A Apple reclama para a App Store uma qualidade única na avaliação das apps e dos conteúdos que nela encontramos. O que agora foi revelado é que na verdade continuam a existir apps maliciosas e que estão a lesar os utilizadores do iOS.
Esta é mais uma descoberta feita por Kosta Eleftheriou, que reportou a presença de várias apps de streaming ilegal de conteúdos na App Store. Mais uma vez esta situação acontece e os utilizadores do iOS são prejudicados.
Outra situação de apps fraudulentas na App Store
As apps que estão nas lojas como a App Store são o motor dos dispositivos móveis. É aqui que os utilizadores recorrem para tirarem mais dos seus dispositivos, sempre confiando nas empresas que as mantêm e que, supostamente, avaliam as ofertas.
Com um registo que se entende sempre ser imaculado, a App Store está novamente no centro de mais uma polémica. Segundo o programador Kosta Eleftheriou, a loja de apps da Apple alberga várias apps de streaming ilegal e que exploram os utilizadores para terem acesso.
This holiday season, why not watch some pirated movies from the App Store?
This app pretends to help you “discover classic old movie trailers”, but once you enter “777” in its search field, you can watch all the latest movies for FREE! https://t.co/BlEQmNEqg0 pic.twitter.com/FUDadZNkTI
— Kosta Eleftheriou (@keleftheriou) December 22, 2021
Apple está a ganhar dinheiro com esta situação ilegal
A forma de iludir e ludibriar os utilizadores do iOS é simples. As apps recorrem a apresentações dos filmes e a imagens dos mesmos. Para poderem ser usadas e haver acesso aos conteúdos, é pedido que estes coloquem códigos ou que partilhem com outros, para assim crescerem.
Dentro destas propostas ilegais existem também serviços pagos de subscrição. O mais caricato é que nestes casos a Apple está a receber a sua comissão e a ganhar dinheiro com esta situação ilegal. Kosta Eleftheriou refere que estas apps têm mais de 2 milhões de downloads e geram cerca de 16 mil dólares por dia.
Their strategy is clearly working:
While Apple is failing to police its App Store, these apps have amassed over 2M downloads and are now generating ~$16,000/day, or about $6M per year.
Of course Apple takes their 15-30% cut from all this, while @Netflix & others lose out. pic.twitter.com/CKaesx0QKu
— Kosta Eleftheriou (@keleftheriou) December 22, 2021
Não existe qualquer posição para este problema do iOS
A Apple tem estado atenta a esta situação, ainda que se tenha mantido em silêncio. Algumas das apps apresentadas por Kosta Eleftheriou foram rapidamente retiradas da App Store, mas aparentemente nenhuma foi ativamente encontrada.
Kosta Eleftheriou é já bem conhecido pelo seu trabalho em detetar este tipo de situações na loja de apps da Apple. Por diversas vezes encontrou e denunciou várias situações em que os utilizadores eram lesados, bem como outras que mostraram situações pouco normais da Apple.