Durante o fim de semana surgiu na Internet aquela que poderá ser a versão final do iOS 11 e muita informação sobre o Face ID. A importância desta versão é grande porque acabou por revelar muito do que amanhã a Apple irá apresentar.
Para além da possível confirmação dos nomes dos novos iPhones, revelou também que o novo smartphone da Apple terá reconhecimento facial. Esta novidade foi estudada e é já possível ver como este sistema irá funcionar.
Quem analisou o código da Apple e conseguiu colocar em funcionamento a componente referente ao Face ID do novo iOS foi o conhecido programador brasileiro Guilherme Rambo.
Depois de ter o iOS 11 a funcionar resolveu colocar no Twitter a prova de que este sistema estará presente nesta nova versão e como ele funcionará.
A configuração do Face ID
Do que pode ser visto num dos seus tweets, o Face ID terá de ser configurado, mas de forma simples e rápida, tal como acontece com o Touch ID. Bastará aos utilizadores colocarem-se em frente à câmara e rodarem a cabeça para que a sua cara seja capturada de vários ângulos.
Face ID enrollment process (with layout issues on first page) pic.twitter.com/KczOHEy9ir
— Guilherme Rambo (@_inside) September 9, 2017
Do que foi possível ver, o Face ID poderá ser usado para o desbloqueio do iPhone e também para autenticar no iTunes e na App Store e também no preenchimento automático no Safari.
Foi também revelado que há algumas melhorias a serem feitas, nomeadamente no terminar da interface, onde se vêm ainda alguns elementos em falta, principalmente de texto e de colocação de botões.
Para além do processo de configuração, o trabalho de Guilherme Rambo permitiu ainda ver de que forma o Face ID irá funcionar. Bastará colocar o rosto em frente ao ecrã do telefone e o processo acontece de forma automática.
A utilização do Face ID
Ao detetar uma cara, o Face ID ajudará os utilizadores a ficarem enquadrados com a câmara para que depois seja analisada a sua face e se proceda à autenticação.
Authenticating with FaceID looks like this (timing not correct because it's just the UI, not actual auth) pic.twitter.com/kvNUARDQBJ
— Guilherme Rambo (@_inside) September 9, 2017
Importa notar que, por ser apenas uma interface, os tempos de autenticação são superiores ao normal. Quando este processo acontecer no iPhone, será muito mais rápido.
A interface de configuração do Face ID
Por fim, Guilherme Rambo apresentou um tweet com a interface de gestão do Face ID, onde se vê claramente que existe ainda algum trabalho a ser feito.
https://twitter.com/_inside/status/906591924102078464
É já amanhã, dia 12, que todas estas novidades vão ser conhecidas. Para além da versão final do iOS 11, também os novos iPhones vão ser revelados e mostrados finalmente todos os novos produtos de que se vem a falar há alguns meses.