O mercado dos smartphones está em constante mudança e os fabricantes procuram sempre colocar no mercado os melhores equipamentos, para que consigam convencer os consumidores e assim ganhar a sua quota de mercado.
O ano de 2016 foi de constante crescimento nesta área e as marcas viram por isso os seus lucros crescer. Os mais recentes números mostram que o final do ano foi novamente positivo para a Apple, que conseguiu ultrapassar a Samsung e os restantes fabricantes.
Como é normal no final do ano, as vendas de smartphones voltaram a disparar e este foi um dos presentes mais oferecidos no Natal. As principais marcas conseguiram manter-se no topo das vendas, mas desta vez com uma mudança. A Apple recuperou o topo da tabela, mostrando assim que o iPhone 7 é um sucesso de vendas.
As vendas de smartphones no final de 2016
O quarto trimestre de 2016 trouxe uma mudança face ao que o resto do ano vinha a cimentar. A Samsung perdeu o topo da tabela de vendas por fabricante, tendo perdido quase 3% face ao mesmo período do ano anterior.
A Apple aproveitou este deslize e, com uma recuperação de apenas 0,2%, passou a ocupar o topo desta tabela, estando para já apenas com mais 0,1% que a fabricante sul-coreana.
Tabela 1 – Vendas de Smartphones por Fabricante no 4º Trimestre de 2016 (Milhares de unidades)
Fabricante |
Unidades do 4º Trimestre 2016 |
Quota de mercado do 4º Trimestre 2016 (%) |
Unidades do 4º Trimestre 2015 |
Quota de mercado do 4º Trimestre 2015 (%) |
Apple |
77.038,9 |
17,9 |
71.525,9 |
17,7 |
Samsung |
76.782,6 |
17,8 |
83.437,7 |
20,7 |
Huawei |
40.803,7 |
9,5 |
32.116,5 |
8,0 |
Oppo |
26.704,7 |
6,2 |
12.961,5 |
3,2 |
BBK Communication Equipment |
24.288,2 |
5,6 |
11.359,4 |
2,8 |
Outros |
185.921,1 |
43,1 |
191.708,4 |
47,6 |
Total |
431.539,3 |
100,0 |
403,109,4 |
100,0 |
Curioso é ver que as perdas da Samsung acabaram por ser absorvidas pelas marcas chinesas, com a Huawei, a Oppo e a BBK a conseguirem crescer mais que qualquer outra marca.
As vendas de smartphones em 2016
Quando a avaliação é feita ao ano de 2016, e agora com os dados do final do ano, o cenário muda de figura. Aqui o domínio vai para a Samsung que consegue ter 20,5% da quota de mercado, longe dos 14,4% da Apple. Mesmo assim, ambas as marcas perderam face a 2015, com a Samsung a descer 2% e a Apple a descer 1,5%.
Destaca-se neste acumulado anual os valores atingidos pela Huawei, que consegue reclamar já quase 9% do mercado de smartphones, mostrando que está cada vez mais forte e a manter o seu crescimento.
Tabela 2 – Vendas de Smartphones por Fabricante em 2016 (Milhares de unidades)
Fabricante |
Unidades de 2016 |
Quota de mercado de 2016 (%) |
Unidades de 2016 |
Quota de mercado de 2015 (%) |
Samsung |
306.446,6 |
20,5 |
320.219,7 |
22,5 |
Apple |
216.064,0 |
14,4 |
225.850,6 |
15,9 |
Huawei |
132.824,9 |
8,9 |
104.094,7 |
7,3 |
Oppo |
85.299,5 |
5,7 |
39.489,0 |
2,8 |
BBK Communication Equipment |
72.408,6 |
4,8 |
35.291,3 |
2,5 |
Outros |
682.314,3 |
45,6 |
698.955,1 |
49,1 |
Total |
1.495.358,0 |
100,0 |
1.423.900,4 |
100,0 |
Também neste período alargado de 2016 as perdas das grandes marcas acabaram por não reverter entre si e foram absorvidas pelas marcas menores, novamente com a Oppo e a BBK a conseguirem crescimentos elevados face a 2015.
Os sistemas operativos dos smartphones mais vendidos
Por fim, e no que toca às vendas por sistema operativo, no último trimestre de 2016, podemos ver que o Android continuou a dominar o mercado, tendo inclusive crescido 1%. No caso do iOS da Apple, o crescimento aconteceu também, mas sendo apenas de 0,2%.
Estes dois sistemas estão cada vez mais sozinhos, estando a concorrência a desaparecer. O caso do Windows Phone é conhecido de todos, tendo agora passado de 1,1% para apenas 0,3%.
Tabela 3 – Vendas de Smartphones por Sistema Operativo no 4º Trimestre de 2016 (Milhares de unidades)
Sistema Operativo |
Unidades do 4º Trimestre 2016 |
Quota de mercado do 4º Trimestre 2016 (%) |
Unidades do 4º Trimestre 2015 |
Quota de mercado do 4º Trimestre 2015 (%) |
Android |
352.669,9 |
81,7 |
325.394,4 |
80,7 |
iOS |
77.038,9 |
17,9 |
71.525,9 |
17,7 |
Windows |
1.092,2 |
0,3 |
4.395,0 |
1,1 |
BlackBerry |
207,9 |
0,0 |
906,9 |
0,2 |
Other OS |
530,4 |
0,1 |
887,3 |
0,2 |
Total |
431.539,3 |
100,0 |
403.109,4 |
100,0 |
Pior está a BlackBerry, que passou dos 0,2 de 2015 para os 0% do ano passado. Importa salientar aqui a mudança de sistema operativo feita pela marca, que passou a usar o Android.
Estes números, apresentados agora pela Gartner, confirmam o que foi já mostrado pelas marcas nas suas apresentações de resultados do último trimestre do ano passado.
A Apple conseguiu recuperar parte das suas perdas neste período, o que se vê agora também nos excelentes resultados em bolsa, e a Samsung não conseguiu evitar um abrandamento das vendas. Mesmo assim a sul coreana consegue o domínio no acumulado do ano, algo que depois dos problemas que teve não se esperaria.
Via Gartner