Pplware

Como é que o Apple Watch consegue medir o seu ritmo cardíaco?

A Apple tem vindo a trabalhar para tornar o Apple Watch num equipamento do dia-a-dia capaz de analisar os nossos sinais vitais. Um dos pontos iniciais desta viagem foi a colocação de um sensor de ritmo cardíaco.

Então como funciona este sensor? E será que os resultados apresentados são fidedignos?


Já falámos em vários momentos que o Apple Watch salvou a vida a pessoas com algum tipo de problema cardíaco. Já explorámos algumas das capacidades do relógio da Apple ligadas à saúde e continuamos a admirar um mundo novo que está a chegar a todos os utilizadores dos smartwatches ou das smartbands.

 

Como o Apple Watch mede o ritmo cardíaco?

O sensor de ritmo cardíaco do Apple Watch utiliza o que se designa por fotopletismografia. Esta tecnologia baseia-se num facto simples: o sangue é vermelho porque reflete a luz vermelha e absorve a luz verde.

O Apple Watch utiliza luzes LED verdes emparelhadas com fotodíodos sensíveis à luz para detetar a quantidade de sangue que flui pelo pulso num determinado momento.

Quando o coração bate, o fluxo sanguíneo no pulso e a absorção de luz verde são superiores. Entre batidas, são inferiores. Ao piscar as luzes LED centenas de vezes por segundo, o Apple Watch pode calcular o número de vezes que o coração bate por minuto, o que representa o seu ritmo cardíaco.

O sensor de ritmo cardíaco suporta um intervalo de 30 a 210 batimentos por minuto. Adicionalmente, o sensor de ritmo cardíaco foi concebido para compensar níveis reduzidos de sinal ao aumentar a luminosidade dos LED e a taxa de amostragem.

O sensor de ritmo cardíaco também pode utilizar luz infravermelha. Este é o modo utilizado pelo Apple Watch para medir o ritmo cardíaco em segundo plano e para as notificações de ritmo cardíaco elevado. O Apple Watch utiliza luzes LED verdes para medir o ritmo cardíaco durante os treinos e sessões da app Respirar, bem como para calcular a distância em movimento e a Variabilidade do ritmo cardíaco (HRV).

 

O Apple Watch mede o ritmo cardíaco quando?

Quando utiliza a app Treino, o Apple Watch mede o seu ritmo cardíaco de forma contínua durante o treino e durante 3 minutos após o treino para determinar um ritmo de recuperação de treino.

Estas informações, em conjunto com outros dados recolhidos, ajudam o Apple Watch a estimar a quantidade de calorias queimadas. Além disso, o Apple Watch mede o ritmo cardíaco ao longo do dia, quando não está em movimento, e de forma periódica ao caminhar.

Uma vez que o Apple Watch efetua estas leituras em segundo plano com base na sua atividade, o tempo entre as medições irá variar. O Apple Watch também calcula um ritmo de repouso e uma distância em movimentos diários através da combinação das leituras de ritmo cardíaco em segundo plano com os dados do acelerómetro (quando existirem leituras em segundo plano suficientes).

Pode controlar quais as apps de terceiros que têm acesso aos dados de saúde da app Saúde no separador Fontes.

 

Leia também:

Exit mobile version