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Apple estará proibida de vender o Apple Watch na Suíça

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. gdfgd says:

    gosto de ver nos artigos por aqui, quando processos destes são contra a apple, são “jogadas”, no caso inverso são processos completamente legítimos e cheios de razão 😀

    independentemente de quem tem razão, apenas quero dizer que adoro a imparcialidade neste site 😀

    • Gostas tão pouco do Pplware e ainda fazes o enorme sacrifício de comentar no mesmo.

      Trazem-nos notícias e artigos novos todos os dias e pessoal como tu não para um pouco para pensar no quão difícil deve ser fazer um trabalho tão bem feito como o do Pedro e o resto da equipa. Just Saying

    • Vítor M. says:

      gdfgd no caso das jogadas, está bem claro que é uma “chamada” de atenção para as posições que o mercado relojoeiro suíço, muito forte, anda a fazer. É obvio que a Apple iria ter muita dificuldade em entrar nesse mercado, já viste a enorme probabilidade de este conceito Smartwatch arruinar as marcas centenários suíças de relógios “tradicionais”?

      São jogadas, lícitas algumas, que eles estão a fazer. É normal, estão a defender o seu património. O aplicar a palavra “jogadas” não quer com isso dizer que é ilícito, bem pelo contrario, até está explicado que existe um impedimento bem legal.

      Por isso, leia com olhos de ler, até para perceber que vai ser um mercado curioso de seguir estas e outras contendas. Pois este mercado tem preparadas muitas mais campanhas de entrave à disseminação não só dos relógios da Apple como de todos os outros, no seu mercado.

      Não confunda as coisas.

      Cumprimentos.

      • Nunes says:

        Não dá é para entender como é que o registo duma marca há 30 anos atrás possa ser visto como uma jogada contra a Apple! Uma jogada seria se tivessem lançado um relógio com essa marca há pouco tempo para não perderem direitos sobre a marca!
        Em segundo lugar não se sabe se a Apple vai estar mesmo impedida de lançar o Apple Watch… Este registo da marca não impede que a Apple tenha arranjado forma de a usar. Aliás o historial revela que a marca passou momentaneamente em 2012 por uma empresa que faz gestão de marcas para empresas estrangeiras na Suiça. É por isso possível que muita coisa tenha passado nos bastidores, entre elas a possibilidade de a Apple já ter direitos sobre a marca.

      • pedro says:

        deve ser a jogada mais longa da história.. a patente foi registada ao 1985 -.-

        • Alfie says:

          Diria mesmo que é a jogada de maior antecipação que conheço: 30 anos nem menos.
          É obra!!!

        • lmx says:

          +1

          a Apple não se pode queixar de nada…muito provavelmente paga direitos da autor, por utilizar uma marca previamente patenteada…

          • Nunes says:

            :S
            Marcas registadas tem nada ou muito pouco a ver com direitos de autor, nem são patentes – as 3 coisas são regidas por leis diferentes! A palavra Apple não pode ser regida por direitos de autor, nem a maioria dos logos conseguiriam ser protegidos por direitos de autor por serem demasiado simples!
            As marcas da Apple são da Apple para uso em determinadas áreas de actividade! Outras companhias podem ter a palavra Apple como marca se o seu ramo de actividade for outro, distinto dos ramos registados pela Apple ou outros nesse país!

      • Nunes says:

        Não dá é para entender como é que o registo duma marca há 30 anos atrás possa ser visto como uma jogada contra a Apple! Uma jogada seria se tivessem lançado um relógio com essa marca há pouco tempo para não perderem direitos sobre a marca!
        Em segundo lugar não se sabe se a Apple vai estar mesmo impedida de lançar o Apple Watch… Este registo da marca não impede que a Apple tenha arranjado forma de a usar. Aliás o historial revela que a marca passou momentaneamente em 2012 por uma empresa que faz gestão de marcas para empresas estrangeiras na Suiça. É por isso possível que muita coisa tenha passado nos bastidores, entre elas a possibilidade de a Apple já ter direitos sobre a marca.

      • Darcy Brás da Silva says:

        Ainda que não de forma intencional a palavra ‘jogada’ neste artigo aplica juízo de valor, pois julga a acção independentemente de ser a favor ou contra a mesma.

        Acredito que o comentário ‘gdfgd’ foi uma chamada de atenção de que não é tão comum ver ‘pelo menos nesta forma’ estes juízos de valor quando a situação é inversa.

