Pplware

Chipgate, afinal que diferença há nos processadores do iPhone 6s?

Como é normal nos momentos de lançamento do iPhone, existem sempre alguns problemas e até situações menos normais. Os novos iPhones 6s e 6s Plus não são excepção e têm tido os seus “momentos altos”.

Depois de terem surgido vários problemas, eis que chega mais uma situação, fruto da utilização de processadores de dois fabricantes distintos e que têm tecnologias diferentes. Está lançado o Chipgate!

O Chipgate resulta da avaliação da performance e das capacidades dos novos iPhones com os diferentes processadores que os equipam.

Os testes efectuados mostram que existe uma real diferença entre eles e que várias componentes do iPhone são afectados com esta diferença de performance.

O mais falado “problema” está na duração da bateria e que está a ser consumida de forma mais rápida num dos processadores que no outro. As diferenças chegam a ser de duas horas de bateria a mais em casos de utilização mais extrema e intensiva.

Há ainda relatos de utilizadores que notam diferença na temperatura dos equipamentos e outros que supostamente notam diferenças nas performance geral.

Mas este é um problema que tem vindo a crescer com o tempo e que os utilizadores não conseguem evitar. Apenas após a compra do iPhone é possível verificar qual o processador que o está a equipar.

Mas quais as reais diferenças?

A construção do novo processador A9 que equipa os novos iPhones está entregue a duas empresas distintas e que têm tecnologias também diferentes, embora que se esperasse resultados finais iguais.

Construído pela Samsung e pela TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) o A9 surge em dois tamanhos diferentes. O processador que a Samsung fornece é construído com tecnologia de 14nm e tem uma área de 96 milímetros quadrados.

Já o processador que a TSMC fornece é ligeiramente maior, por ser construído com uma tecnologia mais antiga, de 16nm, e tem uma área de 104 ,5 milímetros quadrados.

Apesar destas diferenças estes processadores deveriam ser iguais no desempenho e na performance oferecida, algo que a Apple esperava desde o primeiro momento.

Vários testes efectuados em modelos idênticos, quer do iPhone 6s quer do iPhone 6s Plus, mostraram que o processador da Samsung tem um comportamento inferior, a vários níveis.

Mesmo com um tamanho maior e com uma tecnologia menos recente, o A9 da TSMC consegue ser mais eficiente e ter mais performance, algo que não seria esperado.

O que diz a Apple sobre o Chipgate?

Confrontada com toda esta informação e sobre o facto de estar a usar processadores diferentes nos seus equipamentos, a Apple veio a público desmentir que estas diferenças existam.

Segundo as suas declarações, todos os processadores que a Apple inclui nos seus equipamentos têm os mesmos padrões de qualidade.

With the Apple-designed A9 chip in your iPhone 6s or iPhone 6s Plus, you are getting the most advanced smartphone chip in the world. Every chip we ship meets Apple’s highest standards for providing incredible performance and deliver great battery life, regardless of iPhone 6s capacity, color, or model.

Certain manufactured lab tests which run the processors with a continuous heavy workload until the battery depletes are not representative of real-world usage, since they spend an unrealistic amount of time at the highest CPU performance state. It’s a misleading way to measure real-world battery life. Our testing and customer data show the actual battery life of the iPhone 6s and iPhone 6s Plus, even taking into account variable component differences, vary within just 2-3% of each other.

Para além disso a Apple faz ver que os testes que foram realizados não correspondem a uma utilização real e que por isso podem comprometer os resultados.

Segundo os dados que tem sobre a duração da bateria, fruto dos seus testes e da informação que os utilizadores fornecem, a diferença entre os dois processadores não vai além dos 3%.

Como saber que processador tem o seu iPhone 6S?

Como referido antes, a Apple não identifica qual dos processadores está em cada iPhone que vende e por isso os consumidores apenas podem descobrir qual é o que equipa os seus equipamentos após a compra.

Mesmo nessa altura é necessário recorrer a algumas aplicações para conseguir obter essa informação.

A tabela abaixo mostra quais as referências dos diferentes modelos de processador existentes, quer no iPhone 6s como no iPhone 6s Plus. Esta informação é idêntica em qualquer uma das aplicações.

Processador Samsung Processador TSCM
iPhone 6s N71AP N66MAP
iPhone 6s Plus N66AP N71MAP

Abaixo mostramos três aplicações que podem ser usadas para identificar o fabricante do processador, duas que podem ser usadas directamente no iOS e outra que deve ser usada no OSX ou no Windows.

Lirum Device Info Lite

A primeira aplicação esteve bastante tempo fora da App Store e muitos julgaram ser a primeira vitima do Chipgate.

As primeiras conspirações diziam que o Lirum tinha sido removido pela Apple, por fornecer informações sobre qual o processador que está no iPhone.

Afinal tudo não passou de um erro e os seus criadores quiseram apenas lançar uma nova versão para corrigir alguns problemas que a versão apresentava.

Instalem o Lirum Device Info Lite e encontram a informação pretendida no campo Model, na página principal.

Battery Memory System Status Monitor

Uma segunda opção que podem usar para detectar o processador que equipa o iPhone 6s é o Battery Memory System Status Monitor.

Instalem-no e vão encontrar a informação que pretendem no campo Model do separador System.

iMazing

Por fim temos o iMazing. Esta é uma aplicação que pode ser usada no OSX ou no Windows e que dá a mesma informação das anteriores.

Instalem-na e carreguem no botão Obter informações, que está na barra inferior. Na nova janela que for aberta devem procurar pelo campo Hardware Model e à frente vão ver o modelo do processador.

O Chipgate é mais um caso que a Apple terá de resolver, mostrando aos utilizadores dos novos iPhones que não existe qualquer diferença nos processadores A9 que estão nestes equipamentos.

Já era conhecido que a produção do A9 seria partilhada pela Samsung e pela TSMC. Esperava-se no entanto que o processador maior fosse para o novos iPad, deixando o da Samsung para o iPhone, por ser supostamente mais eficiente a nível energético e por ter uma melhor performance geral.

Afinal o processador fabricado pela Samsung aparentemente não cumpre com o que é suposto e as diferenças são grandes, face ao da TSMC.

Exit mobile version