Pplware

Júri decidiu que Apple violou 3 patentes da Qualcomm no iPhone

Há já vários anos que a Apple e a Qualcomm se debatem em tribunal. São vários os processos que decorrem em tribunal, onde cada uma das empresas acusa a outras de vários crimes industriais.

Depois de um conjunto de vitórias na Europa e na China, onde conseguiu bloquear a venda do iPhone, é agora nos EUA que se voltam a encontrar. Desta vez um júri decidiu que a Apple violou 3 patentes da Qualcomm no iPhone.


Ficou provado que a Apple violou patentes da Qualcomm

Depois de 2 semanas de avaliação e de deliberação, um júri declarou que a Apple terá violado 3 patentes da Qualcomm. Com esta decisão, o tribunal dá razão à empresa criadora dos chips do iPhone. Ao todo são 31 milhões que terá de pagar agora.

A Qualcomm consegue assim vencer este seu primeiro caso, conseguindo que o tribunal lhe dê razão e que lhe seja pago o valor que exige desde o início do processo. Ainda assim, a Apple tem uma ajuda ao ver este pagamento limitado a 2017 e anos seguintes.

As patentes que terão sido violadas no iPhone

As patentes em causa dizem respeito ao permitir que os telefones se liguem rapidamente à Internet depois de serem ligados; à eficiência da bateria e processamento de gráficos; e uma função de gestão de tráfego que permite que as aplicações façam download de dados com mais rapidez.

Em sua defesa, a Apple argumenta que a informação usada veio de um funcionário seu, Arjuna Siva, que contribuiu com informações essenciais e importantes para a patente e cujo nome deveria estar presente.

Alega também que a informação foi trocada quando as duas empresas trabalharam na integração dos chips no iPhone. Ao não testemunhar neste julgamento, este argumentou da Apple caiu por terra.

A Qualcomm está a querer castigar a Apple

Na opinião da Apple, este processo é a forma que a Qualcomm encontrou para a castigar. A causa estará na adição da Intel como fornecedora de modems para o iPhone, algo que aconteceu em 2016. Desde 2011 que Qualcomm era a fornecedora exclusiva da Apple.

Esta decisão chega numa altura má para ambas as empresas. Inicia-se em breve um novo julgamento onde as duas empresas vão lutar sobre o pagamento de royalties. Em causa estão milhares de milhões de dólares.

Aguarda-se ainda a resposta a um outros processo, onde a Apple, a Intel e a FTC (Federal Trade Commission) procuram provar que a Qualcomm detém um monopólio no sector. Caso se prove, a Qualcomm poderá ser obrigada a mudar a estrutura da sua empresa e a permitir que a concorrência ocupe um espaço que por agora é seu.

Exit mobile version