        Ainda é de notar que o ‘principal objectivo de destacar a estratégia com a expressão jogada’ deve se ao facto de que a medida impede a apple de vender os seus produtos nesse mercado logo não podendo competir.

        Uma vez que a apple poderia como qualquer outra empresa adquirir licenças para o efeito acho que valida um pouco mais a posição do ‘gdfgd’ pois este ultimo factor parece ser mais vezes reconhecido em patentes da apple do que outras.

        Cumprimentos

        • Nunes says:

          isto não é uma patente, é um registo de marca que neste caso só uma empresa é que a pode usar

          • Darcy Brás da Silva says:

            Nesse caso, mantenho-me corrigido, no entanto devo adicionar que
            registos de marca são passiveis a licenciamento, dentro de ‘contractos de exploração de marca’. Obviamente que neste cenário é mais simples deixar expirar, contudo o acordo não só era bastante possível e viável, pois ambas teriam algo a ganhar.

          • Nunes says:

            Eu referi-me a este caso! Nenhuma empresa no seu perfeito juízo vai gastar dinheiro a licenciar uma marca destas, que outros tb iriam usar para identificar relógios – não é uma marca para isso!
            Aqui a única solução aceitável para a Apple é ficar com a marca! E para o conseguir tem diferentes opções. Uma delas pode passar por usar os tribunais para ficar com a marca, já que nunca foi usada em produtos!

        • gdfgd says:

          vejo que foste o unico que percebeu onde eu queria chegar 🙂 kudos for you sir.

          sim, realmente eu queria apenas ser ironico em relação aos processos contra a apple são chamados de jogadas ou esquemas ou truques ou algum outro sinonimo, e nos casos contrario não 🙂 porque realmente a apple e a unica com legitimidade para fazer processos em tribunal

  2. piri_vm says:

    Não entendo como é uma jogada com uma patente de 1985…

  3. FG says:

    Isso não é uma patente, isso não é uma invenção, é uma marca comercial.

    Então proibam de vender o Apple Watch na Suíça, lá vão os Suicinhos ter de ir comprar o Apple Watch à UE.

    • ZH says:

      Pelo teu comentário dá para reparar que não conheces os hábitos das populações da Suiça… principalmente das que moram “perto” das fronteiras… sim “perto”, visto que nada fica demasiado longe de outro país.
      Achas que ir a um outro país fazer compras é algo fora do normal… e gozas com o facto de “lá vão os Suicinhos ter de ir comprar o Apple Watch à UE” lol 🙂
      Tenta pensar antes de escrever… é mais fácil 🙂

  4. NoFait says:

    Outra coisa… Comparar o negócio dos relógios de luxo com os smartwatches é…. Como comparar carros de luxo com carros eléctricos!
    O consumidor de um tipo de mercado não vai deixar de o ser só porque afinal comprou um gadget para o dia a dia.
    Posso ter um smartwatch (que tenho desde 2011 – Sony Live View) mas continuo a usar o meu Rolex em ocasiões especiais.

    • Joselito says:

      Compreendo a sua argumentação, mas temos que ver na perspectiva do fabricantes que se sentem ameaçados. Posso até fazer uma analogia ao dizer que fazer férias no Algarve não é o mesmo do que nas Maldivas, mas que o Algarve fica mais cheio que as Maldivas, isso não tenho dúvidas!

    • David says:

      @NoFait
      é preciso ter em conta que a Suíça não produz apenas relógios de Luxo, como por exemplo temos os Swatch, que são meros relógios, ou mesmo outras marcas que têm preço similar ao iWatch…
      Quando comentas que tens um Smartwatch desde 2011 e continuas a usar o teu Rolex para ocasiões especiais, tens de ter em conta que muitas pessoas têm N modelos, sendo que no dia a dia por exemplo usam um Swatch e para ocasiões especiais usam os seus Tissot, Certina, Mido, Longines, Omega, etc etc ao invés de ter apenas um Rolex e esse mercado é que está ameaçado, não o mercado de Luxo…
      Não são os relógios de 3mil, 40, 50 ou 630mil que irão sofrer…diria que não são as obras de arte que irão sofrer…esses são intemporais, mas sim as gamas baixa média…

  5. Robert Soares says:

    Uma jogada contra Apple loool ya o man em 1985 ja tinha conhecimento do iwatch

  6. Nunes says:

    “Esta é mais uma “jogada” que a indústria dos relógios tradicionais aplica no mercado dos smartwatches. ”
    Como é que uma marca registadas há 30 anos atrás pode ser vista como uma jogada!?
    E não se sabe sequer se a Apple está ou não impedida de usar a marca na Suiça, há muita coisa que pode passar nos “bastidores”.

