O número de Apple Watches vendidos é uma incógnita, a Apple não tem por hábito revelar os seus resultados mas, estima-se que os resultados não tenham sido tão favoráveis para a Apple quanto o esperado. Ainda assim, não existem dúvidas de que a curiosidade e o interesse por este smartwatch superaram os de qualquer outro dispositivo do género colocado no mercado.
E quais serão os efeitos colaterais que o relógio inteligente da Apple provocou neste segmento?
Estimular a Concorrência
A Apple foi a última grande empresa tecnológica a lançar-se no segmento dos smartwatches. A cada anúncio de uma nova Keynote lá se especulava pela impressa que ira surgir um relógio inteligente vindo da Apple, mas só em Setembro passado é que o anúncio se tornou oficial.
Mas dessa data, até ao seu lançamento foram precisos 6 meses, tempo suficiente para estimular ainda mais a curiosidade do mercado.
O Apple Watch foi, sem dúvida, o resultado da observação e de desenvolvimento de tudo o que a Samsung e a Google já haviam desenvolvido e que, de certa forma, estagnou. Agora a Apple trouxe uma nova vida aos relógios inteligentes e estas marcas (e tantas outras envolvidas) terão que continuar o seu caminho para não perderem a corrida.
Tentar entender a necessidade de um smartwatch
Para que serve um relógio inteligente? Esta é uma pergunta que ainda não tem uma resposta que convença o público em geral e o Apple Watch veio agudizar ainda mais esta questão.
É preciso ainda encontrar algo nestes dispositivos capaz de responder de uma forma definitiva a esta questão.
O desenvolvimento de software e interface
A Google criou um sistema operativo específico para smartwatches, o Android Wear, para o qual já foram desenvolvidas imensas apps, e o mesmo caminho está a ser seguido nos dispositivos da Apple. São muitos os programadores interessados em criar apps que se adaptem a este novo relógio, antes mesmo do seu lançamento era mais de 3000 as aplicações existentes. E agora, até a Google já o fez!
O renascer do relógio de pulso
Há muito que os relógios de pulso haviam sido substituídos pelos telemóveis (muito antes da massificação dos smartphones). Mas agora, a moda voltou a pegar. As pessoas voltaram a ganhar o hábito de olhar para o pulso, ou pelo menos, voltaram a ganhar a vontade de trazer algo no pulso, mesmo que não seja através de um relógio inteligente.
Saiba mais sobre o Apple Watch.