Pplware

Apple tornou a sua linguagem de programação Swift open source

Quando a Apple apresentou o Swift, em 2014, pretendia trazer para os programadores uma linguagem de programação mais simples de usar e capaz de responder às necessidades destes.

Dois anos depois de a ter disponível para todos poderem usar, a Apple resolveu torná-la aberta a todos e o seu código é agora open source.

Não é a primeira vez que a Apple revela as suas intenções de tornar o Swift uma linguagem de programação aberta à comunidade. Já na WWDC deste ano, durante a apresentação da segunda versão desta linguagem a Apple tinha revelado esse seu desejo.

Mas agora, seis meses depois de o ter anunciado, tomou finalmente as necessárias medidas e o Swift é open source. Na prática isto significa que o código por trás do Swift é aberto a todos os programadores que queiram contribuir para o melhorar e criar novas funcionalidades. Há ainda a possibilidade do Swift ser alargado a outras plataformas, tornando-o ainda mais universal.

O que é o Swift?

Lançado em 2014, pretendia ser uma linguagem mais acessível a novos developers de aplicações para iOS e OS X e que pretendia colmatar algumas limitações do C e do Objective C, nomeadamente as restrições de compatibilidade encontradas no C. Adoptou padrões seguros de programação e adicionou características modernas para tornar a programação mais fácil, mais flexível e mais divertida.

Sendo uma linguagem de programação mais eficiente, mais rápida que a antecessora e completamente interactiva, permite que o desenvolvimento seja avaliado constantemente. A sua adopção foi de tal forma grande que é actualmente uma das linguagens de programação que mais crescimento tem tido.

Swift 2.2 disponível para Ubuntu 14.04 LTS e Ubuntu 15.10

Mas a Apple não se limitou a tornar o Swift uma linguagem aberta. Para além desse anúncio, comunicou também que este passa a estar disponível para o Ubuntu.

Ainda está numa fase muito inicial, com alguns problemas bem identificados, mas promete trazer para o Linux as ferramentas necessárias para que sejam produzidas as aplicações que depois vão correr dentro do ecossistema Apple.

Esta decisão da Apple não é única e já antes a empresa tinha tornado abertos outros dos seus projectos. No seu site dedicado ao Open Source pode ser consultada toda a informação. Se quiserem saber mais sobre o Swift, a Apple tem também um site dedicado.

Exit mobile version