  7. JJ says:

    Isto não foi nenhuma jogada… a patente existe desde 1985, altura em que nem smartphones existiam, quanto mais smartwatchs.

    O que foi pena, para quem tem a patente, foi a RTS ter noticiado isto. Agora a Apple já não vai vender lá o relógio e quem tem a patente já não vai poder processar a Apple.

    Um jogada vai ser se conseguirem prolongar o período de patente.

    • Nunes says:

      se a outra empresa não fizer uso da marca – e parece que não faz – a Apple não terá grandes problemas em obter a marca para si! Até pode ser que o faça antes da data de expiração do registo – tanto pode já ter adquirido direitos sobre a marca, como, dependendo da lei na Suíça, contestar a propriedade da marca por falta de uso, etc!
      Quanto ao aparecimento da notícia, não faz qualquer diferença no meio disto tudo.

  8. Realista says:

    A foto do relógio deu-me tripofobia…

  9. Hugo says:

    A indústria de relógios tradicionais (mecânicos) começa a sentir-se apertada.
    Viram o conceito dos smartwatches a aparecer e nada fizeram, convencidos que tinham o mercado, apareceram os smarwatches Android e nada fizeram e agora vêm a grande marca que cria tendências chamada Apple e sentem-se à rasca.

    São apenas atitudes de desespero. Em Dezembro (mesmo a tempo do Natal) a patente cai e vai vender ainda mais.

    Isto também aconteceu com a máquina de escrever.

    Qualquer dia relógios tradicionais só mesmo no museu.

    • Prince says:

      Um smartwatch faz mto mais que um relogio, ja so usa relogio quem gosta do estilo como joia

      • piri_vm says:

        Como? Um relógio tradicional, mecânico “nunca” pára, não necessita de bateria e é muito mais bonito.
        Acham mesmo que a Cvstos, Frank Muller, Richard Mille, Patek Philippe, etc. Estão preocupados com os Smartwachts?
        Cada relógio custa no mínimo 10 mil euros e estão sempre todos esgotados e estão com medo de um “reloginho” que a bateria nem 12 horas dura… Lol eu vejo cada uma.

      • João says:

        Não concordo. Que seja do meu conhecimento, não há nenhum smartwatch que eu possa levar para as minhas férias sem estar preocupado com a bateria.

        • Paula Correia says:

          vivoactive da garmin, bateria 3 semanas, e ja tem gps.

          • João says:

            Segundo a própria Garmin, a autonomia é ATÉ 3 semanas. Todos sabemos que as autonomias anunciadas pelas marcas raramente correspondem à realidade. Além disse, 3 semanas de bateria não me chega. Não há nenhum smartwatch que substitua o meu G-SHOCK. Até porque quando estou de viagem não preciso de um smartwatch. Só preciso de ver as horas…

  10. Marcelo Barros says:

    Uma jogada?
    Quer dizer que em 1985 já estavam a pensar parar a Apple?

    Primeiro isto não será uma patente? mas sim registo de uma marca comercial? para o caso de algum dia acontecer algo que fosse preciso usar tal protecção.

    Parece que chegou o dia.

    Cumprimentos.

    • Sergio J says:

      E achas que alguém se lembrava deste registo de marca comercial? Ou que tinha algum resultado prático? Alguém descobriu e usou-o como jogada. Não é assim tão dificil de perceber.

      O trabalho das empresas de advogados é mesmo este: por um lado proteger bens e pessoas, por outro descobrir brechas para atacar e/ou proteger. Descobriram um mecanismo legal e estão a usá-lo. Nada contra.

      • Nunes says:

        A marca foi registada há 30 anos atrás! Era para proteger ou atacar quem!?
        PAra além disso marcas registadas que não sejam usadas podem ser perdidas… Se era para ser uma jogada convinha que tivessem lançado um produto há pouco tempo para continuar com a marca…

        • Sergio J says:

          Não percebeste. Eu não falei do motivo porque criaram a marca a 30 anos atrás. Teriam as suas motivações. Não sei quais e acho que não é importante para aqui.

