Pplware

Apple voltou ao topo das vendas de smartphones no final de 2016

O mercado dos smartphones está em constante mudança e os fabricantes procuram sempre colocar no mercado os melhores equipamentos, para que consigam convencer os consumidores e assim ganhar a sua quota de mercado.

O ano de 2016 foi de constante crescimento nesta área e as marcas viram por isso os seus lucros crescer. Os mais recentes números mostram que o final do ano foi novamente positivo para a Apple, que conseguiu ultrapassar a Samsung e os restantes fabricantes.

Como é normal no final do ano, as vendas de smartphones voltaram a disparar e este foi um dos presentes mais oferecidos no Natal. As principais marcas conseguiram manter-se no topo das vendas, mas desta vez com uma mudança. A Apple recuperou o topo da tabela, mostrando assim que o iPhone 7 é um sucesso de vendas.

As vendas de smartphones no final de 2016

O quarto trimestre de 2016 trouxe uma mudança face ao que o resto do ano vinha a cimentar. A Samsung perdeu o topo da tabela de vendas por fabricante, tendo perdido quase 3% face ao mesmo período do ano anterior.

A Apple aproveitou este deslize e, com uma recuperação de apenas 0,2%, passou a ocupar o topo desta tabela, estando para já apenas com mais 0,1% que a fabricante sul-coreana.

Tabela 1 –  Vendas de Smartphones por Fabricante no 4º Trimestre de 2016 (Milhares de unidades)

Fabricante

Unidades do 4º Trimestre 2016

Quota de mercado do 4º Trimestre 2016 (%)

Unidades do 4º Trimestre 2015

Quota de mercado do 4º Trimestre 2015 (%)

Apple

77.038,9

17,9

71.525,9

17,7

Samsung

76.782,6

17,8

83.437,7

20,7

Huawei

40.803,7

9,5

32.116,5

8,0

Oppo

26.704,7

6,2

12.961,5

3,2

BBK Communication Equipment

24.288,2

5,6

11.359,4

2,8

Outros

185.921,1

43,1

191.708,4

47,6

Total

431.539,3

100,0

403,109,4

100,0

Curioso é ver que as perdas da Samsung acabaram por ser absorvidas pelas marcas chinesas, com a Huawei, a Oppo e a BBK a conseguirem crescer mais que qualquer outra marca.

As vendas de smartphones em 2016

Quando a avaliação é feita ao ano de 2016, e agora com os dados do final do ano, o cenário muda de figura. Aqui o domínio vai para a Samsung que consegue ter 20,5% da quota de mercado, longe dos 14,4% da Apple. Mesmo assim, ambas as marcas perderam face a 2015, com a Samsung a descer 2% e a Apple a descer 1,5%.

Destaca-se neste acumulado anual os valores atingidos pela Huawei, que consegue reclamar já quase 9% do mercado de smartphones, mostrando que está cada vez mais forte e a manter o seu crescimento.

Tabela 2 – Vendas de Smartphones por Fabricante em 2016 (Milhares de unidades)

Fabricante

Unidades de 2016

Quota de mercado de 2016 (%)

Unidades de 2016

Quota de mercado de 2015 (%)

Samsung

306.446,6

20,5

320.219,7

22,5

Apple

216.064,0

14,4

225.850,6

15,9

Huawei

132.824,9

8,9

104.094,7

7,3

Oppo

85.299,5

5,7

39.489,0

2,8

BBK Communication Equipment

72.408,6

4,8

35.291,3

2,5

Outros

682.314,3

45,6

698.955,1

49,1

Total

1.495.358,0

100,0

1.423.900,4

100,0

Também neste período alargado de 2016 as perdas das grandes marcas acabaram por não reverter entre si e foram absorvidas pelas marcas menores, novamente com a Oppo e a BBK a conseguirem crescimentos elevados face a 2015.

Os sistemas operativos dos smartphones mais vendidos

Por fim, e no que toca às vendas por sistema operativo, no último trimestre de 2016, podemos ver que o Android continuou a dominar o mercado, tendo inclusive crescido 1%. No caso do iOS da Apple, o crescimento aconteceu também, mas sendo apenas de 0,2%.

Estes dois sistemas estão cada vez mais sozinhos, estando a concorrência a desaparecer. O caso do Windows Phone é conhecido de todos, tendo agora passado de 1,1% para apenas 0,3%.

Tabela 3 – Vendas de Smartphones por Sistema Operativo no 4º Trimestre de 2016 (Milhares de unidades)

Sistema Operativo

Unidades do 4º Trimestre 2016

Quota de mercado do 4º Trimestre 2016 (%)

Unidades do 4º Trimestre 2015

Quota de mercado do 4º Trimestre 2015 (%)

Android

352.669,9

81,7

325.394,4

80,7

iOS

77.038,9

17,9

71.525,9

17,7

Windows

1.092,2

0,3

4.395,0

1,1

BlackBerry

207,9

0,0

906,9

0,2

Other OS

530,4

0,1

887,3

0,2

Total

431.539,3

100,0

403.109,4

100,0

Pior está a BlackBerry, que passou dos 0,2 de 2015 para os 0% do ano passado. Importa salientar aqui a mudança de sistema operativo feita pela marca, que passou a usar o Android.

 

Estes números, apresentados agora pela Gartner, confirmam o que foi já mostrado pelas marcas nas suas apresentações de resultados do último trimestre do ano passado.

A Apple conseguiu recuperar parte das suas perdas neste período, o que se vê agora também nos excelentes resultados em bolsa, e a Samsung não conseguiu evitar um abrandamento das vendas. Mesmo assim a sul coreana consegue o domínio no acumulado do ano, algo que depois dos problemas que teve não se esperaria.

Via Gartner

Exit mobile version