Não é nova a ideia de que a Apple poderá trazer para o novo iPhone conectividade via satélite. Este é um rumor já avançado antes, mas que agora ganha nova força graças a uma interessante movimentação do mercado.
Depois da SpaceX e da T-Mobile apresentarem esta novidade, há agora quem aponte esse como um novo caminho para a Apple. Esta deverá ser uma das novidades da próxima keynote, sendo um serviço para o iPhone 14, em parceria com a Globalstar.
Uma surpresa da Apple para o iPhone 14
Os serviços de conetividade via satélite estão agora a ganhar força, em especial com o impulso que a Starlink e Elon Musk estão a dar a este serviço. Estes parecem estar a ganhar novas áreas, segundo a apresentação agora feita pela SpaceX e a T-Mobile, que poderá estar a antecipar a novidade da Apple.
A grande (potencial) novidade está agora a ser avançada por Tim Farrar, fruto da análise de uma nova informação partilhada. A operadora escolhida para esta novidade da Apple deverá ser a Globalstar e o serviço que oferece aos seus clientes.
Importantly, Apple will be using existing satellite spectrum, with no need for any rule changes from the FCC. However, the service will be limited just to two-way texting - no voice calls or photos unless they invest in a new multi-billion dollar constellation (5/n)
— Tim Farrar (@TMFAssociates) August 26, 2022
Globalstar traz conectividade via satélite
Para fornecer o serviço, a Globalstar irá fazer uso da sua constelação reduzida de satélites, que comprou recentemente. São 17 satélites, adquiridos em fevereiro, e vão ter serviço para “dar continuidade do serviço a um potencial cliente”.
De notar que esta conectividade via satélite não servirá para dar acesso à Internet no iPhone 14. Irá permitir o envio de mensagens SMS e MMS mesmo que não exista cobertura móvel, e sem qualquer custo adicional, embora seja possível que essas mensagens sejam reservadas para momentos de emergência e não para uso diário.
SMS e MMS grátis, mas mais pode vir em breve
Alguns serviços de mensagens adicionais também podem funcionar para dar suporte ao serviço. Esta adição não deve aumentar os custos se o próprio iPhone 14 já incluir o chip necessário para torná-lo possível. A questão permanece se isso também poderia ser possível com chamadas.
Curiosamente, o convite da Apple para a keynote “Far Out” é inspirado no espaço. Este poderá ser o sinal de que o iPhone 14 possa vir a ter conectividade via satélite. Apenas no dia 7 de setembro tudo será conhecido, dando a Apple certamente um destaque grande a esta novidade.