Pplware

Apple Watch: como forçar as atualizações do watchOS a usar Wi-Fi

A Apple, ao longo dos anos, tem criado uma estrutura em que cada segmento de dispositivos tem o seu sistema operativo e métodos mais ou menos uniformes de gestão dos mesmos. No caso do watchOS, os utilizadores sabem que este chega ao Apple Watch via iPhone, através de uma app dedicada. O processo é lento, nem mesmo a Apple TV tem algo tão lento.

A razão para essa lentidão é o recurso ao Bluetooth para fazer essa transferência entre o iPhone e o Apple Watch. Há, contudo, um truque para obrigar a que seja usado o Wi-Fi tornando o processo mais rápido.


Não é novidade para os utilizadores do Apple Watch, que o processo de atualização ainda é o mais lento de todos os dispositivos Apple (embora o método do HomePod seja pouco melhor). Nos Macs, o processo de atualização do sistema operativo foi revolucionário no mundo dos computadores, foi o primeiro sistema operativo a abolir a instalação por CD/DVD e foi o primeiro a introduzir o download via App Store.

No iPhone, iPad e iPod touch o processo é igualmente rápido. Evoluiu da obrigatoriedade da opção de ligar o iPhone ao iTunes por cabo, para uma outra tecnologia, OTA (over-the-air) que chegou no iOS 5, em 2011, depois de já existir há algum tempo no Android. A Apple TV usa igualmente um processo OTA recorrendo ao Wi-Fi e é relativamente rápida a tratar das atualizações.

 

Como acelerar as atualizações do Apple Watch

 

PASSO 1

Certifique-se de que o seu Apple Watch está no seu carregador, que tem pelo menos 50% de bateria e que está a poucos centímetros do seu iPhone emparelhado. Verifique se o Wi-Fi e o Bluetooth estão ativados no seu smartphone e no relógio.

PASSO 2

 

PASSO 3

Toque em Atualização de Software.

DICA: se o iPhone já tiver feito o download da atualização mais recente do watchOS em segundo plano, verá um selo vermelho no ícone da app Watch no ecrã inicial e dentro da aplicação.

 

PASSO 4

Se houver uma nova atualização do watchOS disponível, verá o número da versão e as notas da versão no próxima ecrã. Para continuar o processo de atualização, toque em Descarregar e instalar.

 

Se for solicitado o código de segurança do seu iPhone ou do Apple Watch, insira-o.

 

PASSO 5

À medida que a app Watch se prepara para enviar o instalador watchOS descarregado para o seu relógio, verá a mensagem “Falta: cerca de 1 hora” na parte superior.

Isso significa que a app está a enviar o instalador ao relógio por Bluetooth. Não desative o Bluetooth até que o tempo restante estimado apareça.

 

PASSO 6

DICA: evite desligar o Bluetooth através do Centro de Controlo, porque isso não será suficiente devido às grandes mudanças na forma como essas alternâncias funcionam no iOS 11. Na realidade ao clicar no ícone Bluetooth no Centro de Controlo apenas está a desativar para dispositivos que não são Apple. O Apple Watch, os AirPods, etc.. continuarão ativos.

 

PASSO 7

 

PASSO 8

Irá aparecer um alerta, solicitando que estabeleça a ligação ao seu relógio.

Toque em Cancelar para continuar.

 

PASSO 9

Como o Bluetooth não está disponível, a app Watch é direcionada para sua rede Wi-Fi doméstica, desde que o smartphone e o smartwatch tenham Wi-Fi ativado nas Configurações e estejam ligados à mesma rede local.

O tempo estimado restante deve cair significativamente como resultado direto do uso do protocolo Wi-Fi, que é muito mais rápido do que a rede Bluetooth lenta e não confiável. A Apple impõe o Bluetooth no relógio porque os rádios Wi-Fi consomem mais energia.

Depois destes passos, os restantes são os normais. Depois de feita a transferência da atualização do iPhone para o Apple Watch, o tempo será o que sempre foi, pois aqui é a máquina a trabalhar.

 

PASSO 10

 

Em resumo…

Pode parecer um truque fácil, mas, na realidade, é uma forma de ganharmos tempo neste processo que ainda é um aborrecimento. Muitas vezes queremos sair e levar o Apple Watch e este tem de estar ali na base para receber a demorada atualização. Ludibriando o sistema e tirando proveito da capacidade de utilização da rede Wi-Fi poupamos muito tempo… garantidamente.

 

Leia também:

Exit mobile version