          Eu falava sobre terem ido desenterrar esta marca registada de à 30 anos trás.

          O papel dos advogados é mesmo esse. Proteger ou encontrar brechas. Neste caso encontraram este subterfúgio e estão a usa-lo.

          • Sergio J says:

            No fundo explicava ao Marcelo onde estava a jogada.

          • Nunes says:

            Não foram advogados e a ir ver os registos – qualquer um pode ver! Não houve nada desenterrado! A marca Apple já está registada para uso em relógios, o que significa que não está disponível para outras empresas usarem em relógios sem autorização.
            “Neste caso encontraram este subterfúgio e estão a usa-lo.”
            Qual é subterfúgio? É simplesmente propriedade de alguém há muito tempo! Não parece terem feito nada de propósito para dificultar a vida ao Apple Watch, nem se tem a certeza se a Apple vai ter que realmente esperar algum tempo para usar a marca!

            “subterfúgio” seria se agora fizessem uso da marca só para conseguir mantê-la longe da Apple durante mais alguns anos!

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            Vão usá-lo … para procurar sacar umas massas à Apple 🙂

  11. Mythic says:

    A suíça e um pais pequeno e se proibirem de la vender as pessoas podem facilmente atravessar as fronteiras e comprar no pais vizinho .afinal e proibido vender ,não usar .

  12. Sergio J says:

    Como tenho vindo a dizer são mercados difrentes. Mas a relojoaria suiça não é só a alta relojoaria. Não podemos esquecer o hecatombe que foi nos anos 80 com os relógios de quartz. A relojoaria Suiça quase que desapareceu na altura e teve de se reinventar. Eles sabem bem pelo que passaram e os actuais smartwatch até podem não ser os que os vão destruir, mas estes haverão de evoluir. E os smartwatchs não precisarão de GHz ou GB, precisarão de autonomia (que poderá não passar só pelas baterias)

  13. Paula Correia says:

    vou comprar o meu a franca, olha que chatice..

    • David says:

      Tudo depende…depende da distância à fronteira…

      Primeiro aguardar pelos primeiros exemplos sairem…depois ver as reviews, e depois logo se vê…mas sim é uma possibilidade…França ou Alemanha…Itália fica longe…

      • Paula Correia says:

        Tanto franca como italia fica a uma 1h de comboio…aproveito e faco umas compras em milao e um apple watch. 3000euros que se gastam assim, fico depenada mas feliz 😀

  14. Luís Pinto says:

    Então como fica a marca Suíça MYKRONOZ? Já fabrica smartwatchs, faz algum tempinho. Os bons relógios a corda ou pilha, são como os diamantes! Eternos…

  15. Rui says:

    Não se trata de nenhuma “patente”, mas sim do registo de uma marca!

    (patente só se fosse do gadget em si…)

  16. Cocó says:

    Mudem o nome para outra coisa como BananaWatch ou algo do género, certamente a qualidade e a procura mantém-se independentemente do nome…

  17. Nome says:

    Incha maçã!

  18. B@rão Vermelho says:

    Não tem qualquer relação uma coisa e outra, quem gosta de Relógios gosta deles com ponteiros, não eletrónicos, como tal são alvos deferentes, nenhum é concorrente um do outro, alias acho que não podiam estar mais afastados. Quem no seu perfeito juízo prefere um AW, a uma joia?
    Acredito que quem compra o AW, a grande maioria não pode é comprar um bom relógio, porque se pode-se compraria um relógio que dura o resto da nossa vida e respetivos herdeiros, ao contrario de um relógio inteligente que ninguém tem esperança de o deixar de herança a ninguém .

  19. André Castro says:

    Gostos são gostos, mas essa moda de smart watch é azeteira como tudo, é mais uma moda para a manada. Por acaso até devem estar a comparar um relógio suíço com este lixo electrónico não? Também gostava de comprar um Rolex de 100mil € era sinal que estava bem. Suiça é um pais bem conservador no que toca a relógios, proibiram não por concorrência mas por não se enquadrar nos seus costumes.

  20. Dc says:

    Devia ser aplicado a todos os smartwatch.
    Homem que é homem usa relógio a sério e não essas abominações

  21. Danphones says:

    esta é uma das noticias mais espectaculares que ja vi !!!! concorrência ,

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