Pplware

Afinal o Face ID pode ser enganado por uma máscara

O novo iPhone X tem algumas novidades que o tornam único e que elevam os padrões do que a industria está a oferecer nos smartphones. O mais falado, no campo da segurança, é o Face ID, que garante uma proteção sem falhas no reconhecimento do utilizador.

A Apple garante que este é um sistema infalível e que não pode ser contornado. A verdade é que uma empresa de segurança conseguiu criar uma máscara que conseguiu enganar o Face ID e desbloquear o iPhone X.


Segundo a Apple, o Face ID representa o que de mais seguro existe para garantir a segurança nos dispositivos móveis. A sua taxa de sucesso é das mais elevadas e apenas 1 em 1.000.000 autenticações pode falhar, um valor que aumenta o apresentado pelo Touch ID, de 1 em 50.000.

Dos testes que foram sendo feitos, agora que o iPhone X é público, mostraram isso mesmo. O Face ID não pode ser enganado em situações do dia-a-dia, com algumas exceções pontuais, normalmente associadas com irmãos.

Como foi possível enganar o Face ID do iPhone X

Mas a Bkav, uma empresa de segurança do Vietname, com provas dadas em situações anteriores, conseguiu agora contornar o Face ID, criando apenas uma máscara com algumas partes da cara do utilizador que bloqueou um iPhone X.

A máscara usada para enganar o Face ID

Segundo a empresa não foi necessário criar uma máscara completa do utilizador e nem usar na sua totalidade elementos 3D, que supostamente o Face ID trata de reconhecer.

A máscara contém uma área especialmente processada na área superior, imagens 2D na zona dos olhos, um nariz de silicone e zonas impressas em 3D, incluindo a própria estrutura da máscara.

Com estes elementos a Bkav conseguiu enganar o Face ID e contornar todos os elementos de reconhecimento e segurança que a Apple tem implementados.

O impacto desta quebra do Face ID

Este não é um processo que possa ser acessível a todos e nem a Bkav explicou como o conseguiu, mas mostra que os padrões de segurança do Face ID podem afinal estar abaixo do que se pensava.

Também o Touch ID acabou por ser contornado, diversas vezes, mas acabou por não surgir uma forma simples de explorar a sua falha. Espera-se por isso que o mesmo aconteça com o Face ID e que esta não passe apenas de uma prova de conceito, sem evolução.

A Apple tinha, na apresentação do iPhone X, revelado que trabalhara com os mais conceituados profissionais na área da maquilhagem e de máscaras, mas como se pode ver neste vídeo, não parece complicado a quem tenha as ferramentas certas criar uma máscara que desbloqueia o Face ID.

Fonte

Exit mobile version