Uma das funcionalidades que os utilizadores de Android mais gostavam de enaltecer nos seus smartphones era a presença de carregamento rápido. No entanto, com a chegada dos iPhones 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, apareceu pela primeira vez este tipo de carregamento nos smartphones da Apple.
Mas será que esta funcionalidade nos iPhones consegue rivalizar com aquilo que já temos visto nos smartphones Android?
Carregamento rápido em Android… não é novidade
Atualmente, toda a gente quer tirar o máximo de partido possível dos seus smartphones. No entanto, a bateria ainda continua a ser uma grande dor de cabeça para grande parte dos utilizadores. Muitas soluções entraram em fase de teste mas nenhuma se mostrou tão eficaz como como o carregamento rápido.
O carregamento rápido surgiu nos smartphones Android de algumas marcas, e desde então temos testemunhado uma adoção em massa desta tecnologia que promete fazer com que possa perder menos tempo à espera que a bateria carregue. Em grande parte dos topos de gama disponíveis no mercado já é possível atingir uma considerável percentagem de bateria com apenas alguns minutos de carga.
Apesar da tecnologia que permite o carregamento rápido já andar por cá há muito tempo, só este ano é que a Apple decidiu incluir esta funcionalidade no iPhone. E todos acharam que não utilizando as mais recentes tecnologias, estes poderiam não ser assim tão rápidos.
Será que a Apple surpreendeu?
Apesar dos iPhones mais recentes já suportarem carregamento rápido, a Apple não se tem mostrado decidida no que toca à adoção desta tecnologia. Em primeiro lugar porque, ao contrário das outras marcas ainda continua a usar portas lightening e, em segundo lugar, porque não inclui o carregador rápido na caixa como acessório, continua a vir o carregador normal.
Decisões à parte… é possível, sim, utilizar carregamento rápido nos últimos smartphones da marca da maçã. Mas é necessário gastar uns euros para obter o material necessário. Para além disso, o carregamento “rápido” dos últimos iPhones não é o mais rápido de todos, é verdade, mas mesmo assim está na lista dos mais rápidos!
Na análise do Pplware ao iPhone 8 Plus, fomos capazes de constatar que os tempos apresentados pelo iPhone encontram-se abaixo de alguns smartphones Android, como do OnePlus 5T, mas acima daqueles que dizem ser os seus concorrentes, os Samsung e mesmo o mais recente equipamento da Google, o Pixel 2.
O mais recente estudo mostra isso mesmo…
Um novo estudo levado a cabo pelo site Tom’s Guide, mostra que o carregamento rápido dos iPhone X, iPhone 8 e 8 Plus encontra-se muito bem posicionados para primeiro ensaio, apenas sendo ultrapassados por dois equipamentos.
Para teste foram submetidos os principais smartphones Android que têm marcado a atualidade: o OnePlus 5T, o LG V30, o Google Pixel 2 e o Galaxy Note 8 juntamente com os seus acessórios próprios que permitem utilizar o carregamento rápido. Do lado da Apple foram a teste o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X juntamente com um transformador da Apple de 29 Watts e um cabo que tem ligação de USB-C para lightening (acessórios que fazem parte de modelos MacBook).
Em primeiro lugar, os dispositivos estiveram sob condições de exame e a carregar durante 30 minutos. O OnePlus ficou com primeiro, atingindo 59% de bateria nessa meia hora. Logo atrás, em segundo lugar, ficou o LG V30 que foi capaz de atingir os 53% de bateria.
De seguida vieram os smartphones da Apple. O iPhone X, o iPhone 8 e o iPhone 8 Plus fecharam o top 5 com 50%, 49% e 47% de carga respetivamente. Atrás ficaram os restantes smartphones escolhidos para o teste.
A partir daí o exame continuou até o cronómetro marcar 1 hora. Os resultados mostraram-se semelhantes à primeira meia hora. One Plus 5T ficou em primeiro com 93% de bateria, o V30 da LG com 86%, o iPhone X com 81%, o iPhone 8 com 80% e o iPhone 8 Plus com 79%.
Na caixa…
Para tornar esta comparação ainda melhor, é de notar que carregando os iPhones com o acessório que vem na caixa, os valores obtidos em nada se comparam ao que foi mostrado por este estudo recente.
O iPhone 8 só é capaz de chegar aos 30% com 30 minutos de carga e aos 58% de bateria passado uma hora. Por outro lado, o iPhone 8 Plus chegou aos 26% e aos 55% com 30 minutos e 60 minutos de carga, respetivamente. Finalmente, o iPhone X mostrou-se o mais lento de todos, carregando apenas 17% da bateria em 30 minutos e 37% em uma hora.
Conclusão:
A Apple deu aqui um passo, seguro, não arriscou nada mas também não provocou uma mudança de tendência, poderia ter feito, mas preferiu guardar para outras núpcias a inclusão de um carregador rápido na caixa destes novos iPhones.
É verdade que está a trabalhar ainda neste sistema, o carregamento rápido por cabo ou por indução já fazem parte da oferta (inclusive disponibilizou os 7.5 watt no carregamento sem fios) mas a margem ainda é grande.