaso cheguei a reportar qualquer coisa à cerca das traduções.
Confesso que não investiguei muito, mas a nível da formatação do texto, nunca consegui mudar a cor do texto ou do fundo, aparecem várias opções excepto estas. Têm sim uma que remove a formatação.
Mas gosto bastante do facto de identificar e-mail como ‘Newsletter’ e não alertar quando são recebidos e-mails desse tipo.
Essa app para mim tem imensos problemas eu não vou estar aqui a enumerar. Além disso, que, quer uma app quando se tem uma app nativa que faz tudo o que essa faz? Não entendo, enfim!
Obrigado Pedro pela dica! Nunca pensei nisso dos e-mails mas graças a este post consegui eliminar 20gb :O
Para quem prefere clientes desktop e usa thunderbird existe uma opção “download headers only”. Com isto activo podem fazer download apenas dos cabeçalhos dos emails que ocupam um espaço mínimo comparado com o email completo. Podem até configurar regras para fazer o download do email completo se < 20 kb (tamanho customizavel) ou download somente dos headers caso contrário.
boa tarde, tenho o mesmo problema no iphone, tenho todos os emails apagados mas no entanto ocupa na mesma 5gb de espaço, alguem sabe como resolver?
Já despejaste a reciclagem, etc?
E já viste os teus mails enviados?
Eu resolvi o problema fácil, desliguei a opção de cópia de segurança na cloud (só é grátis até 5Gb) e apenas tenho no terminal (2,36Gb), mas como o telemóvel ainda tem mais 36Gb disponíveis…………..
O que costumo retirar com frequência é as fotos e vídeos. Esses sim são gulosos 🙂
boas rui, sim tenho mesmo tudo apagado, desde rascunhos a enviados está tudo apagado, e acho estranho estar ocupar na mesma neste momento 5.64gb.
sim mas eu as fotos e videos gosto de guardar 🙂 só nao percebo é como é que é possivel eu apagar os emails e ficaram lá na mesma a ocupar espaço. 🙁
Boa tarde.
Antes de mais, obrigado pelo artigo, mesmo não sendo utilizador desse SO, tem sempre a sua utilidade.
No entanto o meu comentário aqui prende-se com a NAS na imagem.
Pode me confirmar por favor, se se trata de um StorCenter ix2 ?
Cumprimentos
mais ninguem tem esse problema que eu tenho?? 🙂
Paulo, tenho 2 sugestões: a primeira, é possível que já tenha feito, reiniciar o dispositivo, a outra sugestão acaba por ir até às definições do Mail, terminar sessão com a sua conta e voltar a iniciar.
@ricardo pereira
Sim já reiniciei, quanto a terminar sessão ou apagar a conta resolve, mas depois Sen voltar a instalar a conta e depois de receber alguns e-mails volta á mesma situação , já procurei na net mas não consigo encontrar solução para isto.
Apagar a pasta V2 ou V4 parece-me um conselho extremamente irresponsável. Deveria indicar que primeiro deveria fazer backup da pasta Mail porque, se o seu tamanho fosse o indicado no artigo, o mais provável era ter algumas contas de email configuaradas como POP3. Depois deveria indicar que deveria utilizar na app Mail contas configuradas como IMAP ou Exchange caso preferisse usar a app Mail para ler, enviar e gerir o seu email. Caso preferisse a interface web, o que não me parece nada a melhor opção, mas cada um sabe de si, então só nessa situação deveria utilizar esta última hipótese!
Olá sou ulizador de mac e hoje reparei que tenho 30 gigas armazenados só de email. Não encontro a pasta mail para poder apagar.
A pergunta é ao apagar fico sem esses email´s mesmo usando outra plataforma? Caso apague esses email´s posso usar a app do mac na mesmo?
Como Apple Developer fico chocado com algumas coisas que leio, ou pelo menos, pela forma como são abordadas. Só demonstra que, apesar de muita gente usar o poderoso SO macOS, OS X ou Mac OS X, na realidade não sabe tirar partido dele.
Sparkmail é muito bom, mas tem os emails em Grupo, o que é uma chatice.
É pena a Apple não desenvolver a App Mail.